Alcance a gestão inteligente da cadeia de suprimentos em tempo real
BLOG
Gestão Empresarial

Alcance a gestão inteligente da cadeia de suprimentos em tempo real

15 de outubro de 2019

A capacidade de ter uma gestão inteligente da cadeia de suprimentos em tempo real permite que se tenha uma otimização e eficiência na utilização dos recursos da empresa. Esta utilização eficiente permite que se reduza os desperdícios e se agregue mais valor ao cliente aplicando planos de suprimentos que se baseiam nas demandas, alocações e restrições da cadeia como um todo. 

Um gerenciamento de indicadores e de produção feito da forma correta é capaz de impulsionar a companhia frente a concorrência e a gestão inteligente da cadeia de suprimentos é um dos pontos mais importantes desse controle. O SAP IBP (sigla em inglês para Integrated Business Plannings) é a melhor ferramenta para o atendimento da demanda futura com a gestão inteligente da cadeia de suprimentos e se baseia na eficiência do SAP HANA para combinar os diferentes recursos da empresa. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre o SAP IBP e o seu impacto na gestão inteligente da cadeia de suprimentos. 

Uma gestão inteligente da cadeia de suprimentos

Atingir as metas ideais para uma gestão inteligente da cadeia de suprimentos requer fazer o gerenciamento correto da previsão e da demanda dos produtos, além de promover uma correta otimização do estoque. A entrega de planos de demanda mais precisos auxilia também neste setor, uma vez que permite a reação rápida a algumas mudanças de demanda. 

Uma gestão inteligente da cadeia de suprimentos também conta diretamente com outros recursos. O planejamento de vendas e das operações da empresa são ótimas formas de manter o controle e a gestão inteligente, uma vez apresentado um plano de integração e atenção entre os departamentos afim de se equilibrar o estoque da melhor forma possível, mantendo a rentabilidade e o nível do serviço. 

O planejamento de suprimentos e respostas pode ser considerado como uma dos benefícios de se realizar este tipo de gestão inteligente, permitindo também a otimização e a eficiência no uso dos recursos da empresa. A criação de planos de suprimentos que são baseados nas demandas, alocações e possíveis restrições da cadeia de suprimentos em ordem de prioridade também é um fator de peso na escolha de uma solução para gestão inteligente da cadeia de suprimentos. 

Um bom IBP engloba todos estes recursos em toda a cadeia de valor do negócio, de ponta a ponta. Além disso, faz com que se integrem os objetivos estratégico que se relacionam com o retorno e com os lucros da empresa, mantendo também as decisões de planejamento operacional. A unificação do negócio, do gerenciamento de desempenho corporativo e dos processos de planejamento financeiro também são fatores que fazem com que o IBP seja importante em qualquer empresa. 

O SAP IBP para uma gestão inteligente do negócio

O SAP IBP entrega todos estes recursos para agregar mais valor ao negócio, entregando também uma melhor resposta as novas expectativas do mercado em tempo real, com os recursos para o planejamento da cadeia de suprimento, permitindo uma gestão inteligente dos recursos da empresa. 

Sendo um software de planejamento integrado de negócios, permite a integração de algumas das exigências de diferentes setores como o comercial, o de planejamento e produção e até o marketing. O SAP IBP também oferece elementos e uma função de previsão de demanda, com uma interface de usuário amigável e com acesso inclusive por meio de dispositivos móveis. 

A segurança nos dados é um dos pilares fundamentais da solução SAP IBP, uma vez que a sua abordagem preditiva e proativa auxilia nas garantias de segurança e compliance dos dados. Graças a análises e auditorias, os produtos SAP atendem aos padrões mais recentes de segurança. 

Algumas vantagens de se adotar o SAP IBP para alcançar a gestão inteligente de suprimentos em tempo real

Existem algumas vantagens de se adotar o SAP IBP para alcançar de fato uma gestão inteligente da cadeia de suprimentos em tempo real, principalmente pela qualidade já comprovada dos produtos SAP e pela evolução constante e adoção de novas tecnologias. E mais vantagens são:

  • A capacidade de previsões a curto prazo graças ao recurso de previsão de demanda;
  • O seu desenvolvimento ser diretamente no SAP HANA, executando na plataforma de dados de negócios com arquitetura de ponta que unifica o planejamento;
  • Proporcione uma experiência unificada e intuitiva aos usuários com o SAP Fiori e recursos de planejamento e simulação baseados no Microsoft Excel;
  • A utilização de painéis em tempo real para fornecer uma visão geral na cadeia de logística e suprimentos da empresa;
  • Emissão de alertas conforme configuração e estado dos demais sistemas da empresa que estão presentes na cadeia de suprimentos. 

Atendendo a demanda do mercado com eficiência

O SAP IBP permite que a empresa atenda as demandas do mercado com muito mais eficiência, além de atender a demanda futura de modo rentável e produtivo para o negócio. Uma gestão da cadeia de suprimentos em tempo real se torna um dos principais desafios para a evolução do negócio num mundo de transformação digital. 

Além disso, o SAP IBP é baseado na tecnologia de computação in-memory do SAP HANA e possui uma implementação totalmente em nuvem, sendo inclusive acessado através de dispositivos móveis. Consegue simular entre diferentes cenários em tempo real e entregar mais capacidade de prevenção com as funções analíticas preditivas. 

A integração com as outras ferramentas de gerenciamento do negócio e a colaboração entre os funcionários de diferentes setores também torna o SAP IBP uma poderosa ferramenta de troca de informações e comunicação entre setores da empresa. 

Saiba mais!

O IBP é um processo que consegue manter o foco da empresa no alinhamento das suas ações e na aplicação da estratégia de integração entre os diferentes setores que dependem de uma gestão inteligente da cadeia de suprimentos. Confira mais sobre o SAP IBP e acompanhe mais publicações no nosso blog



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS