Alcançando a Indústria 4.0 com o Supply Chain digital
BLOG
Gestão Empresarial

Alcançando a Indústria 4.0 com o Supply Chain digital

13 de fevereiro de 2020

A indústria 4.0 promove importantes mudanças em todo o cenário de produção e gerenciamento, e quando alinhado ao panorama de transformação digital, agrega diversos benefícios para todo o negócio. O desenvolvimento de sistemas inteligentes que levam a automação e o processamento de dados para a geração de indicadores promove todas as áreas do negócio – e o Supply Chain digital é considerado como um dos principais benefícios.

A simplificação dos processos na cadeia de suprimentos é uma das formas de alcançar a indústria 4.0 por meio do Supply Chain digital e os pontos positivos não param por ai. Sob o pilar da internet das coisas e da alta conectividade das máquinas e equipamentos, fica mais simples de se produzir, fabricar e distribuir os produtos entre os diferentes pontos da cadeia de produção.

Quer saber mais sobre como alcançar a indústria 4.0 aplicando o Supply Chain digital? Continue acompanhando a nossa publicação!

A indústria 4.0 e a transformação digital

A indústria 4.0 é um dos principais tópicos de discussão nas empresas que se preocupam na atualização e no crescimento dos seus negócios. Simboliza a convergência entre os sistemas físicos e os sistemas digitais, integrando e influenciando a forma como as máquinas e humanos interagem entre si e com os demais processos da empresa.

Um ponto importante da indústria 4.0 é o seu impacto na transformação digital que as empresas estão realizando, criando novos negócios e novos formatos tanto de produção como de comercialização dos seus produtos. Estes novos conceitos podem inclusive influenciar os consumidores para novas formas de obter os produtos e as empresas devem estar preparadas para responder adequadamente a esta mudança de comportamento, principalmente com cadeias de suprimento que entregam e atendem as expectativas dos seus clientes.

O surgimento de novas tecnologias com potencial transformador também impactam diretamente no sucesso de uma indústria considerada 4.0, como o blockchain, engenharia e arquitetura de dados e até a inteligência artificial. O ponto principal é potencializar a troca de dados em prol da criação de informações que agreguem valor ao negócio e influenciem diretamente na estratégia do negócio.

O Supply Chain na indústria 4.0

Com tantas evoluções e a aplicação de sistemas inteligentes, fica mais fácil e simples manter o controle eficiente por toda a cadeia de valor presente na empresa. Utilizando de sensores para automatizar ainda mais a cadeia produtiva em conjunto com a análise de dados, toda a área de Supply Chain se beneficia e se transforma numa área muito mais digital.

Os processos ganham a capacidade de serem mais transparentes e conectados, tendo também muito mais eficiência e oferecendo um maior controle por parte do time de gestão. Ao aplicar os conceitos e pilares da indústria 4.0, a gestão da cadeia de suprimentos também se beneficia uma vez que os modelos de produção impactam nos padrões de consumo do negócio.

Ao promover a atualização do Supply Chain em conjunto com a indústria 4.0, ganha-se mais evolução na empresa e os benefícios são inerentes a esta evolução. E um destes benefícios é a simplificação de todo o processo da cadeia de valor do produto, principalmente quando em conjunto com a automação.

O Suppy Chain digital como um passo para a transição para indústria 4.0

O Supply Chain digital promove a simplificação e a automatização de diferentes etapas e processos durante toda a cadeia de suprimentos e a gestão se beneficia destas novas ações. A coleta e a análise de dados em tempo real é um dos principais benefícios e possibilita a criação e aplicação das fábricas inteligentes – um modelo digital da planta de produção que consegue informar e realizar o controle de forma eficiente e utilizando das informações coletadas diretamente do chão de fábrica.

Um dos pontos importantes é a transformação da cadeia de valor num ambiente de valor integrado, entregando um atendimento aos clientes de forma muito mais eficiente e com foco em atender as suas expectativas. As empresas que abraçam o Supply Chain digital também se beneficiam da transformação digital como uma oportunidade para gerar um crescimento de receita e aumentar a sua lucratividade utilizando de práticas produtivas e inovadoras.

Outros benefícios do Supply Chain digital podem ser citados como:

  • A transparência ao permitir uma visão completa da cadeia de valor em todos os seus detalhes;
  • O compartilhamento e a capacidade de obter dados em tempo real utilizando de sensores, máquinas e equipamentos conectados. Isso também permite que a informação seja única e esteja disponível para as mais diversas áreas da empresa;
  • Capacidade de reação rápidas as respostas dos clientes, tendo a possibilidade de aplicar mudanças e transformações de forma a minimizar o impacto na empresa e atendendo as demandas solicitadas.

Aplicando o Supply Chain digital

Algumas áreas do setor produtivo já estão aplicando o Supply Chain digital com sucesso e agregando muito mais valor a todo o negócio. Ao manter a eficiência necessária para a transformação digital, este tipo de mudança também promove uma melhor gestão dos processos e dos fluxos de informação.

As linhas de produção inteligentes são um ótimo exemplo deste tipo de aplicação. As máquinas e equipamentos conectados tem a capacidade de controle e monitoramento a distância, além de possibilitar a tomada de decisão de forma autônoma quando integrados a algum tipo de sistema de gerenciamento de manufatura. 

Esta tomada de decisão pode ser realizada também pela própria máquina ao detectar alguma potencial falha ou defeito ou até para otimizar algum processo que é realizado em conjunto. Todos estes fatores permitem um aumento na qualidade do que se está sendo produzido que ganha mais uma forma de manter o alto padrão, evitando desperdícios e retrabalho com peças fora dos padrões definidos de qualidade.

Saiba mais!

O momento que o mercado vive sofre uma grande influência dos conceitos e pilares da indústria 4.0, juntamente com a evolução da utilização da tecnologia no cenário industrial. O Supply Chain digital é uma ótima forma de garantir o sucesso da transformação digital no negócio, uma vez que promove diversas melhorias e a otimização do processo como um todo.

Continue acompanhando o blog da Cast e saiba mais!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS