Como a gestão estratégica faz a diferença no setor de autopeças?
BLOG
Gestão Empresarial

Como a gestão estratégica faz a diferença no setor de autopeças?

20 de abril de 2022

A gestão estratégica é o principal caminho a ser seguido na busca pelo crescimento de uma organização. É por meio dela que a empresa consegue traçar metas e direcionamentos de ações que tragam um melhor desempenho.

Para o setor de autopeças, investir em uma gestão estratégica é considerado um diferencial para expandir o segmento. Embora os índices apontem tendências de crescimento, ainda é necessário superar alguns desafios.

No Brasil, cerca de 200 mil CNPJs são de varejistas de autopeças. Esse dado abre a margem da ampla concorrência do negócio, bem como expõe o desafio do setor em prospectar novos clientes.

O segmento, que possui presença significativa na economia brasileira, também precisa lidar com outro impedimento na hora de romper com os limites geográficos. Durante a pandemia, as mudanças nos hábitos de compras dos clientes mudaram. Isso levou um alto número de usuários a adquirir os seus produtos de forma virtual. E vale ressaltar que essa nova tendência na forma de consumo veio para ficar.

Para o setor de autopeças, isso se refletiu de forma positiva no aumento das importações. De acordo com o relatório divulgado pelo Sindipeças, os valores destas movimentações atingiram um platô superior a US$ 1 bilhão, desde março de 2021.

Os indicativos mostram um cenário favorável para a indústria de autopeças. Por isso, a implementação de uma gestão estratégica possibilita, de forma prática e simplificada, solucionar os desafios do setor e garantir seu desempenho.

Neste texto, abordaremos por que aderir ao uso da gestão estratégica é essencial para o setor de autopeças. Confira os tópicos que serão abordados:

  • Como a gestão estratégica auxilia no desempenho da empresa?
  • Quais são os desafios do setor de autopeças?
  • Como implementar a gestão estratégica no setor de autopeças?
  • Como aderir ao uso de ferramentas de gestão ajuda no controle do setor de autopeças?

Boa leitura!

Como a gestão estratégica auxilia no desempenho da empresa?

A gestão estratégica se trata do conjunto de ações desempenhadas pela empresa, com o intuito de fortalecer o seu crescimento.

Para isso, é feito um estudo de mercado, levando em conta as tendências externas e internas da organização. A equipe é instruída acerca de quais são as metas a serem batidas, e assim, direcionar estratégias assertivas ao mercado.

A partir da gestão estratégica, a empresa consegue melhor visualizar quais pontos devem ser melhorados e, o que mais está trazendo resultado. Isso auxilia na hora da oferta de produtos e na identificação de qual está sendo a necessidade do público naquele momento.

Esse amplo planejamento impacta diretamente no aumento de lucros, uma vez que passa a existir um controle de produção eficaz. Além de também favorecer um melhor aproveitamento das habilidades do time, proporcionando uma melhor sincronização dos setores dentro da empresa.

Sendo assim, a gestão estratégica se torna uma grande aliada na busca por resultados de forma ágil e prática.

Quais são os desafios do setor de autopeças?

O setor de autopeças está em plena fase de ascensão. Com a flexibilidade de circulação, dado o controle da pandemia e a adesão ao uso de canais virtuais para as vendas, as tendências apontam para a expansão do setor.

Entretanto, mesmo já marcando presença nos índices econômicos no país, a indústria de autopeças precisa ainda superar alguns obstáculos para se consolidarem. São eles:

Alta concorrência

Estar atento à movimentação da concorrência é crucial para o desenvolvimento de todo negócio. Para o setor de autopeças, não seria diferente, já que o segmento tem se mostrado uma boa área para se investir, dado aos resultados positivos do setor.

Isso aumenta em escala a concorrência local, além de que o alto uso dos canais para venda online, dão margem para o mercado internacional também se instaurar em meio à alta competitividade.

Com isso, é necessário investir em estratégias que possam destacar seu negócio em meio aos outros, através de maiores divulgação do seu serviço e ofertas, que transmitam credibilidade ao cliente.

Investimento em marketing

O setor de vendas é um dos mais afetados pela falta de investimento em marketing. Pois, em muitos casos, a empresa produz alta escala e, na hora de disparar esses itens no mercado, não obtém um bom resultado.

Essa falha se dá pela falta de conhecimento da importância de investir em treinamentos para a equipe e, assim, qualificá-los para atrair destaque para o seu negócio.

Mudanças nos hábitos do consumidor

Esse é o principal desafio do setor de autopeças, tendo em vista que, além do alto uso dos canais de digitais, o consumidor também anseia pelo imediatismo.

O cliente não está interessado apenas em adquirir o produto, ele precisa sentir confiança de que se necessitar de alguma resposta, terá um canal de atendimento eficiente. E, ao efetuar a compra, o prazo de entrega será realizado de forma hábil.

Para isso, a logística do setor de autopeças precisa estar alinhada, levando em conta as mudanças nos hábitos de consumo e, visando a melhor forma de atender a necessidade de seu cliente.

Como implementar a gestão estratégica no setor de autopeças?

Para o varejo de autopeças, é de extrema importância investir na gestão estratégica para alinhar o funcionamento do setor. Mas, ao implementar o gerenciamento, é necessário seguir alguns passos para o resultado ser efetivo.

Analise o desempenho do seu negócio.

Antes de investir, é necessário saber como está. Por isso, é importante desenvolver um padrão nas informações e registros da empresa para eventuais consultas.

Através desses dados, será possível analisar quais ações trouxeram um resultado efetivo e, quais precisam ser corrigidas. A partir deste processo, é possível traçar novas métricas a serem batidas.

Para autopeças, isso se aplica em quais produtos tiveram melhores saídas e qual é a demanda dos clientes naquele período para atenderem de forma precisa.

Faça bom uso dos dados registrados

A importância de se anexar todos os dados da empresa, permite desenvolver uma melhor análise dos custos e, como evitar problemas com a Fisco.

Para autopeças, ter informações de custeio ajuda na hora de atribuir os preços, tendo como parâmetro o valor investido. Possibilitando, também, uma melhor percepção daquilo que está sendo gasto e como buscar uma alternativa para solucionar a questão – além de servir como base na hora de investir em algo novo e com diferencial para o mercado.

Treine sua equipe

Para atrair melhores resultados, é importante alinhar as funções de cada membro da equipe de forma padronizada. Através de um melhor diálogo e abertura para uma melhor comunicação, se torna mais fácil atingir as métricas estabelecidas.

O setor de autopeças pode se beneficiar disso, uma vez que, quando a equipe está à par do andamento geral da organização, pode propor ideias e ações que tragam ainda mais crescimento, além de criar um ambiente harmônico em que todas as áreas conversam entre si.

Tenha controle do seu estoque

Um fenômeno recorrente e cada vez mais comum é o fato de as empresas produzirem em larga escala sem analisar o quanto já foi desenvolvido. Isso se dá pela falta de gerenciamento em controlar esse setor.

A partir do controle de estoque, é possível remanejar aquilo que já se tem produzido e ver, de maneira ampla, o que está no radar das necessidades dos seus clientes.

Isso reflete no setor de autopeças na diminuição de custos para produção de algo já estocado – o que abre margem para a empresa ter um melhor direcionamento na hora de impulsionar as vendas.

Como aderir ao uso de ferramentas de gestão ajuda no controle do setor de autopeças?

Aplicar cada passo em busca da gestão estratégica pode ser trabalhoso, se não houver a ajuda de ferramentas que auxiliem durante o processo.

As ferramentas de gestão têm em sua funcionalidade, a capacidade de contemplar todo o andamento da gestão estratégica de forma prática e eficiente. Por meio de um único sistema, é possível armazenar dados, traçar o perfil do cliente, ter análises do desempenho da empresa e visualizar o que precisa ser melhorado.

Investir em um ERP para a gestão do setor de autopeças faz toda a diferença na gestão do negócio. Uma vez que a busca pela otimização de tempo é algo recorrente, ter um sistema que automatize processos é mais um aliado na busca por melhorias para o segmento.

Os softwares de gestão, além de proporcionarem tais facilidades, também contribuem para o gerenciamento de todas as áreas da empresa. Cria-se uma padronização eficiente de dados, de fácil alcance.

Tudo isso pode ser adquirido a baixo custo e, de forma simplificada, já que a ferramenta pode ser implementada ao sistema já desenvolvido pela empresa, sem a necessidade de ter que recomeçar novamente.

Ficou interessado em implementar um ERP na sua empresa de autopeças? Entre em contato com a Cast group e confira os serviços disponíveis!

Com 30 anos de mercado, a Cast Group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI a TA e outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP – uma referência mundial do tema. Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

Conclusão

O setor de autopeças possui um grande potencial para atingir marcas de crescimento ainda mais altas. Entretanto, ainda existe um longo caminho em busca da solução dos desafios para consolidar o setor.

A gestão estratégica vem como uma importante aliada por fornecer alternativas nesse processo. A partir da iniciativa da implementação de estratégias assertivas, o uso de ferramentas de gestão pode auxiliar ainda mais o desempenho do setor.

A partir de uma gestão eficiente, obtém-se maior controle e otimização de tempo, algo crucial para o bom funcionamento do setor de autopeças. Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.

 



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS