A importância da área de TI nas grandes empresas do mercado
BLOG
Gestão Empresarial

A importância da área de TI nas grandes empresas do mercado

5 de fevereiro de 2020

Muitas das empresas líderes de mercado têm algo em comum: todas elas investem na área de TI, vendo esse setor com uma função estratégica nos negócios para o crescimento da organização.

A área de TI está sendo cada vez mais reconhecida como um setor de grande importância para as companhias. Aquela antiga ideia de que o departamento era um “apagador de incêndios”, para resolver problemas operacionais, por exemplo, está sendo deixado de lado.

Entenda mais sobre a importância da área de TI nas empresas líderes de mercado, lendo os tópicos a seguir. Confira!

Veja como a área de TI pode ajudar as empresas a alcançar a liderança

A área de TI pode ajudar as empresas a se tornarem líderes de mercado e isso se deve muito ao papel que o setor de tecnologia tem no atendimento ao cliente. Cada vez mais os usuários são o centro de todas as tomadas de decisão nas companhias e o uso de recursos como chatbots, inteligência artificial, machine learning, entre outros é crescente.

O profissional de TI, portanto, tem uma missão importante, para que as empresas se diferenciem e conquistem mais espaço na preferência dos consumidores.

Além disso, o setor de tecnologia também é essencial na automatização de atividades, algo cada vez mais necessário no cenário de transformação digital em que vivemos.

Os processos mais burocráticos cada vez mais deixam de ser realizados por humanos e passam a ser feitos por sistemas de inteligência artificial, que são programados pelo profissional de TI.

Empresas de todos os portes estão se tornando “inteligentes”, no sentido de automatizadas e inseridas em uma cultura voltada para a tecnologia. A área de TI passou a ser o coração das companhias, o que garante que elas se mantenham vivas e possam se adaptar a todas as mudanças.

Confira barreiras que impedem a empresa de alcançar a liderança

Existem diversas barreiras que impedem que uma organização figure entre as empresas líderes de mercado, uma delas são sistemas desconectados e com informações dispersas. As empresas funcionam como máquinas, de modo que cada atividade ou operação é vista como uma peça, que faz com que o equipamento funcione como um todo.

Imagine, por exemplo, um relógio desmembrado, com cada peça em um local. Esse aparelho não vai funcionar dessa forma e o mesmo acontece com uma organização. É por isso que o dispersamento é uma barreira a ser superada e que área de TI precisa trabalhar.

Também é uma barreira para as empresas se tornarem líderes, os sistemas pouco modernos. Um programa que era útil há 10 ou 5 anos atrás já pode estar ultrapassado. A tecnologia anda com passos largos e novidades surgem quase que diariamente.

De tal forma, não investir na modernização da companhia, tendo apoio estratégico da área de TI, significa tornar a empresa um alvo fácil para os concorrentes. Não é difícil ultrapassar uma organização com tecnologia atrasada no mercado.

Para comprovar que tudo isso que explicamos é verdade, basta verificar quais são as empresas líderes em diferentes setores da economia. Todas elas vão ter algo em comum, que são as iniciativas da transformação digital e o alto investimento em tecnologia.

O papel da área de TI na transformação digital

O setor de TI é responsável pela implementação de diversos serviços e ferramentas, que contribuem para a transformação digital e, consequentemente, para colocar a companhia entre o seleto grupo das empresas líderes de mercado.

Entre os principais recursos desenvolvidos pela área de TI e que corroboram para a transformação digital são os seguintes:

  • softwares de colaboração;

  • chatbots e assistentes digitais;

  • softwares de gestão de talentos para o RH;

  • funções analíticas preditivas e avançadas;

  • softwares de planejamento de recursos empresariais;

  • ferramentas de monitoramento das atividades de marketing.

Como se pode perceber, a TI contribui para diversos setores das empresas, como a parte administrativa, o marketing, os recursos humanos etc. Porém, o setor não deve apenas criar ou prestar suporte nessas áreas! Também é necessário modernizar os principais aplicativos e experimentar tecnologias mais avançadas.

Dicas práticas para melhorar a área de TI e se tornar uma das empresas líderes de mercado

Para finalizar, listamos algumas  dicas práticas para que a área de TI seja aprimorada na companhia e dê mais oportunidades para que ela se torne uma das empresas líderes de mercado. Observe, a seguir!

Garanta que o setor de TI tenha um perfil ativo na transformação dos negócios

A área de TI não deve ser vista apenas como um suporte, mas sim como um agente da transformação digital. O setor deve ser incorporado nas decisões estratégicas, para que se eliminem problemas e se impeça a criação de novas dores de negócios.

Crie laços fortes com os parceiros internos

Os parceiros internos, ou seja, os colaboradores, precisam ser valorizados e sempre incentivados a estudar e buscar novos conhecimentos. Assim, se garante que talentos não sejam perdidos para a concorrência e que a sua empresa tenha uma mão de obra qualificada.

Utilize sempre as novas gerações de tecnologias inteligentes

As tecnologias inteligentes estão sempre se reinventando e a sua empresa precisa acompanhar essa evolução. O setor de TI é o mais indicado para acompanhar os novos recursos que são desenvolvidos.

Trate os dados como um ativo

Os dados da empresa, bem como os dos seus clientes e funcionários têm grande valor. Com base nessas informações é possível tomar decisões estratégicas e se adaptar de forma diferente em cada situação.

Aproveite as soluções de parceiros

O uso de tecnologias de parceiros, como a SAP, ajudam muito para o fortalecimento da equipe interna de TI. Assim, se consegue ter mais resultados positivos, utilizando softwares que já são renomados no mundo todo, aliados com soluções exclusivas.

Entendido sobre a importância da área de TI nas área de negócios? Então não deixe de investir para que a sua companhia também tenha um crescimento exponencial.

Continue se informando sobre o tema em nosso artigo que explica os riscos e custos de tecnologias ultrapassadas para o negócio. Você perceberá ainda, porque investir em tecnologia é relevante.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS