Você busca tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente? Esse é um passo importante para aumentar a segurança da organização no desenvolvimento de suas operações e para criar as condições ideais para o seu crescimento. Afinal de contas, as atividades desenvolvidas por todos os departamentos dependem do orçamento disponível.

Em uma organização de sucesso, todas as atividades precisam funcionar de forma integrada. O setor financeiro contribui com a gestão adequada de todo o dinheiro que entra no caixa da empresa e sua distribuição para toda a estrutura organizacional. Ao otimizar o gerenciamento das finanças, torna-se possível alcançar suas metas, cumprir todos os compromissos, assegurar a estabilidade financeira e obter uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

Para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados, preparamos 11 ideias para tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente. Acompanhe.

COMO TORNAR A ÁREA FINANCEIRA DA SUA EMPRESA MAIS EFICIENTE?

Tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente é uma missão que passa por diversos aspectos diretos ou indiretos. Com a aplicação das ideias a seguir, será mais fácil conquistar os seus objetivos:

1. Comunique-se com a equipe

Converse com o maior número possível de membros da equipe, incluindo os funcionários novos e inexperientes. Você ficará surpreso com o tipo de insights que eles podem dar, já que são eles que estão envolvidos nas operações do dia a dia. Eles geralmente têm boas ideias para eliminar o trabalho desnecessário, concluir atividades mais rapidamente e encontrar novas maneiras de colaborar com outras equipes. Ouça essas ideias e, se elas forem boas o suficiente, implemente-as.

2. Invista em treinamento e desenvolvimento

Treine os membros da equipe, de modo que em nenhum momento você enfrente escassez de pessoal. Nunca é uma boa ideia ter todo o conhecimento alojado com alguns indivíduos. Deve ser compartilhado com toda a equipe. O que aconteceria se esses poucos indivíduos saíssem subitamente ou ficassem indisponíveis? Haveria uma séria lacuna de conhecimento. Evite tais situações realizando um treinamento regular do processo, garantindo o backup de todas as funções e garantindo que todas as funções essenciais estejam bem documentadas.

3. Estabeleça prazos

Defina prazos e torne obrigatória a adesão a eles. Indisciplina e ética do trabalho são dois dos maiores desperdiçadores de tempo e dinheiro para as empresas. As demonstrações financeiras devem ser apresentadas a tempo. Políticas de conformidade e controles internos devem ser cumpridos. Executivos seniores dependem de dados financeiros para tomar decisões, portanto, crie um calendário de trabalho e certifique-se de que todos os membros da equipe atendam aos prazos definidos.

4. Trabalhe em colaboração com a contabilidade

Para tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente você pode contar com o auxílio da contabilidade. Esses dois departamentos precisam trabalhar colaborativamente para que ambos possam otimizar suas rotinas, certo? Uma ótima forma de promover isso é usando um sistema digital capaz de integrar as atividades. Dessa forma, todos os profissionais têm acesso às informações necessárias e o fluxo de operações fica mais claro.

5. Utilize métricas de desempenho

As métricas de desempenho permitem a comparação da atividade com períodos anteriores, além de definir um benchmark para o trabalho da equipe. Métricas devem ser fáceis de compreender e acessar. Algumas métricas que podem ser usadas são retorno sobre o investimento (ROI), crescimento real da receita, lucratividade, custo de aquisição por cliente (CAC), taxas de liquidez e endividamento.

6. Simplifique a preparação de demonstrações financeiras

Em uma era de relatórios em tempo real, a preparação oportuna das demonstrações financeiras permite identificar as áreas de preocupação antes que elas aumentem e capitalizar as oportunidades. Com relatórios financeiros precisos disponíveis em uma base periódica, e não apenas no final do exercício financeiro, a tomada de decisões instruídas é um benefício garantido. Planejar a preparação de demonstrações financeiras, alocar trabalho entre a equipe e estabelecer uma cultura de colaboração para que as informações estejam disponíveis entre os departamentos com facilidade, portanto, se tornam atividades críticas.

7. Automatize processos

Reduza o trabalho manual o máximo possível e automatize tarefas que sejam adequadas para ele. Até mesmo uma macro simples no Excel pode economizar milhares de horas de trabalho no departamento. Mais uma vez, os funcionários de nível júnior costumam ter ideias brilhantes que podem economizar muito tempo e esforço para o departamento, e a geração mais nova é bastante experiente em tecnologia. Incentive-os a encontrar novas utilidades para os softwares e novas formas de automatizar tarefas, acelerando os processos existentes.

8. Aumente a colaboração com outros departamentos

Para tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente será preciso contar com a colaboração do restante da empresa. Afinal, você depende dos dados de toda a organização. Encontre maneiras pelas quais os dados podem ser processados com celeridade. Se houver atrito entre vários departamentos e a equipe financeira, encontre maneiras de resolver esses problemas. A empresa precisa garantir que os dados fluam suavemente entre as várias departamentos.

9. Acompanhe o pagamento dos clientes

Garantir que os clientes paguem a tempo é um dos fatores mais importante a ser gerenciado em seu negócio, pois você se deparará com problemas financeiros muito rapidamente devido a atrasos nos pagamentos. Você pode fornecer incentivos para que os clientes paguem as faturas antecipadamente, como pagamentos reduzidos. Suas faturas devem ser prontamente enviadas aos clientes e precisam ser claras e precisas. Essa rotina pode se tornar mais prática com o uso de um sistema que permita acompanhar facilmente seus clientes, suas faturas e pagamentos.

10. Gerencie os custos mínimos do negócio

Você deve sempre saber quais são os seus custos diários mínimos para o negócio e certificar-se de que você não fique abaixo disso. Se não houver fluxo de caixa suficiente ou fundos disponíveis para cobrir itens como salários e aluguel, até mesmo empresas lucrativas podem enfrentar dificuldades rapidamente.

11. Explore ao máximo a tecnologia

A tecnologia está avançando constantemente, certo? Para tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente você pode encontrar soluções digitais completas que trabalham com o armazenamento na nuvem e facilitam a integração de informações – automatizando processos e gerando ótimos insights em tempo real.

OTIMIZE AS FINANÇAS E POTENCIALIZE OS RESULTADOS!

Ao longo deste artigo acompanhamos algumas ideias para tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente. Com um esforço para otimizar a gestão das finanças se torna possível potencializar os resultados de toda a organização, certo? O uso de uma solução fiscal que se integra aos controles financeiros é uma maneira eficiente de tornar todos os processos mais eficientes.

Você gostou das dicas para tornar a área financeira da sua empresa mais eficiente? Gostaria de conhecer melhor as funcionalidades que uma solução fiscal tem a oferecer para sua organização? Então conheça o SOFICOM!

 

Leave a Reply