Tornar a logística da empresa mais eficiente é um importante passo para melhorar os setores da empresa como um todo, principalmente devido a sua importância frente aos diversos departamentos que são impactados. As áreas de finanças, comercial e suprimentos são ótimos exemplos do envolvimento das atividades da logística.

Quando um negócio se preocupa e tem um cuidado especial com está área, além de tornar a logística da empresa mais eficiente também ajuda a companhia a alcançar os seus objetivos com maior facilidade. A sustentabilidade do negócio depende de bons investimentos e uma boa gestão da área de logística é importante para tornar a empresa como um todo mais eficiente.

Quer saber mais sobre as 6 dicas para tornar a logística da empresa mais eficiente? Continue acompanhando a nossa publicação!

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA BOA LOGÍSTICA

Quando se tem uma empresa que lida com entregas e transporte de algum material, é importante entender o impacto e a repercussão que este setor pode levar para todo o negócio. Num panorama geral, trabalhar com logística é viabilizar que os produtos que serão recebidos pela empresa como matéria prima ou insumos e os produtos fabricados pela empresa sigam um fluxo correto de entrega.

Tornar a logística da empresa mais eficiente é uma das melhores formas de manter o controle dos custos e manter toda a empresa competitiva no mercado, tendo atenção especial a margem de lucro do negócio. Os custos operacionais do negócio são ótimas oportunidades de economia e redução de desperdícios, juntamente com os projetos de melhoria e os programas de incentivo a criação e inovação para o benefício do negócio.

Além disso, tornar a logística da empresa mais eficiente também pode impactar em diversos setores da empresa, com a integração total entre os departamentos. Quando se ganha mais eficiência neste setor, promove-se uma visão de compartilhamento de informações e redução de burocracia, melhorando de fato a integração e o trabalho em equipe.

ALGUMAS DICAS PARA TORNAR A LOGÍSTICA DA EMPRESA MAIS EFICIENTE

É importante ter em mente uma série de boas práticas para tornar a logística da empresa mais eficiente e garantir sempre os melhores resultados para o negócio, principalmente com os benefícios que a gestão dessa área pode trazer.

Dica #1 Faça um mapa completo dos processos internos

Ter em mente um mapa completo dos processos internos significa conhecer as informações sensíveis sobre estes procedimentos e saber quando e onde os produtos necessários para a jornada de trabalho são esperados. Esse tipo de informação pode aumentar drasticamente o nível de qualidade do setor de logística e pode até prever quando algum problema ou situação incomum pode ocorrer.

Dica #2 Realize avaliações destes processos internos

Além de ter um mapa completo dos processos internos e dos produtos ou materiais que são aguardados em cada etapa, é importante também avaliar como estes processos estão impactando e sendo impactados pelo setor de logística. O controle e análise destes processos também passa pela avaliação se os objetivos e resultados foram atingidos com sucesso.

Dica #3 Conheça o movimento no seu estoque

Entender a rotatividade e o ciclo de cada produto no seu estoque é uma das boas formas de controle e gerenciamento que fazem a diferença no processo de tornar a logística da empresa mais eficiente. A demanda e a sazonalidade dos itens são pontos importantes de análise para melhorar a aplicação dos recursos financeiros da empresa de modo eficiente e sustentável.

Dica #4 As previsões de demanda são uma ótima forma de otimização

Esta dica pode não parecer uma tarefa fácil – e certamente não é. Prever de forma correta a demanda dos diferentes setores do negócio e melhorar a forma como o estoque de produtos é realizado, além da entrega certa na hora certa são um poderoso recurso que irá melhorar a eficiência da empresa. Não é necessário mágica, somente um conhecimento profundo e registros detalhados dos números para os meses e anos anteriores, aplicando cálculos de crescimento e comparativo com outros pontos de influência.

Dica #5 – Busque parcerias e alianças

Um estoque significa diretamente “dinheiro parado”. Isso não é de todo mal, principalmente quando se compartilha de um sistema de gerenciamento de suprimentos como um bom sistema ERP – este tipo de solução pode ajudar de diversas formas. As parcerias com os fornecedores podem impactar em pedidos automáticos e trazer até mais inteligência na previsão de rotas e deslocamentos mais viáveis.

Dica #6 – Utilize de boas soluções de software para o controle da logística

A maneira mais fácil para fazer o controle do setor e fazer a logística da empresa mais eficiente é através de um software de gestão que é capaz de contabilizar e administrar os números e registros. Um sistema inteligente como um bom ERP pode auxiliar na simplificação dos processos de compra, aceleração e planejamento e até a otimização dos processos de venda.

Esta solução de software pode impactar em tomada de decisão em tempo real além de uma melhor gestão, integração e rastreabilidade da cadeia logística de forma eficiente e que permita que este tipo de automação reduza os custos operacionais.

SAIBA MAIS!

As 6 dicas para tornar a logística da empresa mais eficiente são uma ótima forma de entregar melhores resultados para o negócio através de iniciativas que acarretem em uma melhor gestão e integração da cadeia logística. É sempre uma ótima ação melhorar a eficiência da empresa, reduzindo gastos e se tornando cada vez mais competitivo.

Quer saber mais sobre como melhorar a eficiência do seu negócio? Continue acompanhando nosso blog!

Leave a Reply