6 desafios do RH para 2020
BLOG
Recursos Humanos

6 desafios do RH para 2020

26 de setembro de 2019

Entre os principais desafios do RH, destacamos a atração e retenção dos melhores talentos. Mas a forma de lidar com eles muda de acordo com tempo — o que leva as empresas a pensar constantemente em estratégias adequadas para cada momento.

Para o começo da próxima década, as organizações devem automatizar processos, por meio de ferramentas tecnológicas e ter mais tempo disponível para fazer uma gestão de pessoas estratégica, inovadora e flexível.

Entender quais são esses desafios do RH para 2020 é o primeiro passo. Portanto, elaboramos uma lista com o que sua empresa deve ficar atenta. Veja os detalhes!

Employer branding

O alto nível de competitividade entre as organizações exige um movimento contínuo para garantir a retenção dos colaboradores atuais e a atração de novos talentos em destaque no mercado.

Esse movimento tem nome: employer branding. O termo, que pode ser traduzido para marca empregadora, é um conjunto de técnicas e ferramentas que promove uma percepção positiva do mercado sobre sua empresa como local de trabalho.

Trata-se de uma estratégia que reforça pontos positivos, fortalecendo a imagem da organização. Quando é bem executado, os profissionais associam a empresa a uma oportunidade para o próprio desenvolvimento.

Autogestão de carreira

Outro dos desafios do RH é a autogestão de carreira — uma nova concepção com foco na valorização da responsabilidade individual do trabalhador, que surgiu das mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais ocorridas nas últimas décadas.

A autogestão de carreira tem como objetivo estabelecer o compromisso entre as metas organizacionais e os propósitos de cada colaborador. Por isso, atua em dois níveis:

  1. Oferece informações sobre os critérios de progressão dentro da empresa, que são baseados no desempenho e na competência.
  2. Aponta as oportunidades de crescimento e desenvolvimento por meio de programas que estimulam o autoconhecimento e a autogestão da carreira.

Mais autônomo, o colaborador se torna menos procrastinador, mais produtivo e apto para se desenvolver como líder.

Gestão de mudanças

O meio empresarial é constituído de incertezas que, na maioria das vezes, estão fora do controle de seus líderes. A observação e o aprendizado sobre esse tema podem minimizar os impactos causados nas organizações.

Muitas empresas enfrentam esses câmbios de forma reativa, reagindo somente nos momentos de incerteza — quando há descontrole racional e operacional. Sendo assim, é importante se preparar por meio de uma gestão de mudanças.

Essa é uma ferramenta que auxilia a gestão empresarial a implementar alterações estruturais, estratégicas, operacionais e táticas para alinhar as necessidades de crescimento da companhia aos interesses de seus stakeholders.

A gestão de mudanças requer o mapeamento de todos os procedimentos da empresa, incluindo cultura e capital humano, para identificar quais são as influências que afetam as tomadas de decisões. Desse modo, é possível ajudar indivíduos e equipes a se adaptarem às transformações do mercado.

Gestão de pessoas em organizações ágeis

Talento, conhecimento e liderança formam a tríade do sucesso para as empresas. Isso mostra como as pessoas são o capital mais importante de qualquer organização, independentemente do seu porte ou segmento.

Nesse contexto, as mudanças que afetam as empresas fazem com que elas, para sobreviverem, tenham que agir rapidamente. Quem já alcançou esse patamar, entretanto, lida com outro dos desafios do RH: a gestão de pessoas.

Nelas, os gestores não trabalham concentrados apenas na supervisão dos colaboradores. Eles lideram projetos e montam equipes com os profissionais que têm os talentos necessários.

O ambiente de trabalho, portanto, deve ser intuitivo e envolvente, oferecendo ao colaborador a oportunidade de dar e receber feedback, pensar fora da caixa, além de aprender novas habilidades e competências.

Isso demanda do RH uma atuação mais presente no dia a dia da organização, interagindo com líderes e trabalhadores. Essa postura é essencial para estimular o surgimento de novas formas e relações de trabalho que sejam produtivas, significativas e respeitosas.

Aprendizado dos colaboradores

Também faz parte dos desafios do RH para 2020 ações que aceleram a curva de aprendizado dos colaboradores. Em relação aos recém-ingressados, o onboarding é a solução!

Mas esse programa de integração pode ser expandido e utilizado por todos os profissionais, afinal, contém informações importantes sobre as normas e regras da companhia que ajudam a desempenhar suas funções com fluidez.

Maior, sendo um verdadeiro programa de educação corporativa, consegue oferecer treinamentos, programas de capacitação, mentoria e aplicações gamificadas — que simulam situações no dia a dia do trabalho.

Estimular um crescimento acelerado na curva de aprendizado é, portanto, uma forma de ter profissionais sempre atualizados, responder com rapidez e deixar todos preparados para as constantes mudanças do mercado.

Tecnologia na melhora da performance é um dos desafios do RH

A tecnologia tem um papel fundamental para superar os desafios citados. Soluções em Human Capital Management, ou HCM, maximizam o potencial de sua força de trabalho e oferecem as ferramentas que mantêm a organização competitiva.

São elas que agilizam e aprimoram processos de recrutamento, seleção, contratação, integração, motivação e desenvolvimento dos colaboradores. Essas ferramentas oferecem, em forma de dados e relatórios, a base para a tomada de decisões.

Por meio da tecnologia para RH, sua empresa consegue acompanhar o ciclo de vida dos profissionais e identificar, por exemplo, o momento certo de promover ou desenvolver cada indivíduo.

Sua equipe de Recursos Humanos, por exemplo, consegue fazer toda a gestão da folha de pagamento por um sistema e até realizar simulações para o planejamento de custo de pessoal — ganhando mais tempo para os desafios do RH citados até aqui.

As constantes mudanças do mercado exigem das empresas rapidez em suas ações. Portanto, vencer os desafios de cada momento traz experiência e preparo para os que virão nos próximos anos e décadas.

Do ponto de vista de seus colaboradores, superar os desafios do RH traz diversos benefícios: um ambiente que oferece maior produtividade e mais oportunidades para crescer. E para sua empresa, ganhos de competitividade e a garantia dos resultados que ela deseja.

Um RH estratégico e digital tem suas ações alinhadas com o presente, mas está de olho no futuro para maximizar a capacidade produtiva dos colaboradores por meio da valorização desse importante capital: o humano.

Esses desafios do RH estão ligados à experiência dos colaboradores em sua companhia. E no nosso artigo sobre como criar uma estratégia de employee experience na organização, você conhece os elementos para criar a sua!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS