5 preparativos para a migração Cloud
BLOG
Gestão Empresarial

5 preparativos para a migração Cloud

16 de janeiro de 2020

A migração Cloud é um tópico comum nas empresas que se preocupam com o crescimento e evolução saudável dos seus negócios e se mostra como uma das melhores opções para se manter frente a concorrência. Os benefícios deste tipo de ação envolvem desde preocupações com a segurança até aos cuidados com armazenamento e backup das informações da empresa.

Frente a este panorama de evolução e migração Cloud, alguns preparativos devem ser tomados para que seja o mais eficiente possível para a empresa. Estes preparativos são essenciais para vencer os desafios e obter os melhores resultados, além de manter o controle dos custos, dos indicadores de produtividade e aproveitar os benefícios que o Cloud Computing promove na empresa.

Saiba mais sobre estes preparativos no nosso artigo e fique por dentro para obter os melhores resultados na migração Cloud!

Os preparativos necessários para o sucesso na migração Cloud

A migração Cloud é considerada como uma das melhores formas de garantir a escalabilidade, cumprimento de normas de segurança e manter a qualidade do negócio com aplicações de tecnologia. As suas vantagens são imensas para qualquer tamanho e área de negócio e o panorama de utilização tem um amplo crescimento no país. Ao agregar benefícios como disponibilidade e escalabilidade aos processos de TI, a migração Cloud promove a transparência e simplicidade.

Mesmo com tantos benefícios, ainda existem alguns desafios e preparativos necessários para que o Cloud Computing seja implementado na infraestrutura da empresa. Uma análise prévia do negócio e da alocação dos recursos necessários de acordo com a utilização são pontos essenciais para manter a saúde do ambiente Cloud, principalmente pela capacidade de gerenciamento e controle dos investimentos.

A análise e o planejamento são preparativos essenciais para a migração Cloud

Antes de efetivar a migração Cloud, é importante realizar um planejamento abrangente de todos os recursos necessários e que serão utilizados pelo negócio. Um dos grandes benefícios do Cloud Computing é a capacidade de customização dos recursos que permite que a solução seja adaptada de forma eficiente ao que o negócio necessita.

Com isso, promove-se a utilização dos recursos de modo inteligente e tendo em mente a alta capacidade de elasticidade e pagamento conforme o uso. Este tipo de característica requer um acompanhamento correto e efetivo sobre o que está sendo de fato utilizado, evitando surpresas na hora da chegada da fatura para pagamento dos custos dos serviços de nuvem.

Um bom planejamento de migração Cloud deve contar com um plano de ação, com informações como:

  • Definições sobre as características essenciais da nuvem, sendo pública, privada ou híbrida e qual o tipo de provedor de nuvem se encaixa nas necessidades do negócio;
  • Definição sobre a a arquitetura e possíveis modificações que podem ocorrer nos serviços da empresa, além dos ajustes necessários para a correta operação e minimização dos impactos ao negócio;
  • Ter uma definição dos recursos básicos e pontos de atenção para o controle dos custos com a migração Cloud e com a utilização do Cloud Computing;
  • Relatórios e estudos técnicos realizados por parceiros especialistas na área.

Um bom fornecedor pode ser o parceiro ideal para o sucesso na migração Cloud

Após ter um bom planejamento e análise para a migração Cloud é importante selecionar um bom fornecedor dos serviços para o seu negócio. Esta ação pode inclusive transformar este fornecedor num parceiro ideal para o sucesso na migração Cloud, desde que tenha o modelo ideal de serviço que se adeque as necessidades da empresa.

Nesta hora vale buscar por históricos de trabalhos anteriores e referências para garantir a credibilidade neste novo parceiro, além de comparar com outros parceiros potenciais e realizando estudos que vão além do valor final, demonstrando o verdadeiro potencial de aplicação da solução de migração Cloud.

Gerenciamento é uma das chaves para o sucesso

Como um dos preparativos essenciais para a migração Cloud, é importante definir as métricas e os formatos de gerenciamento que o ambiente de Cloud Computing da empresa terá. Quanto maior for a utilização dos recursos de nuvem, mais eficiente a empresa será neste tipo de aplicação e conseguirá tirar o maior proveito da infraestrutura alocada. Com isso, é importante ter como preparativo as definições de gerenciamento e o conhecimento da elasticidade e flexibilidade de um ambiente de nuvem.

A empresa deve realizar os preparativos necessários para a efetivação da migração Cloud

Um dos pontos importantes que devem ser levados em conta antes de se efetivar uma migração Cloud é a segurança da informação e a manutenção das certificações de segurança física e lógica dos dados da empresa. Este tipo de verificação faz parte das verificações que a própria empresa deve fazer para garantir o sucesso da migração, além de garantir a confiabilidade no sistema como um todo.

Esta preparação para a transição passa também pela migração das soluções do negócio e pela mudança da cultura do negócio que deve passar a entender a nuvem como uma extensão dos ambientes atuais do negócio. Isso impacta na resolução de problemas atuais – a nuvem irá facilitar a entrega de resultados e não será responsável por resolver todos os problemas que a empresa já possui hoje.

Por isso é importante aproveitar a oportunidade para realizar a otimização dos sistemas e garantir que tudo esteja funcionando da maneira correta – seja num ambiente On-Premise ou por meio do Cloud Computing. Este preparativo é essencial para manter a saúde do negócio e otimizar os gastos com a migração Cloud, já que os sistemas irão operar com mais eficiência e produtividade.

Esteja aberto a mudanças juntamente com a migração Cloud

Este preparativo é importante para realizar também uma mudança de cultura na empresa, voltada mais para a inovação e para a utilização de tecnologias que irão impactar diretamente o negócio. Estar aberto a inovação promove também novas formas de prestar o mesmo serviço – com eficiência operacional e com a manutenção de um ambiente corporativo propício à novas tecnologias.

Saiba mais!

É ideal realizar os preparativos antes da migração Cloud afim de garantir os melhores indicadores para a transição e para a utilização do Cloud Computing. Este tipo de preocupação impacta diretamente no sucesso da utilização dos recursos, entregando muito mais eficiência e produtividade aos sistemas num ambiente de nuvem.

Continue acompanhando as nossas publicações no Blog da Cast!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS