A Inteligência Artificial tornou-se uma forte aliada das organizações que precisam lidar com altos volumes de oportunidades e geração de leads, principalmente porque fornece suporte nos diferentes estágios de vendas. E os chatbots são um ótimo exemplo das soluções digitais que contribuem nas atividades do departamento comercial.

Várias inovações podem contribuir com o time comercial, mas quando o assunto é tornar o processo de vendas mais rápido, eficiente e inteligente, os chatbots ganham grande destaque.

Apesar de ter ganho popularidade por agilizar as respostas ao público, os chatbots também cumprem um papel excelente nas rotinas comerciais – melhorando a qualidade do lead e diminuindo o ciclo de vendas.

Com soluções digitais capazes de entender as intenções por trás das perguntas que recebem, elas podem fornecer as informações exatas que os usuários estão procurando no momento preciso, sempre que necessário. Dessa forma, surgem oportunidades sólidas para as vendas – além de cross selling e up selling.

O grande ponto é conseguir entender exatamente como a tecnologia dos chatbots podem ser incorporadas nas rotinas do departamento de vendas. Quando isso ocorre, os resultados de vendas da organização podem escalar rapidamente.

COMO OS CHATBOTS CONTRIBUEM PARA AUMENTAR AS VENDAS?

1. Qualificação dos leads para a equipe de vendas

Os esforços de sua equipe de vendas podem ficar pesados quando eles têm uma lista enorme de clientes em potencial para trabalhar. Nesses cenários, você pode apresentar um conjunto de perguntas qualificadas predefinidas com chatbots para os clientes em potencial responderem.

Dessa forma, os chatbots diminuem a carga de trabalho da equipe e podem gerar uma lista de leads de qualidade com maior probabilidade de conversão.

Os chatbots são bons em nutrir os leads no topo do funil. Veja como isso pode ser colocado em prática:

  • Obtendo informações. Imagine uma empresa que atenda clientes interessados na compra de imóveis. Nesse caso, os chatbot pode ser programado para fazer perguntas relacionadas à localização, faixa de preço e comodidades que os clientes preferem. Dessa forma, a inteligência artificial pode coletar dados necessários sobre o cliente, economizando muito tempo da equipe de vendas.
  • Entrega contínua de conteúdo. Os chatbots podem ser configurados com critérios de segmentação para entregar os conteúdos certos para as pessoas certas – seja com base na demografia, interesses, ações executadas na página ou outros fatores. Dessa forma, é possível construir bons relacionamentos com os potenciais clientes.

2. Gerenciamento de leads em tempo real

As equipes de vendas são compostas por humanos, certo? Eles não trabalham fora do horário comercial, tiram folgas e podem até precisar de um tempo de descanso após um dia agitado.

Por outro lado, não é possível deduzir quando um cliente em potencial chegaria com interesse ao site da sua empresa. Talvez seja durante o horário comercial, mas talvez seja no meio da madrugada ou na tarde de domingo. E, até que um profissional esteja disponível para respondê-lo, o seu potencial cliente pode ter mudado de ideia – ou, pior, decidido pela compra com um concorrente.

Os chatbots formam uma estrutura sempre ativa, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano. Portanto, você pode ter certeza de se envolver com os leads a qualquer momento – melhorando a experiência do cliente e garantindo que as oportunidades sejam aproveitadas.

Além disso, os chatbots são menos propensos a erros. Isso melhorará a eficiência e a produtividade das operações de negócios e até fornecerá melhores interações com os usuários.

3. Acesso a dados relevantes

Quanto mais informações sobre os potenciais clientes estiverem informações, melhor pode ser a performance da equipe comercial em suas abordagens, certo? Porém, coletar e organizar essas informações pode consumir bastante tempo e recursos.

Para combater esse problema, os chatbots entram em ação, simplificando as coisas para sua equipe de vendas. Todo registro de bate-papo pode incluir muitas informações relevantes sobre os interesses dos clientes, as perguntas que eles têm, suas principais objeções, etc.

Quando todos esses dados estão à disposição da sua equipe de vendas, eles podem ter uma visão clara dos desejos e problemas de um lead, ajudando-o a suprir suas necessidades. Assim, toda a acessibilidade dos chatbots ajuda sua equipe a aumentar as vendas.

4. Diminuição do ciclo de vendas

Muito dinheiro e tempo são gastos pelas empresas para nutrir um lead até que ele esteja preparado para ser abordado por um vendedor. A IA pode permitir que as empresas gastem menos tempo na prospecção e mais tempo na venda. Com os dados do usuário e as informações de pontuação de leads coletadas por um chatbot inteligente, o ciclo de vendas pode ser reduzido significativamente.

Portanto, o chatbot faz a prospecção e o acompanhamento, enquanto a equipe de vendas está focada em realmente vender para oportunidades qualificadas. Isso permite que eles se concentrem nas pessoas que já estão procurando sua solução ou produto e tornando um processo mais agradável para o vendedor e o cliente.

5. Estímulo a vendas cruzadas e up-selling

As vendas não vêm apenas de novos clientes. Uma excelente estratégia é capitalizar aqueles que já confiam em seus produtos ou serviços. Para fazer isso, você só precisa garantir que os produtos certos sejam oferecidos ao cliente certo.

Ao coletar dados do cliente, um chatbot pode fazer recomendações inteligentes de produtos. A oferta de outros produtos com base no comportamento do usuário pode criar uma experiência do cliente muito mais individualizada e levá-los ao produto que eles estão procurando. Ou seja, os chatbots também podem promover o aumento de vendas com cross selling e up selling.

6. Possibilidade de integração com CRM

Seus esforços de vendas dependem muito da utilização dos dados do CRM (Customer Relationship Management). É o local em que todas as interações dos clientes em potencial são registradas e usadas quando sua equipe está tentando realizar uma venda. Quanto mais esses processos fluírem, maiores são as chances de sucesso de seus esforços.

Portanto, outra forma eficiente de aumentar as vendas é promover uma integração entre chatbots e seu CRM. Quando os logs de bate-papo são armazenados no CRM, qualquer um de seus vendedores pode extrair dados pertinentes e interações anteriores instantaneamente.

Trata-se de uma maneira de centralizar todas informações em uma única plataforma e oferecer uma solução completa para os membros de sua equipe de vendas.

Você já conhecia essas formas de aumentar as vendas com os chatbots? A tecnologia possui um papel cada vez mais relevante no setor comercial das organizações. Descubra como as soluções em CRM da Cast Group podem ajudá-lo.