O Machine Learning (no português, aprendizado de máquina) está promovendo uma grande onda de transformação e mudanças no mundo corporativo, qualquer que seja o tamanho ou porte da empresa e em diversos setores de atuação. Utilizando os conceitos da inteligência artificial, ajuda na análise de dados e na aplicação de algoritmos.

Com o desenvolvimento da computação e do poder computacional disponível, aplicar Machine Learning no seu negócio está trazendo ainda mais ganhos para as empresas. Quer saber mais sobre como aplicar o Machine Learning no seu negócio? Continue a leitura.

O QUE É O MACHINE LEARNING?

O termo aprendizado de máquina remete diretamente ao seu significado – por meio de algoritmos, estatística e de uma análise inteligente num grande volume de dados, as máquinas aprendem a reconhecer padrões e conseguem entregar resultados por meio de previsões e informações exatas. O Machine Learning ou aprendizado de máquina é considerado como um dos campos de estudo da inteligência artificial e é de fato como mudar o paradigma da programação atual.

Desde o início do desenvolvimento da lógica e dos algoritmos de programação, se construiu um formato de ordenamento que faz com que os sistemas computacionais fossem utilizados pelos usuários humanos. Por meio das diversas linguagens de programação são construídos comandos e regras que são executados pelos computadores e exibem resultados de acordo com o que foi solicitado pelo usuário.

Por meio do Machine Learning, este paradigma está mudando. Ao invés de dar comandos e regras, os usuários estão dando exemplos juntamente com um volume de dados aos algoritmos complexos que irão aprender com o reconhecimento de padrões para conseguir então prever os resultados da melhor forma possível.

Não é um conceito novo e está ganhando terreno agora

O conceito em si não é novo e já tem algum tempo desde que os humanos tentam ensinar aos sistemas computacionais para que aprendam e consigam realizar as tarefas sem uma intervenção humana de forma direta. O que está impulsionando enormemente o Machine Learning e fazendo com que seja cada vez mais utilizado é o avanço tecnológico inteligente e o acesso ao imenso poder computacional existente atualmente de forma fácil e barata.

A grande disponibilidade de dados e o acesso a informação de forma mais rápida também impacta diretamente na popularização do Machine Learning, além da melhora da entrega dos algoritmos inteligentes e da forma de consumir este tipo de tecnologia. Aplicar Machine Learning aos negócios tem trazido cada vez mais benefícios e ganhos para as empresas.

COMO E QUAIS SÃO OS GANHOS AO APLICAR O MACHINE LEARNING NO NEGÓCIO?

Conforme a tecnologia se desenvolve, a aplicabilidade do Machine Learning também se desenvolve e consegue atingir novas áreas com ótimos resultados. Inclusive um dos exemplos mais práticos e populares para materializar esta aplicação e que atinge um grande volume de usuários, são os filtros de spam nos emails e que estão ficando cada vez mais inteligentes.

Além dos filtros de spam, a capacidade de decisões mais rápidas

Este é um dos pontos fortes da aplicação do Machine Learning em qualquer negócio. Tomar decisões mais rápidas e em tempo real são ótimas formas de melhorar a eficiência do negócio por meio do aprendizado constante dos sistemas inteligentes, com a vantagem de que os índices de acerto crescem ao longo do tempo, com o aumento do número de exemplos e aprendizado constante.

Os algoritmos de aprendizado de máquina podem automatizar a tomada de decisões e diminuir a taxa de erro para índices menores do que os dos humanos, aprendendo a executar ações com base no que já foi realizado e nas previsões sobre os cenários que podem ocorrer. Um ótimo exemplo pode ser na análise de fraudes em compras realizadas pelos usuários ou no acesso a determinada plataforma por um usuário que foge ao seu perfil de utilização.

Um sistema de Machine Learning pode analisar todos os dados disponíveis e o perfil de cada consumidor para definir se uma compra parece suspeita ou se um determinado acesso a uma plataforma num dispositivo e local diferentes, foram realmente realizadas pelo usuário. O cruzamento dos dados e do padrão que foi aprendido pelo algoritmo pode fazer a diferença neste momento.

Aplicabilidade em diversos cenários

Além da velocidade e do aprendizado de forma contínua, um negócio que utiliza o Machine Learning também tem como benefício a ampla aplicabilidade do aprendizado de máquina. Analisando não somente os dados antigos mas como as novas informações em tempo real, podem ser feitos ajustes de forma rápida ao modelo e ao padrão aprendido, melhorando de forma gradativa o algoritmo.

Partindo para práticas atuais, os carros autônomos são ótimos exemplos de sistemas inteligentes que dependem de informações e análise em tempo real e com um enorme potencial para que estes tipo de sistema ofereçam resultados melhores do que os humanos. E um mesmo algoritmo utilizado num carro autônomo também podem conter aplicabilidades em outros cenários, permitindo ajustes de forma dinâmica.

A previsão de falhas e cenários complexos

O Machine Learning também oferece enormes ganhos ao auxiliar no planejamento empresarial, com prevenção e previsão de falhas. Com o volume de dados para análise pode-se avaliar os cenários existentes e computar os indicadores prévios de falhas – sejam em máquinas, equipamentos e até em sistemas inteiros.

Um ótimo exemplo são os processos produtivos que utilizam o Machine Learning como forma de diagnóstico e tomada de decisão para avaliar as condições dos equipamentos, fazer melhores previsões da produção e até receber recomendações de produção com base no perfil de compra dos consumidores. A indústria 4.0 e as fábricas inteligentes são ótimos exemplos que utilizam o Machine Learning para aplicar a tecnologia na produção antecipada.

Outro setor que é impactado pelo Machine Learning e favorecido com ótimos ganhos são os serviços de saúde. O aprendizado de máquina consegue melhorar a detecção de padrões que indicam a presença de doenças de acordo com os resultados dos exames dos paciente. E além disso, também auxilia no desenvolvimento de técnicas de cirurgia assistida por computador por meio de sistemas inteligentes e da automação de máquinas.

SAIBA MAIS!

O Machine Learning auxilia os humanos na tomada de decisão de forma rápida, melhorando a eficiência e garantindo a bons resultados no negócio como um todo. Por meio da análise de dados, permite que a detecção de padrões além da capacidade humana forneçam melhores indicadores e auxiliem a gestão empresarial. Continue acompanhando nosso blog para saber mais!

Leave a Reply