Mitigar riscos na área de produção é um ponto importante nas políticas definidas pela empresa na hora de definir as etapas de qualquer projeto que está se iniciando ou já está em fase de implantação. Parte do princípio da identificação antecipada de fatores e riscos inerentes ao negócio e que podem causar consequências negativas para a companhia, sendo mapeados também as possíveis soluções para que isso não ocorra.

Na área de produção, mitigar riscos vai de encontro ao significado da palavra e quer dizer também atenuar, enfraquecer ou diminuir o impacto ou a probabilidade de causas negativas em um projeto. E o risco também pode significar um impacto positivo, quando mapeado e transformado em oportunidade de melhoria.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre como mitigar os riscos de produção!

ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO E FORMAS DE MITIGAR OS RISCOS NA ÁREA DE PRODUÇÃO

Mapear as estratégias do negócio que levam a diminuir os riscos para o setor de produção é uma ótima forma de entender de fato como estes fatores de risco irão impactar positivamente ou negativamente a produção. A primeira coisa para se ter uma boa estratégia de gestão de riscos é realizar um levantamento detalhado das ameaças possíveis e ai entender como cada uma dessas ameaças afeta a produção.

Assim, os impactos positivos surgem a partir de oportunidades de melhoria do negócio ou da cadeia de produção da empresa, obtendo mais valor e garantindo mais eficiência e produtividade a partir da mitigação destes riscos. Os impactos negativos são os que podem causar perdas financeiras e de ativos, além de impactar também questões competitivas do negócio ou até manchar a reputação da empresa.

De toda forma, entender como mitigar os riscos na área de produção pode ser o diferencial competitivo que a empresa necessita para conseguir respostas rápidas e uma boa preparação aos diversos cenários do mercado.

Dica #1 – Identifique e reconheça os riscos operacionais

Esta etapa é importante e parte do princípio de que não se gerencia o que não se mede. Por isso, a primeira etapa para mitigar riscos na área de produção é identificar quais os riscos que podem prejudicar o negócio e compreender exatamente o impacto de cada um deles. Em seguida, é importante mapear as formas de controle e o uso eficiente dos recursos da empresa para eliminar os riscos.

Dica #2 – Após saber quais são, é importante evitá-los sempre que puder

Uma dica importante para mitigar riscos é evitá-los sempre que possível fazendo com que a chance de erros ocorrerem realmente ocorrer seja o mais perto possível de zero. Sempre que houver um risco ou erro, haja da seguinte forma:

  • Liste todas as etapas de um determinado projeto ou processo;
  • Avalie se esse conjunto de etapas oferece algum risco;
  • Se oferecer, adicione etapas para garantir uma maior segurança;
  • Com o desenho correto do projeto ou processo, basta seguir executar as etapas todas as vezes que o mesmo precisar ser realizado.

Ter um desenho detalhado do que precisa ser feito, pode ser considerado como uma medida conservadora em alguns casos, mas é uma garantia de que erros não irão ocorrer na área de produção.

Dica #3 – Além de evitar, também transfira os riscos quando possível

Transferir os riscos quando possível significa repassar algumas responsabilidades na gestão destes riscos para uma outra parte encarregada, como um setor específico responsável pela questão ou até uma empresa terceira e especialista no assunto a ser tratado. Não é o melhor dos cenários, mas pode ser interessante como uma forma de mitigar riscos num curto período de tempo.

Dica #4 – Após identificar os riscos, conheça quais aqueles que vale a pena correr

Todo projeto tem um percentual de risco e uma forma de mitigar riscos é conhecer quais deles vale a pena correr para apostar no crescimento e no desenvolvimento da empresa como um todo, juntamente com a sua área de produção.

Se for identificado que o risco pode trazer benefícios para a organização, é importante avaliar como minimizar os impactos negativos e alertar a equipe e a alta gestão para possíveis consequências, mostrar que estes riscos podem ser transformados em desafios para ganhos em melhorias para a empresa. O que não pode ocorrer nunca é deixar de mapear o risco, sem acreditar que isto pode ser transformado em benefícios e ser pego de surpresa por eventos negativos.

Dica #5 – Utilize de softwares e ferramentas para mitigar riscos

Esta é uma das dicas mais valiosas na hora de mitigar os riscos na área de produção de uma empresa. Com tantas variáveis e fatores que se deve medir e gerenciar, como tomar conta de tudo? Um bom software ou solução pode ser a peça fundamental numa política para mitigar riscos e obter os melhores resultados para a área de produção de uma empresa.

Além do gerenciamento, como ponto positivo da utilização de um bom software para mitigação dos riscos pode-se elencar a coleta, interpretação e cálculo dos dados obtidos. Ter uma solução específica para esta tarefa irá transformar a análise destes dados mais segura e eficiente, gerando mais economia e reduzindo a probabilidade de erros na análise e gerenciamento dos riscos.

Dica #6 – Se previna com um bom plano de riscos

Prevenir-se com um bom plano de riscos é exatamente saber o que vai acontecer. Não é interessante se prender a tantos detalhes, sem perder a atenção a cada etapa para mitigar os riscos e fazendo com que ele saia do papel no momento certo.

Outro ponto importante para mitigar os riscos na área de produção é estar atento para problemas que fogem ao controle, geralmente quando uma ou mais coisas podem dar errado ao mesmo tempo. Mesmo esse sendo um cenário improvável, é interessante mapeá-lo afim de mitigar os riscos e entender como duas coisas ocorrendo ao mesmo tempo podem impactar negativamente a área de produção. Frequentemente esse tipo de problema exige uma resposta rápida ou até uma resposta de emergência, desta forma, baseando-se em um bom plano é possível tomar decisões de forma controlada e dirigida e em alguns casos de forma preventiva.

Dica #7 – Evite a recorrência dos riscos

Sempre quando algum incidente ocorrer, pode-se dizer que a partir desta experiência é gerado uma nova forma de conhecimento agregado na empresa. Assim, quando um risco não for mitigado e vir a ocorrer de fato, é importante mapear a razão ou brecha que permitiu que esse erro ocorresse e agir para que não haja recorrência, gerando medidas importantes para mitigar riscos futuros semelhantes ao que ocorreu.

SAIBA MAIS!

As estratégias para mitigar riscos na área de produção são importantes para gerenciar e controlar o que pode dar errado neste setor, além de se tornar uma ótima forma de fazer manobras inteligentes em alguns projetos com alto nível de complexidade e que demandam de um longo desenvolvimento.

A Cast group pode te ajudar a mitigar riscos em projetos complexos, fale conosco para saber como e aproveite para compartilhar nossa publicação e nos conte um pouco mais sobre o assunto!

Leave a Reply