Automação e integração na área de RH: ganhe eficiência com o uso da tecnologia
BLOG
Recursos Humanos

Automação e integração na área de RH: ganhe eficiência com o uso da tecnologia

31 de agosto de 2020

O setor de Recursos Humanos, ou RH, passou de operacional para estratégico dentro das organizações. Essa mudança se deve pela responsabilidade que carrega: o gerenciamento do capital humano. Outro motivo foi o patamar alcançado que envolve automação e integração na área de RH.

Por conta desse reposicionamento, o setor de Recursos Humanos vem ganhando eficiência com o uso da tecnologia e consegue atrair, reter e desenvolver talentos, além de melhorar a realização de suas tarefas operacionais por meio de ações efetivas e direcionadas.

A questão é que, mesmo com avanços, ainda há processos mecânicos e repetitivos que demandam tempo da força de trabalho. É o caso da gestão da folha de pagamento, dos benefícios, das férias e do controle de ponto. Sendo assim, a automatização delas se faz necessária para que o RH continue crescendo como área estratégica.

Veja como a tecnologia possibilita a automação e integração na área de RH. Descubra os motivos para investir nesse avanço e saiba o que esperar do futuro!

Automação e integração na área de RH: por que investir?

O primeiro motivo é, do ponto de vista de qualquer empresa, inquestionável: diminuir custos.

Muitas atividades desenvolvidas pelos profissionais de Recursos Humanos demandam tempo e concentração, impedindo que eles direcionem o foco para as estratégias da organização.

A implantação de novas tecnologias libera os colaboradores para que atuem com o máximo de suas capacidades intelectuais, contribuindo e impactando para o resultado da empresa.

Alguns benefícios que podem ser alcançados:

Otimização do tempo

As ferramentas corretas de automação e integração na área de RH permitem a realização das tarefas com a agilidade necessária para que a rotina de trabalho seja mais produtiva. Isso acontece sem que haja perda na qualidade dos processos.

Diminuição na quantidade de erros

Falhas humanas acontecem, mas podem ser evitadas. Em trabalhos manuais e repetitivos, são maiores as chances de o colaborador do RH errar. Por isso, é fundamental a automação dessas tarefas.

Mais colaboração entre os membros da equipe

A tecnologia é capaz, além da automação, de integrar processos e dados por meio de ferramentas como o ERP, o sistema integrado de gestão empresarial. Com tudo acessível em poucos cliques, as equipes conseguem colaborar mais entre si!

Foco na atividade-fim

Qual é o objetivo do seu RH? Se você pensou na atração, retenção e desenvolvimento de talentos, saiba que essas atividades requerem tempo e dedicação. Logo, as demais, manuais e repetitivas, precisam ser automatizadas.

Como automatizar e integrar os processos de RH?

A base para a automação e integração na área de RH é formada pela definição de um objetivo, o desmembramento dele em metas e o planejamento estratégico. Determine, portanto, quais processos e profissionais serão envolvidos.

Também é importante estabelecer indicadores e monitorar o andamento dos processos. Desse modo, você avaliará o ritmo das mudanças e os impactos que elas causam na companhia.

Para a integração dos processos, o ideal é escolher um software de ERP capaz de se conectar com todas as soluções tecnológicas existentes na corporação.

O que pode ser automatizado e integrado?

Listamos a seguir os processos que podem passar por automação e integração na área de RH. Acompanhe:

Recrutamento e seleção

Dois processos que demandam bastante tempo de qualquer profissional de Recursos Humanos. Mas a definição de um fluxo de trabalho padronizado, por meio de tecnologia, otimiza as ações de recrutamento e seleção.

Há softwares que avaliam currículos, fazem a triagem inicial de candidatos e até envia feedbacks ― tudo automatizado.

Comunicação interna

A comunicação interna também pode ganhar um upgrade por meio da automatização. Um chatbot, robô que responde sozinho às solicitações do usuário, consegue fornecer informações precisas sobre qualquer assunto a todo instante.

Logo, se o colaborador precisa ter acesso ao holerite, basta solicitá-lo a uma assistente virtual para receber em poucos segundos.

Folha de pagamento

Já o pagamento dos colaboradores pode ser automatizado para evitar erros, cumprir prazos e prestar contas com informações sempre completas. Essa solução obtém maior precisão dos dados, além de centralizá-los.

O controle financeiro se torna mais eficaz e permite a geração de relatórios sobre várias questões importantes, como os impostos pagos, os ganhos per capita e os lançamentos anuais.

Arquivamento e segurança dos dados

Todo e qualquer processo gera dados que precisam ser armazenados com o máximo de segurança, principalmente autorizações, contratos e cadastros.

Um bom software de ERP centraliza esses dados e disponibiliza para os profissionais devidamente autorizados. Além disso, facilita a localização de cada informação e permite a geração de relatórios.

O que esperar do futuro?

Ainda que a automação e integração na área de RH consiga ser mais ampla, são nos processos citados acima que, no curto prazo, sofrerão um impacto maior.

Recrutadores têm o enorme desafio de encontrar os profissionais ideais para as empresas. Contudo, os vários canais de recrutamento criam um empecilho para esse profissional: administrá-los.

A triagem manual de currículos, por exemplo, é impossível. Uma única vaga pode receber milhares de candidatos!

Sendo assim, a tecnologia contribui fazendo a análise desses currículos para encontrar o perfil desenhado pela organização. Assim, os recrutadores encontram tempo para as etapas mais importantes:

  • entrevistas;
  • avaliações comportamentais;
  • dinâmicas de grupo;
  • contratação;
  • onboarding.

O processo de contratação também já está mais moderno em muitas empresas. O recém-contratado nem precisa ir até a sede para entregar seus documentos, pois tudo pode ser feito on-line por meio de aplicativos no smartphone.

Estamos falando da mesma tecnologia que, do dia para a noite, por causa da pandemia do novo Coronavírus, fez com que empresas inteiras conseguissem operar com cada colaborador em sua casa.

Sendo assim, não podemos ignorar os benefícios e possibilidades que a automação e integração na área de RH trazem para as organizações. São melhorias que impactam positivamente na produtividade, na motivação e nos resultados de todos.

A automação e integração na área de RH fazem parte da estratégia das companhias para avançar na transformação digital. Leia este outro artigo para saber como a transformação digital pode garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS