BPO Financeiro: como este serviço pode tornar a empresa mais ágil? - Cast group
BLOG
Fiscal

BPO Financeiro: como este serviço pode tornar a empresa mais ágil?

14 de agosto de 2019

O BPO Financeiro vem sendo explorado pelas grandes empresas para obter ganhos de tempo e produtividade. Com dificuldade em contratar e gerenciar profissionais com as habilidades necessárias para operar e gerenciar suas finanças com eficiência, a terceirização de processos de negócio pode ser uma solução eficaz.

Um controle financeiro eficiente é um dos pilares de qualquer empresa de sucesso. Situações de desiquilíbrio financeiro e falta de informações sobre o fluxo de caixa podem gerar momentos complicados – mesmo para empresas que conseguem obter bons resultados de vendas. Por outro lado, processos financeiros eficientes tornam a gestão mais enxuta e assertiva.

Mas você sabe como a terceirização de processos de negócio contribuem para a sua empresa? O BPO Financeiro tem muitos benefícios para o seu negócio e é algo que você precisa considerar se quiser melhorar e tornar sua empresa mais eficiente.

O que é BPO Financeiro?

O BPO (Business Process Outsourcing), ou Terceirização de Processos de Negócio, é a estratégia em que uma empresa contrata outra empresa para executar uma determinada tarefa que não está ligada ao seu objetivo. Nessas situações, são estabelecidos processos para que as atividades sejam realizadas de forma integrada.

Sabe aquelas ligações de telemarketing que costumamos receber quase diariamente de números de diferentes estados do Brasil? Elas são realizadas por call centers terceirizados e constituem um ótimo exemplo de BPO. Ou seja, as grandes empresas terceirizam o serviço de telemarketing para entrar em contato com seus clientes ou potenciais clientes.

São diversos os serviços que podem ser terceirizados: telemarketing, processamento de dados, marketing, contabilidade, finanças, entre outros. O BPO Financeiro nada mais é do que a terceirização das rotina administrativas e financeiras de uma empresa – incluindo o processamento de todas as informações relacionadas às movimentações de entradas e saídas de recurso.

Ao optar pelo BPO Financeiro, todas as atividades financeiras podem ser terceirizadas. Veja quais são as principais delas:

  • Fluxo de caixa
  • Conciliação bancária e fechamento de caixa
  • Gestão de recebíveis
  • Emissão de documentos fiscais
  • Relatórios financeiros
  • Análise de indicadores de desempenho
  • Auditorias administrativas e financeiras

Principais benefícios do BPO Financeiro

O BPO Financeiro surge como uma ferramenta de negócios poderosa. Líderes estão usando isso para alcançar uma ampla gama de objetivos estratégicos e isso provou ser bastante benéfico para as empresas. Com os avanços e mudanças tecnológicas, a terceirização de processos de negócio se torna cada vez mais viável e eficiente. Veja quais são os principais benefícios de investir no BPO Financeiro:

Economia de tempo

O manuseio financeiro é uma tarefa demorada. Investir muito tempo na gestão financeira e contábil não é a melhor escolha para o seu negócio. Assim, terceirizar os processos relacionados às suas finanças pode ser uma ótima solução. Seu parceiro de terceirização gerencia com eficiência essa operação e permite que você se concentre em outras atividades essenciais de sua empresa.

Acesso a especialistas

O BPO Financeiro permite que você aloque uma equipe de especialistas para trabalhar em seus dados financeiros. Estamos falando sobre a terceirização com uma empresa especializada nas rotinas financeiras e contábeis. Ou seja, a qualidade no tratamento dessas informações é muito alta – permitindo o acesso a informações precisas e ótimos insights.

Atualização constante

Uma empresa de terceirização especializada em finanças e contabilidade sempre acompanhará as novidades relacionadas às finanças e contabilidade. Neste mundo em transformação digital, manter-se atualizado é importante para tornar sua empresa cada vez mais inteligente. Assim, a implementação das mudanças necessárias e atualização dos processos é uma parte do trabalho da empresa contratada – o que é ótimo para o seu negócio se manter em conformidade e total governança fiscal.

Acesso a tecnologia avançada

Assim como em outras áreas do seu negócio, a tecnologia também causa impacto na gestão financeira. Porém, pode ser complicado acompanhar o avanço da tecnologia e escolher as ferramentas mais adequadas para a sua empresa. Nesse aspecto, o BPO Financeiro pode ser muito benéfico. A empresa contratada certamente já utiliza algumas das mais recentes tecnologias com expertise e está pronta para continuar acompanhando as tendências. Dessa forma, você obtém ganhos ainda maiores de agilidade e mantém seu negócio inovador.

Flexibilidade e escalabilidade

Quando você contrata prestadores de serviços externos, sua empresa parceira oferece uma solução que é personalizada conforme suas necessidades. Uma empresa de terceirização especializada pode ampliar e reduzir seus processos financeiros de acordo com as necessidades do seu negócio.

A sua organização passou por um grande movimento de expansão durante o último ano? A empresa terceirizada certamente tem as ferramentas e os conhecimentos necessários para acompanhar esse crescimento com a gestão financeira. Você não precisa gastar seu tempo e nem recursos para colocar isso em prática.

Segurança e confidencialidade

As informações financeiras e contábeis da sua empresa são sigilosas e precisam de um padrão rígido de segurança e confidencialidade dos dados. Uma empresa de outsourcing experiente certamente possui uma preocupação especial com a segurança, privacidade e proteção para os dados que ficam armazenados segurança. Dessa forma, você pode ficar mais tranquilo e eliminar as complicações que surgiriam com o vazamento de dados.

Operações 24 horas por dia

Quando você terceiriza as rotinas contábeis e financeiras para terceiros, é possível que você opere durante 24 horas por dia. Enquanto isso, os funcionários contratados estariam disponíveis apenas durante 8 horas por dia, não é? Porém, o serviço de BPO Financeiro mantém as informações atualizadas em tempo real – agilizando a tomada de decisão.

Foco na atividade

Toda a agilidade proporcionada pelo BPO Financeiro permite que os funcionários da empresa possam focar nas atividades-fim da organização – otimizando o uso dos recursos e executando o core business da empresa. Ou seja, a sua organização se concentra nas suas principais competências enquanto a economia realizada com a gestão financeira pode facilitar o financiamento das atividades.

Você já conhecia todo o impacto positivo que o BPO Financeiro pode ter na sua empresa? O SOFICOM é uma solução fiscal certificada pela SAP que possui o BPO como um dos seus pilares. Visite a nossa página e descubra todos os recursos dessa ferramenta.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS