6 tecnologias para aumentar os resultados da área de vendas
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6 tecnologias para aumentar os resultados da área de vendas

4 de março de 2020

As tecnologias estão em constante evolução e as empresas estão se tornando cada vez mais dependentes das soluções digitais para administrar seus negócios com eficiência. Na área de vendas, o uso das ferramentas corretas permite simplificar as vendas e maximizar os resultados.

É preciso reconhecer que a tecnologia está reformulando o processo de vendas. Os vendedores podem aproveitar a tecnologia para gerar mais leads, estabelecer relacionamentos de longo prazo com clientes em potencial, criar um pipeline de vendas eficiente, aprimorar a capacidade de resposta e, finalmente, avançar para otimizar os resultados de vendas.

Embora as vendas sejam orientadas pelos relacionamentos, a tecnologia pode ser usada para fortalecer essas relações com o público. Os processos se tornam mais claros e eficientes – mas estão sempre focados na experiência entregue ao consumidor.

O grande ponto está em descobrir como levar essas novas tendências para sua empresa. E isso passa diretamente por compreender quais tecnologias podem ajudá-lo a aumentar os resultados da área de vendas.

Quais tecnologias usar para alavancar os resultados da área de vendas?

1. Big Data

Atualmente, a vantagem competitiva de um departamento comercial depende, em grande parte, da capacidade de capturar, gerenciar e analisar com êxito grandes volumes de dados de clientes – que incluem informações sobre o comportamento e hábitos de compra.

Porém, processar manualmente volumes tão grandes de dados seria impossível. E é aí que entra a tecnologia de big data.

Essas tecnologias exercem um papel de protagonista no processo de prospecção – que engloba a atração e qualificação de clientes em potencial com necessidades e desejos específicos. As organizações podem identificar com mais precisão quais leads possuem as características do cliente ideal e transmitir essas informações para que a área de vendas tenha uma ideia mais clara de onde concentrar seus esforços.

2. Plataformas sociais

Você possui perfis no Facebook, Instagram ou Linkedin? Essas plataformas se tornaram muito populares entre o público nos últimos anos. E as empresas não podem ignorar o seu poder. As plataformas de mídias sociais oferecem oportunidades de construir bons relacionamentos que podem se transformar em oportunidades reais de vendas.

Os clientes de hoje estão mais conectados do que nunca devido às plataformas de mídias sociais. Porém, as empresas não podem observar isso de forma passiva. É possível identificar os possíveis compradores e direcioná-los corretamente para que eles conheçam as soluções da sua organização.

3. Sistemas de automação da força de vendas

O processo de vendas exige várias tarefas tediosas, demoradas e repetitivas: preencher relatórios, agendar compromissos, enviar e-mails de acompanhamento, atualizar oportunidades de vendas, entre outras. Se os vendedores perdem tempo com essas atividades, eles passam menos tempo dedicando ao que realmente importa: vender.

As tecnologias de automação da força de vendas permitem que muitas dessas rotinas sejam executadas de forma automática, liberando os vendedores para se concentrarem em atividades que geram mais vendas e receita.

Dessa forma, os vendedores conseguem ser mais produtivos e os gerentes podem ter acesso instantâneo às atividades de vendedores – incluindo números de vendas, oportunidades, reclamações de clientes e outros dados usados para determinar o sucesso das vendas. Munidos de informações fornecidas em tempo real, os gerentes podem tomar medidas e fazer ajustes rapidamente para otimizar os esforços.

4. Aplicativo móvel

As tecnologias mobile são cada vez mais importantes para os resultados da área de vendas. Precisamos considerar que mais da metade da população da Terra tem um smartphone, o que significa que boa parte dos seus potenciais clientes poderia se conectar com a sua marca desta forma. Além disso, também existem aplicativos que podem ser usados pelos vendedores para otimizar sua rotina.

Portanto, quando se trata de aplicativos móveis para empresas, você pode utilizá-los para dois propósitos.

  1. Relacionamento com o cliente: ao criar um aplicativo próprio da sua empresa, você passa a ter um novo canal de comunicação direto com o seu público – seja para entregar conteúdos, estimular compras ou entregar uma experiência ainda mais completa.

  2. Gestão da equipe de vendas: é possível munir a equipe de vendas com um aplicativo móvel que agiliza suas operações no dia a dia – como acesso a dados de clientes ou gestão de pedidos. Isso também ajudará você a ter uma visão em tempo real sobre as ações desenvolvidas pelo time comercial.

5. Computação em nuvem para melhorar colaborações

As tecnologias em nuvem ajudam as equipes de vendas a melhorar sua eficácia e a se tornarem mais ágeis. A flexibilidade de trabalho, interoperabilidade e colaboração entre os membros de uma equipe de vendas melhoram significativamente quando os dados de vendas são armazenados em servidores em nuvem.

Isso também abre caminhos para o trabalho remoto, o que permite que os vendedores utilizem melhor seu tempo e concentrem seus esforços em realmente fechar negócios e aumentar as conversões de leads. O armazenamento de dados em servidores em nuvem também é uma opção econômica, que melhora a escalabilidade e garante a segurança dos dados.

6. Software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

Com o CRM, você poderá saber mais sobre seus clientes. Quanto mais informações você coletar, melhor será a experiência e as ofertas personalizadas que você fornecer para seus clientes. Isso aumenta significativamente as taxas de satisfação do consumidor.

Além disso, você poderá aproveitar a automação de todas as tarefas que precisam ser realizadas antes e depois de cada venda – vários formulários, relatórios e questões legais. Com mais tempo disponível, as equipes de vendas poderão prestar mais atenção ao fechamento de vendas – alavancando os resultados obtidos.

E a área de vendas pode ter resultados ainda melhores utilizando um CRM como o C/4HANA. Trata-se de uma ferramenta que permite a automação de diversos processos com foco na melhoria da gestão da experiência do cliente.

Você já conhecia essas tecnologias para aumentar os resultados da área de vendas? Quais delas você já utiliza na sua empresa? Deixe o seu comentário!



 
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