A consultoria SAP tem um papel importante nas organizações! É essa empresa que avalia todos os processos e atividades que são realizados na companhia e propõe as melhores soluções com o uso do ERP.

Para ter resultados positivos, é preciso escolher um parceiro SAP, que são consultorias especializadas e que têm a expertise necessária para que os softwares sejam utilizados da melhor maneira possível.

Continue conosco e veja como escolher a melhor consultoria SAP para o seu negócio!

ANALISE O QUE PRECISA SER OBSERVADO PARA ESCOLHER A MELHOR CONSULTORIA SAP

Adaptação dos recursos para a realidade do cliente

A consultoria SAP executa um papel importante na personalização do sistema para a realidade de cada empresa. Sabemos que cada companhia tem a sua cultura organizacional e necessidades próprias.

De tal maneira, uma ferramenta ou funcionalidade que é muito útil para a empresa X pode não ser interessante para a empresa Y. A consultoria SAP atua nesse sentido, verificando o que é mais útil e interessante para cada organização.

A sua empresa tem dificuldades que vão desde a emissão de notas fiscais até o compliance de obrigações fiscais? Ou então o problema maior está na cotação de compras e na apuração dos cálculos de impostos? Ou suas necessidades estão relacionadas a dados rápidos para o dia a dia? Necessidade de informações amigáveis para tomada de decisões nas operações? Tudo isso é verificado pelos consultores, que fazem um mapeamento do seu negócio e sugerem as melhores soluções;

Proximidade com o cliente

Muitas empresas não sentem tanta proximidade ao lidar com um gigante como a SAP. Com a consultoria essa relação deixa de ser distante! Você terá contato com profissionais especializados, que estão dispostos a ouvi-lo e conhecer a sua empresa a fundo.

Isso gera muito mais proximidade e sempre que tiver um problema ou uma ideia e quiser discutir sobre isso, poderá falar com o seu consultor. Tudo se resolverá de forma muito mais rápida, prática e em conformidade com as melhores práticas de mercado.

Efetividade dos serviços

As empresas que prestam consultoria SAP precisam aderir a rigorosas exigências, no que se refere a operações de negócios, serviços e soluções. Por esse motivo, antes de finalizar uma contratação, é necessário verificar se a empresa que você está contratando realmente é uma parceira certificada e atualizada nos requisitos da SAP.

Além disso, a SAP é muito exigente e faz fiscalizações constantes. Isso evita situações como a de uma consultoria ser boa no início, mas começar a deixar a desejar com o passar do tempo, isso tudo é mapeado.

Desenvolvimento de projetos específicos e complexos

É preciso verificar se a consultoria SAP escolhida atua no desenvolvimento de projetos específicos, em específico para o seu segmentos e em diferentes graus de complexidade. A implementação de novos módulos, as correções em possíveis falhas, o uso de ferramentas auxiliares, entre outros pontos precisam ser verificados.

Uma empresa parceira SAP de qualidade tem autonomia para atuar em áreas diversas, como compras, finanças, logística, entre outros. Tudo isso gerando mais benefícios para as companhias, que terão um trabalho cada vez mais automatizado e prático nos departamentos e negócios.

Nível alcançado no programa SAP PartnerEdge

O programa SAP PartnerEdge é desenvolvido pela SAP e classifica as consultorias que se destacam. Por isso, é uma boa alternativa verificar qual é o nível alcançado por quem você quer contratar. Tais classificações são as seguintes:

Parceiros Gold

São consultorias SAP que apresentam alto desempenho em todas as suas operações e demonstram um forte compromisso com as entregas que se propõe a fazer.

Os parceiros SAP são monitorados anualmente nesse sentido e somente aqueles que tiverem competência e um alinhamento estratégico conseguem alcançar o status Gold.

SAP Recognized Expertise

As empresas de consultoria SAP que atingem a categoria Recognized Expertise são aquelas que adquiriram especialização e bastante experiência em atividades específicas, como a implementação de serviços em uma determinada área.

A SAP é muito rigorosa nos requisitos para dar o selo de Recognized Expertise. De tal modo, quando você encontrar uma empresa que tem esse nível de classificação, pode ter a certeza de que se trata de uma consultoria que realmente é especialista no assunto.

VEJA O QUE MAIS UMA CONSULTORIA SAP PODE FAZER POR VOCÊ

Venda de soluções

A consultoria SAP pode fazer a venda personalizada de soluções para o seu negócio. De acordo com as necessidades de cada empresa podem ser indicados serviços de manutenção e instalações de versões mais recentes, como o SAP S/4HANA, por exemplo.

Desenvolvimento de soluções

Além de vender soluções desenvolvidas pela SAP, a consultoria também poderá criar ferramentas próprias, utilizando tecnologias baseadas na internet das coisas e no cloud computing, a título de exemplo ou soluções fiscais personalizada para cada necessidade e complexidade fiscal dos negócios.

Essas soluções inéditas podem ser desenvolvidas ou adaptadas de acordo com cada companhia. É a tecnologia trabalhando para o seu negócio, que deixará de ser operacional e se tornará cada vez mais estratégico.

Hospedagem de soluções

A consultoria SAP pode atuar também como uma fornecedora de hospedagem e recursos de infraestrutura de TI. A ideia é que isso libere recursos da sua empresa, para que as finanças possam ser redirecionadas e o crescimento ser de alto impacto.

Integração de soluções SAP

O papel da consultoria também é de promover a integração de soluções SAP. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, por exemplo, mas nem todas elas são úteis para todas as organizações. O consultor molda os softwares e faz integrações de acordo com a necessidade de cada negócio.

Projetos de roll-out

O roll-out referes-e a um projeto de migração ou expansão do sistema SAP entre empresas. Por exemplo, um projeto roll-out pode ocorrer quando uma nova empresa, sem o sistema SAP ERP foi incorporada a uma empresa que já utiliza o SAP, desta forma, através do projeto a empresa incorporada passará a utilizar SAP com intuito de adequar às necessidades do grupo empresarial.

Estes são apenas alguns exemplos do que uma consultoria SAP pode fazer pela sua organização. Escolher a melhor consultoria para o seu negócio é muito importante. Apenas assim será possível obter bons resultados com o uso das soluções digitais. Afinal, os consultores especializados neste mundo SAP, estudarão sobre a sua empresa e darão sugestões sobre as melhores práticas e ferramentas que necessitam ser utilizadas.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Então você também vai se interessar em ler o nosso conteúdo que desvenda o SAP S/4HANA em 5 tópicos. Acesse e confira agora mesmo!