Como a transformação digital ajuda o setor de logística e transportes na crise?
BLOG
Gestão Empresarial

Como a transformação digital ajuda o setor de logística e transportes na crise?

17 de junho de 2020

A crise é sim uma época difícil e quando está relacionada a uma pandemia, o desafio se torna ainda maior. Com a transformação digital, algumas barreiras impostas pelo vírus podem ser transpostas utilizando a tecnologia. E o setor de logística e transportes é um dos mais importantes para que o impacto seja o menor possível na sociedade.

Mesmo com o avanço da tecnologia, o mundo tem a necessidade pelo abastecimento de produtos e a transformação digital é o ponto principal na hora de garantir a eficiência e a segurança necessária para um bom trabalho.

Quer saber mais sobre como a transformação digital pode auxiliar o setor de logística e transportes nos cenários de crise? Continue acompanhando a nossa publicação!

A transformação digital no setor de logística e transportes

O principal objetivo da utilização da tecnologia no setor de logística e transportes é permitir que ocorra uma maior integração entre os diferentes pontos da cadeia, melhorando o fluxo de informação e a visualização das operações que estão acontecendo naquele momento, em tempo real.

Com essa premissa, a automatização dos diferentes sistemas e a integração em uma única fonte de informação também permite que os processos se tornem mais simples.

A exemplo da internet das coisas e da alta conectividade de dispositivos, pode-se controlar a chegada de um insumo até a planta de produção, a sua transformação dentro dos processos da empresa e a sua posterior entrega ao cliente final – tudo de forma simples mas com um alto nível de tecnologia embarcada.

De tendência para necessidade no setor de logística e transportes

Com o avanço da aplicação e a necessidade crescente por maior controle e maiores níveis de eficiência, a tecnologia e a transformação digital tem se tornado uma necessidade para um mercado cada vez mais exigente. Empresas que já se preocupam com os indicadores do seu negócio, promovem ações e um melhor controle dos processos para se manterem saudáveis frente as crises.

O investimento em tecnologias como a automação, a robotização e até o aprendizado de máquina promovem um ambiente mais eficiente e são essenciais para manter o fluxo de mercadorias.

Em tempos de crise, é importante manter a máquina girando e se manter firme mesmo que ocorram algumas oscilações na demanda – ótimo exemplo da importância do investimento em tecnologias de análise preditiva.

A tecnologia como auxílio para tempos de crise e pós crise

Já é conhecido que a tecnologia pode ser uma das principais aliadas de qualquer negócio para manter um ambiente saudável e de crescente evolução nos processos. Durante esta crise, percebe-se uma incerteza e volatilidade nos negócios.

A transformação digital pode auxiliar num planejamento correto para o enfrentamento da crise e preparação de um melhor ambiente pós pandemia. Além de se preparar para um fenômeno de demanda represada, impulsionando e alavancando os negócios em níveis maiores do que os vistos antes da crise.

A aplicação da tecnologia no setor de logística e transportes

Um ótimo exemplo de como a tecnologia consegue auxiliar o setor de logística e transportes é na comunicação e transmissão de mensagens em tempo real, melhorando a visualização da operação. Conceitos que promovem a centralização de serviços e a unificação no tratamento de dados melhoram a tomada de decisão. 

Outro ponto importante é que realizar a simplificação de processos por meio da tecnologia auxilia também na solução de eventuais problemas de forma muito mais rápida e fácil.

Investir em tecnologia não é algo pontual e quanto mais um processo se digitaliza, mais a empresa consegue identificar oportunidades de otimização, criando então uma cultura de transformação digital.

O gerenciamento de transportes é outro exemplo do quanto a tecnologia pode impactar positivamente, proporcionando um maior controle sobre o planejamento de viagens, integrando diferentes pontos e melhorando a visualização das cargas que estão sendo movimentadas.

Isso permite agilidade durante este processo e ainda promove outras formas de otimizar esse tipo de ação, como a utilização de dispositivos conectados, integração entre diferentes sistemas e até mais transparência ao cliente final. Até o aprendizado de máquina pode ser aplicado para identificar padrões e variáveis envolvidas no processo, definindo qual a melhor rota para executar a entrega.

A crise e a pandemia do coronavírus estão impactando e mudando a forma como os consumidores interagem com a tecnologia e como consomem produtos e serviços. Já é realidade que o mundo mudou e o consumo também está mudando – além de mais exigentes, os consumidores estão percebendo a importância de um setor de logística e transportes digitalizado, que promova a eficiência e a segurança.

Saiba mais!

A transformação digital pode sim auxiliar o setor de logística e transportes em tempos de crise e fazer com que o setor se mantenha saudável ao momento atual da pandemia – estando preparado também para o que vem após a pandemia. O mundo mudou e a tecnologia se mostrou como a principal aliada na hora de manter os serviços operando com muito mais eficiência e qualidade, demonstrando a maturidade e o controle operacional.

As empresas que atuam no setor de logística e transportes percebem que os primeiros passos já estão sendo dados e que muito mais que uma tendência, a transformação digital é uma necessidade para o negócio.

Continue acompanhando o blog da Cast e saiba mais sobre como podemos te ajudar!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS