Cadeias de suprimento: o que muda durante e após da pandemia?
BLOG
Gestão Empresarial

Cadeias de suprimento: o que muda durante e após da pandemia?

31 de agosto de 2020

As cadeias de suprimento estão sendo diretamente impactadas pelos bloqueios impostos durante e até após a pandemia causada pelo novo coronavírus. A realidade da doença e da contaminação não é a mesma em todos os locais do mundo e demonstra como o processo de reabertura econômica pode ser impactado. 

Mesmo que em alguns locais a pandemia esteja controlada e o número de contaminados venha diminuindo a cada dia, em outros países os bloqueios ainda existem e se mantém. Isso leva a uma baixa demanda de consumo e consequentemente uma readequação da logística e fornecimento nas cadeias de todo o mundo. 

Quer saber mais sobre as mudanças causadas no mundo durante a após a pandemia do coronavírus e como impacta as cadeias de suprimento? Continue acompanhando a nossa publicação! 

O impacto da pandemia nas cadeias de suprimento

A pandemia do coronavírus chegou numa velocidade grande e conseguiu parar grandes economias mundiais principalmente pela preocupação com a vida e com o bem estar da população. E mesmo que em alguns países o pico do contagio já tenha passado, outros ainda vivem um crescimento do número de contaminações e bloqueios de circulação. 

Esse fato leva a uma baixa demanda e procura por produtos, consequentemente impactando as cadeias de suprimentos por todo o mundo. Mesmo um país que já passou pelo pico da pandemia não consegue aumentar a sua demanda devido a baixa demanda gerada pelos países que ainda estão com altos números. 

E mais, com as incertezas e dificuldades da retomada econômica, as cadeias de suprimento globais podem também ser impactadas por uma mudança no seu formato. A descentralização da produção pode sim ser uma realidade uma vez que a demanda por consumo pode gerar novos cenários econômicos. 

Um ambiente de mudanças durante e após a pandemia

O ambiente mundial ainda é de incertezas e as empresas e outros pontos importantes das cadeias de suprimento devem se preparar para lidar com esse novo cenário. Os processos também irão mudar e a adoção de ferramentas tecnológicas também vem como um auxílio a proteção e segurança no pós pandemia. 

Outro ponto importante é entender os impactos dessas mudanças nas cadeias de suprimento por todo o mundo. Existem sim algumas boas práticas e ações que conseguem ter um resultado efetivo. Um fator importante e que todos precisam ter é a resiliência frente as mudanças e uma visão crítica e analítica sobre o papel da sua empresa frente a este cenário. 

Entenda as mudanças nas cadeias de suprimento durante e após a pandemia 

Entender este novo cenário de mudanças é a principal forma de se manter preparado e atento ao que está acontecendo no mundo. E esse entendimento aliado a uma visão analítica permite uma melhor tomada de decisões. E mais, as mudanças nas cadeias de suprimento podem significar um novo formato de gestão empresarial. 

Ter um parceiro como a Cast também é uma ótima forma de se manter preparado para um cenário de pandemia e para a retomada pós pandemia. Com a sua grande gama de soluções, consegue agregar mais valor ao negócio e manter a eficiência e a produtividade como pontos centrais da gestão da empresa.

Aposte em soluções de tecnologia

A tecnologia veio para ficar e mesmo antes da pandemia causada pelo novo coronavírus já mostrou que tem um potencial transformador grande para a maioria das empresas. E durante e após a pandemia demonstra que pode entregar muito mais benefícios com a utilização correta de ferramentas que auxiliam o dia a dia. 

Um ótimo exemplo são as tecnologias de digitalização e aprendizado de máquinas em conjunto com os processos complexos de tomada de decisão das cadeias de suprimento. A integração e o processamento de dados de várias empresas diferentes pode auxiliar o trabalho de todos, permitindo que a informação flua. 

Isso permite uma tomada de decisão mais assertiva e até a adoção de soluções mais eficientes como a diversificação de fornecedores por todo o mundo.

Tenha uma base de fornecedores diversificada

Já foi dito que a tecnologia pode auxiliar na hora de se ter uma base de fornecedores diversificada para a cadeia de suprimentos. E num cenário de pandemia e de diminuição da produção mundial, é importante encontrar saídas e fornecedores com disponibilidade de estoque.

Assim, permite-se a continuidade das vendas, mesmo com algum bloqueio ou atraso devido a pandemia. As empresas que apostam nessa linha conseguem ter uma segurança de estoque maior, mesmo após grandes pólos produtivos mundiais como a China desacelerar a sua produção. 

É importante contar com empresas parceiras e apostar no coletivo

Uma realidade que a pandemia mostrou ao mundo após algumas economias pararem: ficou claro que pequenas empresas não tem um fluxo de caixa que a permita sobreviver um longo período sem produção. E é importante que nesta hora o coletivo fale mais alto junto com a manutenção de um ambiente saudável de negócios. 

Sendo assim, deve-se buscar melhores formas de negociação e até renegociação de prazos, contratos e pagamentos. Empresas maiores podem antecipar capital para que empresas menores consigam manter as suas atividades por mais tempo. Os contratos não precisam ser rompidos e a comunicação e o entendimento são as melhores armas para a saída coletiva do período de crise causada pela pandemia. 

O consumidor precisa se sentir seguro

Mesmo após a reabertura de lojas e centros de conveniência, o consumidor final precisa se sentir seguro para retomar a sua rotina de consumo e de compras. Isso significa que mesmo com as fábricas reabrindo, não necessariamente toda as partes das cadeias de suprimento pelo mundo retornarão a sua realidade de antes da pandemia. 

O futuro ainda depende de cautela e uma análise correta, passando principalmente segurança ao consumidor final. E a empresa precisa de resiliência e calma para traçar um plano correto e viável para se manter neste período conturbado causado pela pandemia do coronavírus. Por isso é tão importante ter um parceiro como a Cast para auxiliar neste período. 

Saiba mais! 

A Cast group é o parceiro ideal para que a sua empresa tenha todo o apoio durante e após a pandemia causada pelo coronavírus. Além disso, se manter enfrentando e superando os desafios necessários com resiliência e uma análise correta dos indicadores para a manutenção da saúde do negócio e das cadeias de suprimento. 

Quer saber mais sobre como a Cast pode ajudar a sua empresa? Continue acompanhando as publicações no nosso blog! 



Tags: Cadeia de suprimentos e Supply Chain
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS