O que há poucos anos parecia coisa de filme de ficção científica, hoje faz parte de nossas rotinas. Estamos nos referindo à realidade aumentada nos negócios, algo que pode ser visto nas telonas, em filmes como “Blade Runner”, “Her”, entre outros.

tecnologia sempre revolucionou a maneira como trabalhamos e vivemos. Isso foi visto quando houve a ascensão dos telefones, dos computadores, dos celulares etc. Como os recursos não param de evoluir, a tendência do momento é a realidade aumentada.

Porém, se você ainda não consegue visualizar a forma como aplicar a realidade aumentada nos negócios, não se preocupe! A seguir, explicaremos mais sobre o tema, além de mostrar quais são as áreas do mercado empresarial que mais podem tirar proveito dessa tecnologia, assim, você poderá ter insights para a sua companhia. Continue conosco e confira!

ENTENDA O QUE É A REALIDADE AUMENTADA

É bastante comum que as pessoas confundam realidade aumentada com realidade virtual, ou então pensem que se tratam de sinônimos para o mesmo conceito. No entanto, as ideias são bem diferentes.

A realidade virtual é um ambiente gerado por computadores ou dispositivos, para que o usuário possa interagir e “mergulhar”. É o que acontece quando usamos óculos VR, por exemplo.

Já a realidade aumentada é uma ação que aumenta a sua experiência atual, sem a substituir por outra. É o que acontece quando fazemos a leitura de um QR Code em uma placa de um ponto turístico, por exemplo. Esse modelo também ficou popular em todo o mundo com o jogo Pokémon Go, que permite que os personagens sejam vistos na paisagem em que o usuário está inserido.

VEJA AS ÁREAS EM QUE A REALIDADE AUMENTADA PODE SER APLICADA NOS NEGÓCIOS

A realidade aumentada nos negócios está ganhando forma e sendo aplicada em muitas áreas. Além disso, a tendência é que mais investimentos sejam realizados.

Segundo um estudo divulgado pela revista Digi-Capital, até o ano 2021, o mercado de realidade aumentada deverá ser impulsionado em U$ 108 bilhões. Logo, é uma boa ideia se aprofundar nesse assunto para ter mais resultados positivos na sua empresa.

Observe, a seguir, algumas áreas do mercado empresarial que estão se beneficiando da realidade aumentada nos negócios!

Turismo

O setor de turismo tem utilizado muito da realidade aumentada, principalmente para guiar visitantes em locais de visitação. Com a câmera do celular e um app disponibilizado, os usuários podem aumentar a sua realidade e visualizar mapas, escolher os melhores caminhos para chegar aonde desejam conhecer etc.

Na área do turismo, a realidade aumentada também pode contribuir para gerar experiências divertidas para os viajantes. A Galeria de Arte de Ontário, no Canadá, por exemplo, criou um aplicativo que faz com que as obras de arte expostas interajam com as pessoas.

É possível ver pinturas como “La marchesa Casati”, de Jean Gaigneron, utilizando um pau de selfie, por exemplo. Há ainda obras que sorriem para os turistas ou simulam que estão tirando fotos deles. Isso pode ser visto em uma reportagem do portal B9.

Educação

O mercado da Educação também tira muito proveito da realidade aumentada nos negócios. Isso porque podem ser desenvolvidos jogos educativos e aplicativos que façam com que os alunos tenham mais interesse pelo que está sendo estudado.

Uma aula de história em que se fala sobre a 1ª Guerra Mundial, por exemplo, se torna muito mais interessante para os alunos, caso eles possam usar o celular e recriar batalhas. Eles terão uma vivência como a que ocorreu na época e fixarão o aprendizado muito mais facilmente.

Logo, empresas que desenvolvem materiais didáticos, escolas, faculdades, entre outras companhias do mercado da educação podem lucrar muito com a realidade aumentada nos negócios para fins pedagógicos.

Marketing

Impactar os clientes positivamente e fazer com que eles adquiram os produtos ou serviços de uma empresa não é uma tarefa fácil. Por isso, os estrategistas de marketing precisam estar sempre de olho em novas tecnologias para utilizá-las de forma criativa.

Imagine, por exemplo, um shopping center. O estabelecimento pode criar um aplicativo, parecido com o Pokemón Go, em que os clientes possam “caçar” cupons de desconto para comprar nas lojas. Certamente isso atrairia muitas pessoas para o local e seria uma excelente estratégia de marketing, não é mesmo?

Medicina

Os médicos estão cada vez mais utilizando recursos de realidade aumentada para diagnosticar doenças e ajudar no tratamento dos seus pacientes. Prova disso é que os aplicativos de medicina, depois dos jogos, são os mais baixados nas lojas virtuais.

Existem apps de realidade aumentada que possibilitam reproduzir em formato 3D os exames radiográficos, como as tomografias. Assim, os profissionais da medicina conseguem ver como o órgão ou osso do paciente se encontra no momento, identificando o que está causando dor ou incomodo, por exemplo.

Vendas

A área de vendas também pode ser beneficiada com a realidade aumentada nos negócios. A ideia é que os aplicativos sejam utilizados para proporcionar experiências diferenciadas para os clientes.

Uma loja de móveis pode disponibilizar um app em que o cliente tira fotos dos cômodos da sua casa e vê como os artigos vendidos ficariam em sua decoração. O mesmo pode ser feito por uma boutique de roupas, para que os clientes façam simulações e vejam se as peças escolhidas caem bem em seus corpos ou não.

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA PRÁTICA

Nós, da Cast group, fomos parceiros da Renault para a aplicação de realidade aumentada na produção da empresa, com foco no treinamento dos colaboradores. O motivador foi as perdas financeiras provenientes na falta de qualidade na montagem do ABS e falha no check de qualidade, o que ocasionava trabalho nos carros. Após um grande esforço de toda Cast group para comprar e trazer os dispositivos de realidade aumentada e recrutar um parceiro de confiança para o desenvolvimento do software, a entrega pode ser vista no vídeo da reportagem da Globo News, abaixo:

 

 

A realidade aumentada nos negócios está revolucionando muitas áreas e é bem provável que esse assunto ainda será muito ouvido e debatido nos próximos anos. A tendência é que o seu uso se torne cada vez mais comum. Muito interessante, não é mesmo?

Outra tendência para as empresas é o Blockchain. Leia o nosso artigo que fala sobre esse assunto!