Blockchain: 6 insights para vantagens competitivas nas empresas
BLOG
Inovação

Blockchain: 6 insights para vantagens competitivas nas empresas

23 de outubro de 2019

Atualmente, a maioria das empresas perde dinheiro devido a atrasos processuais, erros humanos e taxas pagas aos intermediários. Você pode imaginar como seria sua conta bancária se pudesse acelerar seus negócios, eliminar erros e simplificar os processos? O blockchain é uma tecnologia que pode ajudá-lo a colocar tudo isso em prática.

Armazenar e gerenciar informações de forma segura nunca foi um processo tão eficiente antes. E as organizações que podem aproveitar essa tecnologia estão espalhadas por vários segmentos: bancos, assistência médica, agronegócios, logística, aviação, seguro, entre outros.

Com o uso do blockchain, essas empresas conseguem ter acesso a vantagens competitivas valiosas em seus mercados. O segredo está em compreender tudo o que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio.

O que é blockchain?

Blockchain é um tipo de tecnologia que registra transações em formato digital que não podem ser alteradas. Esses registros ou blocos de informações são armazenados usando criptografia e são facilmente verificáveis e abertas ao público. Além disso, as informações também são descentralizadas, para que os dados sejam compartilhados com todos os computadores da rede.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas sempre foi ter acesso compartilhado e confiável aos dados. Geralmente, os dados ficavam em silos, diferentes departamentos, diferentes grupos. Todo mundo tem seus dados, mas ninguém tem uma única versão da verdade.

O blockchain corrige isso – não apenas apresentando uma fonte de verdade, mas também garantindo a qualidade dos dados. Ou seja, o foco da tecnologia está na qualidade dos dados, facilitando as rotinas para armazenamento e gerenciamento.

Benefícios da tecnologia blockchain

A vantagem mais significativa do blockchain é a redução dos custos operacionais. As despesas podem ser diminuídas drasticamente a partir da reformulação dos processos existentes, removendo os intermediários ou o esforço administrativo de manutenção de registros e reconciliação de transações.

Ao eliminar o intermediário, o blockchain permite que as empresas rastreiem produtos e transações de maneira rápida e fácil. Além disso, essa eficiência otimizada fornece transparência, confiabilidade e autenticidade. Na prática, os dados ficam disponíveis para as pessoas autorizadas, mas são criptografados para que pessoas externas não tenham acesso.

6 insights sobre o uso do blockchain para obter vantagens competitivas

Conforme vimos, o uso do blockchain pode gerar vantagens competitivas para empresas das mais diversas áreas de atuação. E já existem bons exemplos que podem gerar insights para você aplicar no seu negócio:

1. Transações imobiliárias

Até alguns anos atrás, transações de alto valor – como a compra de imóveis – precisavam ser feitas pessoalmente e envolviam o encaminhamento de diversos documentos em papel, não é? Com o uso do blockchain, é possível usar contratos inteligentes que permitem a comercialização desses bens de alto valor digitalmente.

2. Simplificação da logística

O blockchain pode ser usado para simplificar o processo de logística para as organizações que trabalham com a entrega de mercadorias. Com auxílio dessa tecnologia é possível automatizar diversos processos manuais e modernizar toda a prática de liberação das cargas na alfândega. Como consequência, é possível reduzir custos e agilizar o processo de logística.

3. Garantia dos direitos humanos

Além das organizações comerciais, as instituições governamentais também buscam explorar o blockchain. Um ótimo exemplo disso vem da ONU (Organização das Nações Unidas), que explora essa tecnologia para verificar a identidade humana – simplificando a identificação das pessoas por parte das autoridades.

Além disso, a ONU ainda estuda a possibilidade de usar o blockchain para comprovar a procedência de remédios enviados para auxiliar em diversos países do mundo. Com base nisso, seria mais simples provar que as pessoas estão recebendo medicamentos de boa procedência e corretos para suas doenças.

4. Segurança alimentar

Como o blockchain consegue registrar cada ponto de dados em uma cadeia de suprimento, ele pode auxiliar no rastreamento de lotes de produtos contaminados – identificando a sua origem. Esse é um recurso que beneficia tanto as empresas que vendem os alimentos quanto os clientes – que passam a ter acesso a alimentos de melhor qualidade.

5. Informações sobre o cliente

Seus clientes e funcionários têm IDs digitais que facilitam a verificação de sua identidade. Se essas informações são armazenadas em uma rede blockchain, reduz o risco de roubo de identidade, lavagem de dinheiro, fraude e outras preocupações de segurança cibernética.

Como as informações na blockchain não podem ser alteradas, elas permitem que as pessoas assumam o controle de seus dados pessoais. Os registros claros de transações também ajudam você e seus clientes a ver como o seu relacionamento progrediu ao longo do tempo. Com a tecnologia blockchain, você pode identificar clientes fiéis, aprender mais sobre seus padrões de gastos e construir constantemente sua base de clientes.

6. Blockchain na aviação

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem a missão de garantir a segurança e excelência na aviação civil. E um dos seus desafios era criar um meio eletrônico para armazenar os diários de bordo em formato digital – aumentando a segurança operacional.

Para solucionar esse problema, o blockchain foi escolhido para garantir a integridade do dado, a confiabilidade, não repúdio, rastreabilidade, disponibilidade, imutabilidade. Todas as informações podem ficar armazenadas em um único repositório para simplificar a gestão.

Com base nessa tecnologia, as expectativas da ANAC são de diminuir os custos operacionais (com um registro digital em vez de papel), aumentar a segurança operacional, aumento do compliance e simplificar as análises estatísticas sobre os voos. Além disso, os pilotos passam a ter seus cadastros atualizados automaticamente com base no diário de bordo.

Para implementar a  tecnologia de blockchain, a ANAC contou com auxílio da Cast group – que tem o orgulho de se destacar em uma iniciativa de desenvolvimento e sustentação do blockchain frente ao mercado.

Com a ajuda da Cast group, a ANAC agora dispõe de um diário de bordo eletrônico que economiza tempo e espaço operacional, que garante a integridade, a rastreabilidade, a confiabilidade e a imutabilidade dos dados dentro do sistema. A implementação do sistema ainda aumenta a qualidade do compliance do diário de bordo e possibilita uma análise do gerenciamento das aeronaves.

Veja abaixo em mais detalhes como funciona de fato uma iniciativa de desenvolvimento e sustentação do BlockChain:

Você já conhecia as vantagens competitivas geradas pelo blockchain? Quer descobrir mais como você pode levar essa tecnologia para a sua organização? Então assista a gravação do nosso webinar sobre o tema.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS