A sua empresa já possui um bom planejamento tributário? Para superar o desafio de manter as finanças em dia e alcançar o compliance fiscal, um estudo aprofundado sobre a tributação da organização pode fazer toda a diferença. E essa rotina se torna inda mais fácil quando você possui uma boa ferramenta para auxiliá-lo – como o SOFICOM.

O Brasil é marcado por um sistema tributário complexo e oneroso para os contribuintes. Apesar de não ser possível eliminar as despesas com impostos, é possível executar ações para reduzir ao máximo esses custos dentro dos limites legais. Em um mercado repleto de concorrentes, esse pode se tornar um grande diferencial competitivo.

Quanto mais prático for realizar um planejamento tributário, melhores podem ser os resultados conquistados. E é justamente isso que o SOFICOM promove para os profissionais dos departamentos financeiro e contábil.

 

Soficom

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Muito fala-se do planejamento tributário, mas você sabe quais são as vantagens dessa rotina? Uma organização tem muito a ganhar quando possui mais conhecimento e controle sobre suas despesas e obrigações fiscais. Veja os principais pontos que ressaltam a importância do planejamento tributário:

Garantia do compliance fiscal

Uma pessoa jurídica precisa acompanhar uma infinidade de legislações que são alteradas com frequência. São leis federais, estaduais e municipais que criam diversas obrigações relacionadas aos tributos recolhidos. Sem um acompanhamento de todas essas exigências legais, pode se tornar difícil não cometer um deslize – gerando multas e outras penalidades.

O planejamento tributário é um estudo detalhado de todas as obrigações que uma empresa deve cumprir – desde o recolhimento de todos os  tributos até as obrigações acessórias relacionadas ao envio de informações e armazenamento de documentos. Assim, você ganha mais segurança para cumprir cada uma das exigências e alcançar o compliance fiscal.

Redução de custos

Outro dos objetivos do planejamento tributário é promover uma redução de custos. Para manter a sua empresa operando dentro dos limites legais existem várias possibilidades a serem exploradas: diferentes regimes tributários, incentivos fiscais, entre outras decisões que geram impactos sobre as despesas.

Portanto, um estudo sobre as melhores alternativas a serem seguidas pode representar uma diferença nos gastos ao longo do ano. A opção pelo Lucro Presumido em vez do Lucro Real (e vice versa) pode gerar uma redução no valor total a ser recolhido como Imposto de Renda, por exemplo. Mantendo todas as obrigações em dia ainda é possível diminuir a carga tributária.

Organização financeira

Quanto maior é a previsibilidade que você possui sobre as despesas, melhor pode ser a organização do fluxo de caixa. E os gastos inesperados com o recolhimento de tributos ou multas por erros nesse processo podem comprometer esse fluxo financeiro. Portanto, o planejamento tributário também gera impactos positivos na organização das finanças de uma empresa.

BOAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O planejamento tributário envolve todos os aspectos relacionados aos tributos de uma empresa. Para que isso funcione, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas:

  • Escolha do regime tributário adequado: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido? Muitas empresas podem se enquadrar em um desses três regimes tributários, mas para encontrar a melhor opção é fundamental que exista um bom estudo e simulações de cenários.
  • Estudo dos benefícios fiscais: Muitos setores possuem acesso a benefícios ficais – como a redução da base de cálculo, direito a crédito tributário ou isenção total. Fique atento às novidades para não deixar de aproveitar os benefícios que a sua organização tem direito.
  • Armazenamento de documentos fiscais: Além de recolher tributos, as empresas também precisam cumprir obrigações acessórias e armazenar os documentos pelo prazo mínimo definido na legislação. Esse registro não pode ficar de fora do planejamento tributário.
  • Conhecimento sobre todas obrigações fiscais: O principal desafio para muitas empresas é dominar todas suas obrigações fiscais. É necessário emitir notas fiscais, recolher tributos, fazer a escrituração contábil e fiscal, informar sobre os funcionários contratados, entre inúmeras outras exigências dos entes federais, estaduais e municipais.
  • Uso de um sistema digital: As empresas estão cada vez mais modernas. E os setores contábil e financeiro não ficam de fora dessa tendência. Lidar com todas essas informações se torna mais fácil com um sistema digital para armazenamento e gerenciamento dos dados contábeis e fiscais.

COMO O SOFICOM FACILITA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

O SOFICOM é uma solução fiscal que automatiza a geração das obrigações fiscais e aumenta a eficiência operacional das equipes fiscais, tributárias e contábeis, em total conformidade com a legislação vigente. A plataforma possui uma solução modular e personalizada de acordo com a necessidade de cada empresa.

Ou seja, o SOFICOM opera em um ambiente único, dispensando a necessidade de interfaces e extratores entre o SAP e soluções externas. O objetivo da solução é reduzir problemas operacionais da área fiscal, aumentando o desempenho e a gestão para que sua empresa possa colocar em prática o planejamento tributário.

Entre os resultados que você pode conquistar com o SOFICOM está a redução da carga tributária da sua organização por meio de um planejamento tributário. Basicamente o SOFICOM irá evitar problemas fiscais e ajudar a empresa a projetar com mais acerto seu planejamento tributário.

O SOFICOM auxilia na visão das várias opções de modalidades de tributos federais, estaduais e municipais, de acordo com o porte, o volume de negócios, e a situação econômica da empresa, para que possa ser escolhida a melhor forma de recolher impostos com menos despesas, sempre de acordo com a legislação vigente.

Além disso, as funcionalidades da solução atuam em todo o fluxo PDCA (PLAN > DO > CHECK > ACT) visando trazer melhoria contínua para a empresa, provendo informações atualizadas para tomadas de decisão e planejamento. Com fácil acesso à informação e fluxos bem estruturados, torna-se mais fácil organizar um processo de planejamento tributário.

 

Fale com nossos especialistas!

Fale com nossos especialistas!