Como aplicar a tecnologia para antecipar o Compliance Fiscal?
BLOG
Fiscal

Como aplicar a tecnologia para antecipar o Compliance Fiscal?

28 de agosto de 2019

Qualquer empresa brasileira precisa cumprir uma série de obrigações fiscais para se manter dentro da legalidade, certo? Isso inclui o acompanhamento da legislação, monitoramento da previsão de entrega das demonstrações contábeis, recolhimento de tributos, obrigações acessórias, entre outras rotinas do departamento fiscal.

Considerando todas essas obrigações fiscais, as empresas passaram a ter uma preocupação especial com os seus processos internos. Foi dessa preocupação que surgiu o termo Compliance Fiscal – que está ligado cumprimento de todas as normas legais de uma pessoa jurídica. Na prática, são exploradas técnicas e ferramentas que têm o intuito de diminuir riscos e garantir que a empresa esteja sempre dentro da legalidade.

Imagine uma empresa que não possui controle sobre a previsão de entrega de suas obrigações acessórias e nem segue um fluxo definido para o recolhimento dos tributos. São grandes as chances do surgimento de problemas com o Fisco, não é? O Compliance Fiscal busca reduzir ao máximo essa possibilidade.

A boa notícia é que a tecnologia pode ser sua grande aliada para antecipar o Compliance Fiscal na sua empresa. Com o uso de soluções digitais que permitem a automação de processos, nunca foi tão fácil garantir o cumprimento das obrigações fiscais do seu negócio.

A importância do Compliance Fiscal

O Compliance Fiscal não é um objetivo que depende apenas do setor fiscal de uma empresa. As informações contábeis e fiscais são geradas por toda organização: compras, vendas, controle dos estoques, gestão de pessoas, entre outros. Por isso, a adoção de diretrizes que guiam a conduta dos profissionais se mostra tão importante para garantir o cumprimento das obrigações legais.

Um programa eficiente de Compliance Fiscal prevê boas práticas em toda a estrutura organizacional e gera uma série de benefícios:

  • Monitoramento de todas as obrigações: A agenda fiscal de uma empresa brasileira costuma ser repleta de eventos, não é? O Compliance Fiscal contribui no monitoramento de todas as obrigações fiscais e acompanhamento dos prazos de entrega.
  • Armazenamento de todos os documentos necessários: Além de cumprir as exigências legais, também é fundamental guardar os documentos exigidos pela legislação fiscal por um prazo mínimo. Um conjunto de diretrizes internas facilita um controle eficiente.
  • Automação da emissão de guias para o recolhimento dos tributos: Com o auxílio da tecnologia, o Compliance Fiscal também gera o benefício de agilizar o recolhimento dos tributos – garantindo que a empresa esteja sempre em dia com o Fisco.
  • Processo de auditoria interna: Em vez de aguardar pela fiscalização do poder público, é possível agendar processos de auditoria interna para encontrar possíveis falhas.
  • Redução dos riscos de penalidades: Com todos os cuidados tomados em relação a previsão de entrega das exigências e obrigações fiscais, a empresa consegue reduzir os riscos de penalidades.
  • Fácil acesso às informações fiscais: Ao estruturar um fluxo de processos mais claro, também torna-se mais fácil acessar a informações fiscais precisas e atualizadas.
  • Construção de uma imagem positiva da empresa no mercado: Uma empresa envolvida em problemas com o Fisco pode perder sua credibilidade no mercado, certo? Por outro lado, uma empresa que está sempre em dia com suas obrigações não enfrenta essas complicações.

Como usar a tecnologia para facilitar as entregas de obrigações fiscais?

Aceleração da coleta de dados e transparência são pontos fundamentais quando falamos sobre a antecipação do Compliance Fiscal. Com o uso das novas tecnologias é possível automatizar boa parte das rotinas do setor fiscal – incluindo o processamento das informações de toda a organização para agilizar o cumprimento de todas as obrigações fiscais.

Você quer ter mais precisão na previsão de entrega das obrigações acessórias? Basta consultar o software de gestão tributária. Ou então deseja analisar as despesas com impostos pagos durante o ano? Essa é outra informação que você pode obter facilmente, para ter mais controle sobre a gestão financeira da empresa em tempo real.

A contabilidade baseada nos processos manuais e no gerenciamento de uma infinidade de documentos em papel ficou no passado. A tecnologia reduz drasticamente as chances de falhas humanas e agiliza diversas atividades. Assim, você garante que nenhuma exigência legal passe despercebida pelos funcionários.

Quer entender melhor qual é o impacto da tecnologia sobre o Compliance Fiscal na prática? Então veja os principais recursos dessas soluções digitais:

Rapidez em processos básicos

O Compliance Fiscal é baseado no planejamento sobre os procedimentos realizados pela contabilidade. Porém, a forma como isso é colocado em prática faz toda a diferença. Uma solução fiscal digital permite a eliminação de vários processos manuais – incluindo automação da emissão de NF-e, movimentação de materiais, rotinas contábeis e fiscais, controle de estoque, entre outras atividades.

Redução de falhas humanas

Vários dos erros cometidos pelas empresas possuem origem em erros humanos. Uma simples falha de digitação poderia levar ao recolhimento de um valor menor do que o devido em relação a um imposto. Ou, então, tornar uma demonstração contábil incorreta. Com a possibilidade de automatizar processos, você reduz drasticamente as chances de falhas humanas.

Estruturação de um fluxo de trabalho claro e eficiente

Quanto mais claro é o fluxo de trabalho do departamento fiscal e financeiro, mais simples se torna cumprir as obrigações fiscais. Uma plataforma digital possui uma interface que facilita o acesso às informações e permite o acesso a todos os funcionários em tempo real. Ao combinar essa interface intuitiva com a diminuição de processos manuais, o fluxo de trabalho se torna mais claro e eficiente.

Integração com o poder público

Outra forma de ganhar tempo e antecipar o Compliance Fiscal é buscar a integração digital com o poder público. Isso pode ser observado na transmissão automática da NF-e, recolhimento de tributos e cumprimento de várias outras obrigações nas esferas federal, estadual e municipal.

Atualização constante

Quando falamos sobre Compliance Fiscal, manter-se atualizado em relação às exigências legais é essencial. Porém, esse é outra das rotinas que pode ser automatizada com auxílio da tecnologia. Uma solução fiscal digital está sempre em conformidade com a legislação vigente – realizando atualizações automáticas.

Precisão na previsão de entrega

Quanto mais informações úteis uma empresa possui, melhores podem ser as decisões tomadas, certo? Por isso, ter mais precisão na previsão de entrega de obrigações fiscais é importante tanto para guiar as atividades do departamento fiscal quanto para gerar mais previsibilidade para o setor financeiro. Mais uma vez, a tecnologia se mostra muito eficiente para ajudá-lo a ter mais controle sobre a previsão de entrega de obrigações fiscais.

Você já conhecia a importância da tecnologia para antecipar o Compliance Fiscal? O SOFICOM é uma solução fiscal certificada pela SAP que pode ajudá-lo a ter mais controle sobre a previsão de entrega das obrigações fiscais e otimizar processos no departamento fiscal. Conheça os recursos do SOFICOM em nossa página.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS