9 sinais que indicam necessidade de trocar o sistema de gestão empresarial
BLOG
Gestão Empresarial

9 sinais que indicam necessidade de trocar o sistema de gestão empresarial

13 de junho de 2019

Um bom sistema de gestão empresarial é parte vital de um negócio. Com a evolução da tecnologia, soluções digitais passaram a ser usadas para agilizar as principais atividades de uma empresa – elevando a produtividade, reduzindo custos e gerando vantagens competitivas.

Porém, isso não significa que qualquer sistema de gestão empresarial é realmente capaz de atender a esses requisitos. Com tantas alternativas de tecnologias de ponta disponíveis no mercado, é preciso fazer análises frequentes sobre a qualidade da ferramenta usada. Os resultados produzidos são condizentes com o crescimento esperado do seu negócio? Você consegue introduzir processos de inovação e transformações digitais para construir o futuro da organização?

Conheça 9 sinais que indicam necessidade de trocar o sistema de gestão empresarial por um que realmente gere os resultados esperados pela sua empresa.

Principais sinais de que você deveria trocar o sistema de gestão empresarial

1. O sistema usado está ultrapassado

O seu sistema atual costuma apresentar falhas, é difícil usar, lento e não flexível? Isso parece óbvio, mas muitas empresas ignoram esses detalhes porque acreditam que os processos de transformação digital geram esses impactos nas operações. Entretanto, não é preciso esperar que as mudanças positivas apareçam apenas em longo prazo. Com um sistema de gestão empresarial adequado é possível eliminar essas complicações e aproveitar suas funcionalidades de forma descomplicada.

2. Alto custo para manter o sistema

Sistemas mais obsoletos podem causar custos excessivos, especialmente se o software não tiver mais suporte pelo fabricante. O software antigo requer manutenção constante e mudanças devido às novas exigências de mercado e das formas de fazer negócios hoje. Assim, os custos ocultos do antigo ERP podem ser maior do que a atualização para o novo sistema.

3. As necessidades da sua empresa mudaram

Seu sistema de gestão empresarial atual pode estar defasado em relação às necessidades atuais do seu negócio. Talvez seus padrões de negociação tenham mudado ou sua força de vendas deve ser conduzida de uma maneira diferente, por exemplo. Graças à transformação digital, que envolve inovação de mercado, sua empresa pode ter acesso a dados em tempo real para tomar as melhores decisões.

Nesse caso, um sistema de gestão empresarial atualizado é fundamental. Este sistema permite que você tenha uma gama de métricas relevantes de onde você estiver e de qualquer dispositivo. Além disso, essa tecnologia gera impactos em toda a estrutura organizacional – criando condições para que os seus funcionários desenvolvam um serviço com mais qualidade.

4. Seu ERP atual precisa de ajuda extra

Este é um grande alerta vermelho. Se o seu sistema de gestão empresarial precisar de outro software para complementar suas funcionalidades, isso é sinal de que você deve considerar uma substituição. Se o seu antigo ERP não puder fechar ou concluir tarefas, significa que o seu negócio mudou e você precisa mudar urgentemente de sistema. Um exemplo específico deste fato, podemos citar na área Comercial/Marketing, o seu sistema de gestão empresarial não faz integração com as mídias sociais da empresa, não combina dados, machine learning e micro serviços para que gere de fato, engajamento com clientes, em tempo real para vendas e serviços – necessitando assim, de uma ferramenta complementar e não nativa ao seu ERP – este é mais um alerta para a mudança de sistema.

5. Sua empresa está sendo deixada para trás

Se o seu negócio está perdendo clientes sem motivo aparente, podem existir vários culpados, mas uma das causas comuns nesta era de transformação digital é que o seus concorrentes encontraram maneiras de tornar seus processos mais eficientes e valiosos. Sua empresa ainda está ancorada em ERPs antigos que não permitem que você avance e entregue melhores resultados e experiências ao consumidor. Ter uma empresa completamente integrada e dados em tempo real pode fazer uma diferença substancial nos resultados da sua empresa.

6. Sua empresa teve um crescimento acelerado

É paradoxal que o crescimento do seu negócio lhe dê problemas em vez de lucros. No entanto, se você estiver gerenciando uma empresa que cresce rapidamente e esse crescimento não for sincronizado com uma atualização do seu sistema de gestão empresarial, você terá problemas mais rápidos do que sua expectativa de lucros. Isso ocorre porque os sistemas ERP mais antigos não são projetados para serem escaláveis.

7. Os funcionários ficam frustrados com o sistema

Seu sistema de gestão empresarial pode ter a proposta de usar uma tecnologia de ponta e ser projetado para ser eficiente, mas ainda é uma pessoa que está na outra ponta operando suas funcionalidades e sentindo diariamente suas necessidades. Sua equipe é frustrada pela lentidão, ineficiência ou dificuldades em obter dados com o seu ERP, fique atento às reclamações recorrentes dos usuários do seu sistema, principalmente relacionados aos processos de negócio, talvez o problema seja seu ERP e esteja na hora de mudar imediatamente o seu sistema de gestão.

8. O sistema possui lacunas de funcionalidades

Se o software que você usa há anos começar a ficar desatualizado, sua empresa adia upgrades e conversões, você começará a perceber as lacunas de funcionalidade, especialmente quando sua empresa se aventurar em um novo setor ou embarcar em novos modelos de negócios. Muitas empresas podem tentar resolver essas lacunas adicionando componentes externos ao sistema ou transferindo funcionalidades fora do sistema ERP.

No longo prazo, sistemas independentes precisarão interagir e se integrar para fornecer o valor ideal. E isso costuma sair caro para sua empresa. Investir em um novo sistema avançado de ERP garante que toda a funcionalidade exigida pela empresa hoje seja entregue em uma solução integrada capaz de atender às necessidades estratégicas de mudança da empresa nos próximos anos.

9. Falta de atualizações

É importante considerar o quão bem seu fornecedor de ERP o mantém atualizado com os avanços tecnológicos. Se você tem um sistema em vigor há anos e pouco ou nada novo foi adicionado ao produto, você precisa se preocupar. A tecnologia e as tendências de mercado mudam constantemente, um fato que os desenvolvedores de aplicativos móveis conhecem bem. Por esse motivo, você encontrará atualizações a cada quatro ou seis semanas, com uma nova versão lançada a cada poucos meses.

Essa abordagem também está impactando o desenvolvimento no espaço corporativo, onde as empresas estão começando a esperar que suas soluções acompanhem os desenvolvimentos tecnológicos em constante mudança. É verdade que o ERP é significativamente mais complicado do que um aplicativo móvel, mas as atualizações e upgrades devem ser lançados em intervalos regulares para garantir que a solução continue sendo entregue em um ambiente em constante mudança.

E então, como você avalia o seu sistema de gestão empresarial?

Todos os sinais que acabamos de estudar devem acender uma luz de alerta na sua empresa. Em um mercado marcado pela competitividade, usar um sistema de gestão empresarial eficiente pode se transformar em um grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Enquanto algumas ferramentas continuam insistindo em recursos defasados, outras empresas investem pesado no desenvolvimento de sistemas de gestão capazes de transformar uma organização. O SAP S/4HANA apresenta um novo conceito em ERP, uma nova suíte de aplicativos de negócios desenvolvida para ser utilizada em um mundo conectado e digital – entregando o que há de mais moderno em experiência do usuário, através da SAP.

Conheça 10 razões para sua empresa escolher o SAP S/4HANA hoje.

No fim das contas, é preciso considerar que na medida em que as estruturas de dados e a tecnologia ERP começam gradualmente a perder forças, elas vão cedendo espaço para toda uma nova geração de tecnologia com desempenho exponencial e novos recursos impactantes de solução de problemas. E é nesse momento em que surgem os sistemas de gestão empresarial capazes de promover grandes transformações.

Você quer aprender mais sobre o assunto? Então descubra neste e-book se o ERP do seu negócio está preparado para evolução ou revolução.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS