O mundo foi pego de surpresa com a rápida proliferação do COVID-19, o novo coronavírus. A pandemia fez com que nossas vidas mudassem de forma repentina e, agora, é preciso se adaptar a uma nova realidade, pelo menos até tudo isso passar. É preciso praticar o isolamento social para evitar os altos picos de contaminação do vírus e a sobrecarga de atendimento nos sistemas de saúde.

Por conta disso, muitas empresas tiveram que pedir aos colaboradores que trabalhassem em casa, sendo necessário buscar alternativas para gerenciar o Home Office, enquanto durar a quarentena. É sobre isso que falaremos neste artigo!

ENTENDA SOBRE A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL PARA O COMBATE AO CORONAVÍRUS

O novo coronavírus surgiu na China, no final de 2019, e, em poucos meses, se espalhou para praticamente todos os países do mundo. Apesar de ter uma taxa de letalidade baixa, o vírus é altamente contagioso e se dissemina muito rapidamente.

Isso pode fazer com que os hospitais e postos de saúde, independentemente se públicos ou particulares, não tenham condições de atender a toda população infectada. Isso foi explicado pelo biólogo e pós-doutor em microbiologia, Atila Iamarino, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Segundo o especialista, o COVID-19 satura o sistema de saúde. Mesmo que os casos não sejam graves, se as pessoas demorarem para receber o atendimento, o quadro pode evoluir e a quantidade de mortes aumentar de forma significativa.

É por isso que devemos praticar o isolamento social, ou seja, ficar em casa e sair apenas para atividades essenciais, como comprar mantimentos em supermercados e farmácias.

Muitos municípios e estados brasileiros determinaram um período de quarentena, em que todas as empresas precisam fechar as portas, exceto aquelas que prestam serviços essenciais para a população. De tal maneira, a necessidade de trabalhar em Home Office cresceu muito.

VEJA AS 4 PRINCIPAIS TECNOLOGIAS PARA GERENCIAR O HOME OFFICE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ainda na entrevista dada pelo biólogo Atila Iamarino, o especialista explica que a prática do Home Office é uma das melhores maneiras de manter a economia ativa e, ao mesmo tempo, evitar a aceleração descontrolada do novo coronavírus.

Ele explica que “não tem como retomar o que existia antes. Precisamos nos adequar a uma nova economia e ao trabalho remoto”. Em resumo, o biólogo explica que as empresas precisam modificar a sua cultura organizacional.

Apesar da ciência dessa necessidade, muitas empresas não sabem como gerenciar times a distância. Na sequência, apresentaremos 4 ferramentas que podem ajudar. Acompanhe!

1. SAP SuccessFactors

Por meio de uma extensão do SAP SucessFactors, é possível coletar informações sobre a saúde de todos os funcionários. Em uma seção específica para isso, disponibilizada no aplicativo, o colaborador pode informar a sua situação de saúde em cada dia.

A ideia é que o recurso seja utilizado por colaboradores que estiverem sob suspeita de terem sido contaminados pelo novo coronavírus. De tal maneira, a empresa também pode acompanhar caso a caso e, junto com o médico que estiver atendendo o profissional, determinar os tipos de atividades que ele pode realizar em casa.

O SAP SucessFactors, portanto, pode ser um grande aliado nesse momento de pandemia, quando todos nós estamos vulneráveis à contaminação de um novo vírus. O acompanhamento da saúde de cada colaborador auxilia o gestor da distribuição das atividades que devem ser seguidas.

2. Slack

O Slack é uma boa solução para concentrar a troca de informações de trabalho em um canal exclusivo, sem precisar usar o WhatsApp, por exemplo. Trata-se de uma plataforma em que podem ser criados grupos para conversar, como um para cada setor da empresa.

Também é possível ter conversas particulares com uma pessoa em específico, caso isso seja necessário. Outra vantagem do Slack é o fato de ele ser integrado ao Google Agenda e ao Google Drive. Dessa forma, fica muito mais fácil para a equipe trabalhar em sintonia.

3. Trello

Para gerenciar o Home Office no isolamento social, uma boa ideia é utilizar o Trello. Essa ferramenta funciona de forma colaborativa e utiliza a metodologia kanban para organizar as atividades.

O Trello funciona com pequenos quadros, compostos de listas, que podem ser personalizadas. Podem ser definidas diferentes cores para atividades de cada setor da empresa, por exemplo. Conforme conclui-se uma tarefa, o colaborador pode mover o cartão para outra área da plataforma.

Isso faz com que o gestor tenha mais facilidade de acompanhar o que está sendo feito, bem como delegar funções para cada um dos membros da equipe.

4. Zoom

Em tempos de isolamento social, os líderes que precisam gerenciar o Home Office também precisam fazer reuniões periódicas com os colaboradores. Para isso, uma das melhores ferramentas para serem utilizadas é a Zoom.

Com o Zoom é possível realizar reuniões com vídeo em HD, tendo um áudio e imagem com alta qualidade. As salas comportam até 1000 pessoas, servindo, portanto, para reuniões de equipes de todos os tamanhos.

O Zoom também pode ser utilizado para reuniões com clientes, quando isso for necessário. As conversas em áudio e vídeo são muito mais dinâmicas do que simples trocas de mensagens de texto.

Essas são as nossas dicas com tecnologias para gerenciar Home Office no isolamento social. Utilize as ferramentas que citamos e garanta a boa produtividade do seu time, mesmo que trabalhando a distância.

Entre as principais tecnologias para gerenciar o Home Office está o SAP SucessFactors. Contar com uma empresa especialista no assunto pode ajudar você a trabalhar com esse recurso. Saiba mais em nosso artigo “Escolhendo a melhor consultoria SAP para o seu negócio”.