Como centralizar as informações de gestão de pessoas em um só lugar? - Cast group
BLOG
Recursos Humanos

Como centralizar as informações de gestão de pessoas em um só lugar?

26 de junho de 2019

Erros, retrabalho, perda de tempo com tarefas burocráticas, imprecisão, dificuldade para conciliar dados de inúmeros relatórios — apesar de todas as ferramentas tecnológicas que estão à disposição no mercado, muitas empresas ainda sofrem com esses problemas. É possível solucioná-los com recursos que integram dados, inclusive com aqueles desenvolvidos para centralizar as informações de gestão de pessoas em um só lugar.

Se você também já identificou esses problemas na sua empresa e quer resolvê-los de uma vez por todas, continue a leitura! Vamos explicar quais são as vantagens de softwares que centralizam os dados e operações e de que forma eles podem ajudá-lo a tornar o RH do seu negócio cada vez mais estratégico. Confira!

Por que centralizar as informações de gestão de pessoas?

Atualmente, o RH é visto como uma área estratégica das organizações. Entende-se que o departamento tem a responsabilidade de atrair talentos, selecionar candidatos aptos a exercerem as funções dentro da empresa e a alinhar os recursos humanos aos objetivos do negócio.

Portanto, trata-se de um esforço constante no sentido de avaliar a performance dos indivíduos e equipes, identificar necessidades e planejar ações para supri-las. Essa intervenção pode acontecer por meio da contratação de novos funcionários, realocação de pessoal ou treinamento do grupo que já trabalha na empresa.

O resultado desse ciclo de avaliação e aperfeiçoamento deve ser o aumento da produtividade e lucratividade do negócio. Para isso, o gestor de RH pode proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal bem como iniciativas para melhorar o clima organizacional ou a qualidade de vida dos colaboradores.

Porém, a realidade que se vê em muitas empresas ainda está longe disso. Em muitos departamentos de Recursos Humanos, a equipe fica presa a tarefas repetitivas ou burocráticas. Diversos aspectos são controlados por meio de ferramentas que, por falta de integração, exigem constante retrabalho e conferências, impedindo a atuação estratégica do setor.

A solução é centralizar as informações de pessoas em um só lugar. Quando isso acontece, o time de RH se liberta dessas tarefas burocráticas e tem tempo para planejar ações para melhorar o desempenho do grupo. Mais que isso, ele passa a tomar decisões baseado em dados coletados a partir da análise da performance dos indivíduos e equipes.

Como centralizar as informações de gestão de pessoas?

Atualmente, o mercado oferece diversas ferramentas que permitem centralizar as informações de gestão de pessoas. Por isso, é importante que a empresa escolha uma solução adequada às suas necessidades, que atenda plenamente suas demandas e possibilite mais que a realização de tarefas operacionais.

Então, selecionamos alguns fatores essenciais para uma escolha certeira. Veja quais são eles:

Busque uma solução completa para a integração

Só é possível centralizar as informações de gestão de pessoas quando a empresa conta com uma solução completa. Sem essa característica, o RH precisa trabalhar com vários sistemas paralelos, que geram dados a partir de um quadro parcial.

Isso significa que o departamento terá mais trabalho para conciliar os dados de diferentes fontes e que a atualização de uma delas não implica automaticamente da atualização da outra. Além de duplicar o trabalho do RH, essa dificuldade leva à obtenção de insights imprecisos.

O mercado oferece ferramentas com soluções completas. Com elas, é possível gerenciar e agilizar processos como recrutamento e seleção, integração/onboarding, desenvolvimento de carreira e sucessão. Elas também permitem criar e acompanhar o desempenho dos colaboradores, bem como os programas de aprendizagem e colaboração. Essas são as melhores alternativas.

Pense na mobilidade e segurança

Uma solução em nuvem permite que os dados sejam acessados a todo momento ou a partir de qualquer lugar. Portanto, se os gestores estão em reunião e querem obter informações sobre determinados colaboradores ou avaliar o desempenho de uma equipe, eles podem fazer isso por meio de dispositivos conectados.

Além do fácil acesso aos registros virtuais — o que dispensa a consulta a documentos físicos — o armazenamento dos dados em nuvem tem outras vantagens. Ao centralizar as informações de gestão de pessoas, é possível utilizá-las para criar comparativos instantaneamente. Também não existe o risco de extraviar os arquivos ou perdê-los em um eventual desastre.

Integre não só o departamento, mas todas as unidades da empresa

As soluções que permitem centralizar as informações da gestão de pessoas permitem integrar também os dados de empresas que possuem diferentes unidades. Elas possibilitam a padronização dos serviços e facilitam o manejo dos recursos humanos, mesmo que eles estejam geograficamente separados.

Os sistemas favorecem a transparência dos processos, pois os resultados de todo o grupo ficam disponíveis para todas as pessoas autorizadas a consultá-los. As avaliações de desempenho, por exemplo, permitem que os gestores identifiquem novos talentos dentro da própria organização, o que possibilitará que eles recebam ofertas de oportunidades para o crescimento na carreira.

Tome decisões baseadas em dados

No dia a dia, os gestores enfrentam uma série de dilemas relacionados ao manejo dos recursos humanos. Eles precisam definir contratações, realocações de pessoal, sucessões, promoções. Porém, nem sempre as impressões que os gestores imediatos têm dos colaboradores são suficientes para a decisão tomada seja aquela que produziria os melhores resultados.

Com soluções estratégicas para o RH, os gestores contam com uma série de dados para embasar suas decisões. Eles podem definir o melhor colaborador para assumir um posto de liderança, por exemplo, a partir do desempenho dele em avaliações. Para isso, é possível analisar e considerar as habilidades mais importantes para assumir esse desafio.

Portanto, quando o RH consegue centralizar as informações de gestão de pessoas, essas e outras avaliações deixam de ser subjetivas. Em um processo seletivo, o gestor pode comparar o perfil comportamental de um candidato com o de colaboradores que já exerceram a função em aberto e obtiveram um excelente desempenho. Dessa forma, a contratação se torna mais certeira.

Entendeu como centralizar as informações de gestão de pessoas e que tipo de ferramenta pode ajudá-lo a obter essa visão estratégica dos colaboradores? Quer saber mais sobre o impacto de plataformas tecnológicas na avaliação de desempenho e como elas podem ajudar seu negócio a potencializar resultados? Continue no blog e confira o post completo sobre esse tema!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS