Como a tecnologia ajuda empresas a reduzir custos? - Cast group
BLOG
Fiscal Gestão Empresarial

Como a tecnologia ajuda empresas a reduzir custos?

16 de maio de 2019

Encontrar formas efetivas de reduzir custos nas empresas sempre esteve entre os objetivos dos administradores. A lógica por trás disso é bastante clara: quanto menores são as despesas, maior é a lucratividade alcançada. Porém, cortar os custos sem gerar impactos negativos no desempenho empresarial nem sempre é uma tarefa simples.

A evolução da tecnologia surgiu como uma aliada dos gestores para a redução de custos. Trata-se de uma maneira eficiente de melhorar o desempenho operacional e minimizar os gastos necessários. A substituição dos processos manuais pela automação gera muitos benefícios em toda a estrutura organizacional e leva uma empresa até um novo patamar.

Hoje, as empresas podem armazenar toneladas de dados virtualmente em armazenamento na nuvem, gerar e-mails automatizados, realizar operações comerciais com a ajuda de softwares personalizados e negociar transações com dinheiro simplesmente deslizando um cartão. Esses luxos não estavam disponíveis há alguns anos e o custo de administrar um negócio era alto demais. Mas as coisas mudaram agora.

Você já parou para refletir sobre o papel da tecnologia para reduzir custos nas empresas? Ao longo deste artigo veremos todo o impacto causado pelo uso das novas soluções digitais. Confira!

Como a tecnologia contribui com a redução de custos?

O uso da tecnologia pode ajudá-lo a reduzir custos de diversas maneiras diferentes. A automação no envio de e-mails pelo setor de marketing, um sistema contábil que reduz a necessidade de mão de obra ou uma máquina capaz de reduzir o desperdício e consumir menos energia elétrica são ótimos exemplos disso.

Os impactos das soluções tecnológicas afetam tanto as atividades diretas quanto indiretas. E é esse conjunto de mudanças que promove uma redução tão expressiva nas despesas. Confira algumas das vantagens da tecnologia que levam à redução de custos:

Diminuição de falhas e erros

O custo de produção não deve ser apenas sobre o produto acabado. Se o produto estiver com defeito, isso também será representará um custo para a sua empresa. Você terá que lidar com o custo dos materiais de produtos descartados, reparos ou reembolso de seus clientes.

Com o uso de máquinas com capacidade de aprendizado e equipadas com tecnologias de ponta, é possível diminuir as chances de erros. Assim, você também diminui o desperdício e o número de produtos devolvidos à sua empresa. Além disso, também deixa os clientes mais felizes, melhorando a reputação geral da empresa.

Redução da necessidade de mão de obra

Sua empresa está contratando muitos funcionários para realizar tarefas que podem ser automatizadas? O avanço tecnológico pode ajudar as empresas a terem a chance de operar com um número menor de funcionários. E isso não significa que a qualidade do trabalho está comprometida. A verdade é que a automação pode até melhorar o trabalho realizado.

Monitoramento da produtividade

O monitoramento de produtividade é tão importante quanto o trabalho em si. As novas tecnologias podem ajudar as empresas a verificar se os processos internos funcionam da maneira como deveriam ou se estão atrasados. Quando houver uma área em que precise de melhorias, é mais fácil realizar correções e ajustes.

Melhoria da comunicação entre funcionários

Você já reparou como as falhas na comunicação ou a dificuldade na cooperação entre os funcionários podem gerar um aumento desnecessário nos custos? A tecnologia cria as condições para que as informações sejam trocadas com mais facilidade – além de gerar a oportunidade do trabalho remoto, que pode ajudá-lo a economizar dinheiro com a estrutura física da organização.

Otimização de marketing e vendas

Embora ainda seja bom usar vários meios de publicidade, a publicidade digital ganha destaque no mundo digital. Isso acontece porque anunciar online representa custos inferiores e permite que você monitore os resultados com mais precisão. Além disso, com a IoT, uso de big data e algoritmos de segmentação, sua publicidade é muito mais focada e eficaz.

Soluções que podem ajudar as empresas a reduzir custos

Todos esses benefícios que ajudam a reduzir custos são colocados em prática através de soluções digitais que podem ser incorporadas às rotinas das empresas. São várias inovações que podem se integrar para promover saltos no desempenho de uma organização. Veremos a seguir algumas das soluções que você pode usar na sua empresa para reduzir custos:

Software de CRM

A receita para fazer um negócio bem-sucedido é fazer os clientes felizes, certo? Isso exige que as empresas criem boas relações com os clientes que compram delas. No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer. Os clientes de hoje têm muitas opções e precisam do melhor – e a tecnologia pode ajudá-lo nesse sentido.

O software CRM pode armazenar todos os tipos de dados do cliente e permitir que você atenda especificamente a cada consumidor. Isso permite que você satisfaça os clientes de uma maneira melhor, sem precisar se preocupar, pois a maioria dos trabalhos é automatizada – o que também gera uma redução nos custos com a aquisição de clientes.

Armazenamento na nuvem

Muitos dados precisam ser mantidos de maneira ordenada para o funcionamento adequado de uma empresa – e os custos com armazenamento podem se tornar bastante elevados. Uma solução para esse problema é o armazenamento na nuvem. Essa tecnologia transformou a forma como os dados são gerenciados, eliminando a necessidade de salvar dados em discos rígidos. Com a computação em nuvem, as empresas podem armazenar e acessar dados pela internet, independentemente de onde estejam.

Assim, você elimina a necessidade de manter vários discos rígidos e se preocupar com a manutenção ou reparo desses equipamentos de alto valor. As empresas podem comprar uma assinatura e usar um pacote de dados conforme suas necessidades e reduzir custos.

Robôs autônomos

Hoje em dia tudo é automatizado. Você não tem apenas software para automatizar processos, mas também robôs colaborativos que são usados nos ambientes de produção todos os dias e podem ajudar a reduzir a carga de trabalho. A aplicação da IoT e do machine learning permite que os equipamentos usados sejam cada vez mais eficientes.

Software ERP

Um software ERP ajuda as empresas a reduzir custos de duas maneiras:

  1. Você reduz os custos para ter acesso às informações necessárias para a tomada de decisão;
  2. Com base nas informações coletadas, você pode tomar as decisões certas para reduzir os custos em toda a estrutura organizacional.

Estamos falando de um software desenvolvido para integrar as informações de toda a empresa de forma automatizada. Dessa forma, torna-se possível reduzir o tempo gasto com a coleta e análise dessas informações – otimizando seus processos de negócio através das melhores práticas e insights em tempo real.

Solução fiscal

As obrigações contábeis e fiscais fazem parte da rotina de qualquer organização brasileira, certo? Para evitar complicações legais e garantir o cumprimento de todas as obrigações com eficiência e minimizando os custos, é possível adotar uma solução fiscal. Esse software funciona de maneira integrada ao ERP – atuando no desempenho operacional e apoio à gestão, para que sua empresa se mantenha em conformidade tributária.

Você já conhecia o papel da tecnologia para reduzir custos das empresas? Gostaria de aprender mais sobre a aplicação da tecnologia no setor fiscal? Então confira o e-book Otimização de Processos nas Rotinas Fiscais!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS