Os projetos que contam com a agilidade ou os métodos ágeis são uma ótima forma de ajudar as organizações a entender, desenvolver e trilhar um caminho rumo a transformação digital dos seus negócios. Os modelos antigos de gerenciamento de projetos estão perdendo espaço num panorama de maior inovação e respostas mais rápidas frente a concorrência.

Assim, a velocidade com que o mercado está se movendo exige que as organizações entreguem ações mais rápidas no desenvolvimento, teste e lançamento de novos produtos ou serviços. As metodologias ágeis são a principal peça para mudança de cultura do negócio em prol de processos empresariais de maior agilidade e assertivos para o consumidor final.

 

COMO A AGILIDADE ESTÁ IMPACTANDO POSITIVAMENTE AS GRANDES ORGANIZAÇÕES

A maioria dos gestores e gerentes de projeto a algum tempo falavam que os processos do negócio deveriam ser mais rápidos e até termos como o TTM (do inglês Time to Market ou em português Tempo para o Mercado) passaram a ser utilizados. Todo esse movimento demonstrou a necessidade da agilidade e na demanda principal por velocidade.

A eficiência e flexibilidade também são fatores considerados importantes na hora de desenvolver qualquer tipo de produto ou serviço novo, permitindo uma criação mais rápida. Todo esses pontos podem ser encontrados nos métodos ágeis e na sua capacidade de entregar projetos de forma muito mais acelerada.

Muito mais do que isso, a organização como um todo ganha um ambiente digital que proporciona a liberdade de atuação garantindo a adoção de inovação e tecnologia. E tudo isso em prol da fácil adaptação as mudanças do mercado e da mudança de filosofia como um todo da empresa – inclusive quebrando barreiras internas entre departamentos, áreas e setores.

Um ótimo exemplo são as equipes multidisciplinares que são criadas especificamente para atuação num determinado projeto ou funcionalidade pedida pelo cliente. Pra quê perder tempo com solicitações e longos processos quando pode-se reunir numa sala diversos profissionais de setores e experiências diferentes para desenvolver a melhor solução?

Algumas características dos métodos ágeis

As características dos métodos ágeis são importantes na hora de entender o seu impacto nas organizações e os posteriores benefícios na hora de desenvolver melhores soluções para o cliente final. E este tem um papel singular na hora da elaboração e da definição do projeto, inclusive com participação contínua durante o desenvolvimento. Mais algumas características são:

  • A flexibilidade e adaptação ao ajustes ao longo do desenvolvimento do projeto, considerando mudanças rápidas do mercado, entendendo o comportamento da concorrência e o desejo do cliente. Com um ambiente de incentivo ao aprendizado, as propostas conseguem ser mais maduras e valorizam as respostas ao longo do processo;
  • Etapas e prazos curtos, maximizando a eficiência e as entregas rápidas para medir a resposta do cliente e realizar possíveis ajustes com muito mais agilidade;
  • Controle de custos mais efetivo uma vez que os prazos e os entregáveis são mais segmentados e detalhados, estimando mais corretamente o trabalho que está sendo realizado;
  • Melhoria efetiva na comunicação e na transferência de informação uma vez que o acompanhamento do projeto é feito de forma mais regular. E mais, o trabalho colaborativo permite uma abordagem mais criativa, com a forte utilização de inovação e tecnologia;
  • Tudo isso permite que a transparência no projeto seja palpável, permitindo inclusive medir o potencial da transformação digital do negócio com o andamento dos projetos que apostam na agilidade.

 

O CAMINHO DA INOVAÇÃO E DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É FACILITADO QUANDO SE APLICAM METODOLOGIAS ÁGEIS

Um dos principais benefícios da aplicação das metodologias ágeis nas organizações é entender que a responsabilidade do andamento do projeto não depende somente do gerente ou do gestor. Esta é compartilhada por todos os membros e colaboradores, melhorando consideravelmente a cultura de transformação digital e entendimento do negócio. 

Outro ponto importante nesse tipo de aplicação é impulsionar a cultura de inovação dentro da empresa, permitindo que novas ideias e novos formatos sejam aplicados nos processos. Isso faz com que uma cultura de aprendizado e de colaboração seja implementada, melhorando consideravelmente a percepção de agilidade e a velocidade destes processos.

A agilidade juntamente com um ambiente de transformação digital faz com que as equipes multidisciplinares se integrem melhor, inclusive com profissionais de áreas distintas. E junto com os profissionais, os dados também são integrados e uma ótima forma de exemplificar essa mudança é utilizando um software de gestão de informações preparado para essa cenário.

A agilidade e a inovação nas organizações

Os sistemas de gestão integrados são ótimos exemplos de ferramentas que conseguem auxiliar neste cenário e principalmente impulsionar a elaboração de projetos. A colaboração contínua com o cliente, a prototipagem rápida e até proporcionar uma adaptação com mais agilidade a qualquer tipo de mudança do mercado são pontos presentes neste tipo de plataforma.

A SAP tem um ambiente propício a agilidade e possui inclusive respostas para a demanda do mercado na implantação ágil na sua plataforma de negócios. E todas estas ações dão suporte a um ponto muito importante que é a inovação corporativa e a capacidade da empresa evoluir continuamente seguindo a sua estratégia de transformação digital.

A demonstração dos resultados e etapas anteriores e o feedback nos processo que já foram executados servem para demonstrar que a agilidade tem sim um potencial de mudança dentro do negócio. Se adaptar, modificar e evoluir deve fazer parte de qualquer organização que está percorrendo um caminho de transformação digital.

E a agilidade e a inovação incentiva as melhores práticas para que o negócio mantenha a sua saúde e continue entregando produtos e serviços de valor para os seus clientes. Tudo isso contribui para o sucesso tanto das equipes envolvidas e de todo o negócio num mercado cada vez mais competitivo.

 

SAIBA MAIS!

A agilidade possui uma grande importância para as organizações que se preocupam em manter um ambiente de inovação e a percorrer um caminho saudável de transformação digital. E utilizar uma plataforma preparada para as metodologias ágeis como as da SAP faz toda diferença para o sucesso do seu negócio. 

Quer saber mais sobre o SAP S/4 HANA e os benefícios para a sua empresa? Entre em nosso site e confira!