A computação em nuvem existe há aproximadamente duas décadas e vem crescendo a cada ano que passa. Prova disso é um recente estudo feito pela Gartner, divulgado no portal CIO. A pesquisa revela que a implementação do cloud estará presente de forma híbrida em 75% das grandes empresas, até 2021.

Esse número, em 2018, para você ter uma ideia, era de 25%. O crescimento exponencial está ocorrendo porque as empresas estão percebendo a importância da computação em nuvem para manter os negócios ativos.

Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, a maioria das organizações tiveram que fechar os seus escritórios. Com a recomendação dos governos e órgãos de saúde, dizendo para as pessoas ficarem em casa, o home office virou uma necessidade. Isso gerou novas demandas para as empresas, que precisaram fazer a implementação do cloud.

A seguir, apresentaremos alguns dos principais benefícios que as companhias têm ao implementar o cloud. Também comentaremos sobre o SAP S/4HANA, a solução mais adequada para as organizações. Confira!

VEJA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CLOUD NA SUA EMPRESA

A implementação do cloud trará muito mais flexibilidade, organização e segurança para as atividades desenvolvidas na sua empresa. Listamos os principais benefícios que serão obtidos. Confira!

1. Bom retorno sobre o investimento

Muitos empresários pensam que a implementação do cloud custa caro e que esse investimento compromete o caixa da companhia. Porém, você não deve olhar apenas o preço que o processo custará, mas sim o retorno que ele tratá.

O retorno sobre o investimento (ROI) da implementação do cloud é muito alto. As empresas terão mais facilidade em automatizar processos. Os custos serão logo abatidos pela lucratividade, que será aumentada.

2. Segurança das informações

As informações guardadas em nuvem ficam muito mais seguras do que quando estão em hardwares, como computadores e data centers. Isso se justifica porque os sistemas contam com recursos de criptografia, que evitam o acesso de hackers e pessoas não autorizadas às informações.

Também não se corre o risco das informações serem perdidas porque o hardware estragou ou sofreu algum problema, por exemplo. Afinal, tudo estará armazenado no ciberespaço.

Ainda no quesito segurança, vale lembrar que, em breve, entra em vigor no Brasil a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a nova legislação, as empresas precisarão ter mais cuidado com os dados armazenados e a implementação do cloud também ajuda nesse sentido.

3. Mobilidade no trabalho

A computação em nuvem permite o acesso móvel a dados corporativos, por meio de smartphones e dispositivos, em qualquer lugar com conexão à internet. Por meio do cloud computing, a empresa poderá funcionar em qualquer local, sem que os funcionários precisem estar todos no mesmo espaço físico.

Após a pandemia do coronavírus, a tendência é que o home office, bem como o trabalho em coworkings e outros locais tende a continuar crescendo. Isso resolve muitos problemas, como a mobilidade urbana.

Trabalhando em casa, os colaboradores não precisarão passar horas no trânsito para se deslocar até a empresa, por exemplo. Isso faz com que as pessoas tenham mais qualidade de vida, produzam mais e a empresa tenha melhores rendimentos.

4. Controle da qualidade

Existem poucas coisas mais prejudiciais a uma empresa do que a baixa qualidade dos relatórios, principalmente quando eles apresentam inconsistências. Em um sistema baseado em nuvem, todos os documentos são armazenados em um local único e seguindo o mesmo formato.

Os relatórios gerados têm consistência, mostram exatamente o que acontece em cada área do negócio, sem erros humanos ou informações não-verídicas.

5. Aumento da sustentabilidade

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a “saúde” do nosso planeta. Por isso, as organizações precisam buscar meios para se tornarem mais sustentáveis e atender a essa exigência do público.

Com a implementação do cloud, ser sustentável se torna muito mais prático. Não será necessário ter muitos hardwares, que daqui alguns anos serão descartados e se tornarão lixo eletrônico, por exemplo.

A própria adoção do home office diminui o número de carros nas ruas, de modo que os índices de emissão de gases poluentes também reduzem. Mais uma vez a sustentabilidade é praticada.

ENTENDA COMO FAZER A IMPLEMENTAÇÃO DO CLOUD COM O SAP S/4HANA

O SAP S/4HANA é a melhor solução ERP Cloud para sua empresa. Trata-se de um sistema que funciona como uma plataforma para processamento de grandes volumes.

Com o SAP S/4HANA é possível usufruir de todos os benefícios anteriormente citados para seu sistema de gestão com muito mais facilidade. Todo o controle das atividades da sua empresa estará em um mesmo local. Os ganhos serão muitos!

É interessante ainda ressaltar que o SAP S/4HANA pode ser customizado, de acordo com as necessidades da sua empresa. Assim, não importa qual tipo de negócio você possui, as vantagens serão adaptadas a ele.

O trabalho de uma consultoria SAP entra justamente aí. Profissionais especializados nos setores de compras, finanças, contabilidade, administração, controle de estoque, recursos humanos, TI, entre tantos outros podem adaptar o sistema, para que a sua empresa aproveite as vantagens ao máximo, em todas as áreas. Tudo isso, é claro, por meio da nuvem.

A implementação do cloud é um passo necessário para a sua empresa dar um salto para o futuro. Por isso, não deixe de levar isso em consideração e contar com a tecnologia para otimizar os seus negócios.

A Cast group é especialista nessa área e pode ajudar você a implementar melhorias no seu negócio. Fale conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas. Teremos satisfação em responder o seu contato.