Como funciona o SAP Business One?
BLOG
Gestão Empresarial

Como funciona o SAP Business One?

5 de janeiro de 2022

O SAP Business One, ou SAP B1, é um Sistema de Gestão Integrado (ERP) projetado especialmente para empresas em crescimento, permitindo uma visibilidade clara de todas as operações da gestão empresarial, bem como o controle completo de todos os aspectos de suas operações. Desenvolvida na Alemanha, essa tecnologia caracteriza-se por ser uma forma acessível de gerenciamento. Com esse recurso, é possível otimizar e administrar setores como contabilidade, finanças, compras, estoque, vendas, relacionamento com clientes, gerenciamento de projetos e gestão de recursos humanos.

A evolução tecnológica e digital trouxe mudanças na forma como empresários administram seus negócios. É preciso estar atualizado quanto a fluxos e operações, para garantir o crescimento de seu empreendimento. Esta visão única e ampla ajuda a estabelecer objetivos e alcançar metas. 

Outra vantagem é que o SAP Business One foi projetado para ter flexibilidade, podendo ser implantado em hardwares ou na nuvem, para ser acessado em qualquer local e em qualquer hora. Por funcionar tanto nas plataformas SAP HANA®  quanto nos servidores SQL Microsoft, é possível escolher a forma que se adapta melhor a cada empresa.

Qual a diferença entre SAP e SAP Business One

A sigla SAP significa, em tradução livre do alemão, Sistemas de Aplicativos e Produtos para Processamento dos Dados. O sistema foi criado em 1972, e desde então vem se adaptando às mudanças tecnológicas e sendo utilizado em diversos países com tradução em diferentes idiomas. Assim, pode-se entender que seria uma empresa responsável pelo desenvolvimento da metodologia de ERP, que se trata de um conjunto de normas sobre aplicativos que utilizam uma única base de dados. 

Já o conceito Business One veio como forma aprimorada de sistemas de tomadas de decisões, pensadas também para pequenas e médias empresas, desmistificando a visão de que somente grandes corporações têm acesso a recursos tecnológicos de alta precisão. É possível coletar informações, categorizando conforme sua relevância. 

Algumas das vantagens do SAP Business One são:

  • Entender a metodologia de funcionamento da empresa;
  • Automatizar processos e otimizar tempo e recursos;
  • Melhorar a comunicação;
  • Armazenar arquivos e informações pertinentes na nuvem;
  • Manter a segurança respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com um sistema inteligente e automatizado, é possível impulsionar negócios para acelerar seu crescimento, com soluções específicas para suas necessidades e potencial escalável.

O setor financeiro também encontra evolução em sua forma de gerir sistemas. A contabilidade pode ser realizada automaticamente, garantindo resoluções em menos tempo e com cálculos muito mais precisos. Funções como lançamentos diários, contas a receber e contas a pagar são feitas de forma 100% automatizada.

Conciliações bancárias, extratos bancários e pagamentos por métodos diversificados são feitos digitalmente, também havendo a criação de relatórios padrão ou personalizados a partir de dados em tempo real para revisões de planejamento e auditoria. Com essas implementações, o controle de fluxo de caixa, monitoramento de ativos fixos e custos de projetos. 

A partir desta ERP integrada, o atendimento ao cliente também passa por melhorias, já que as empresas possuem acesso imediato às informações essenciais para entender o comportamento do consumidor e quais suas dores a serem sanadas. A solução se torna personalizada e completa. 

Esses dados são utilizados para pesquisa sobre preferências de compradores, diferenciais que enxergam na sua empresa e o que preferem na concorrência, porém sempre de acordo com as normas da LGPD. Relatórios  são elaborados apresentando diferentes aspectos de formas de venda, previsões e monitoramento de canais de produção. A partir de então, é possível gerar campanhas de e-mail marketing, contratos de garantia e serviço de forma eficiente, registrar e responder chamadas de serviço. Todo o processo de pré e pós compra e/ou serviço é acompanhado, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. 

São diversos recursos disponíveis sem a necessidade de uma estrutura gigante de TI, sendo uma opção com excelente custo-benefício. Ao controlar estoques, averiguar cumprimento de prazos e simplificar processos operacionais, ocorre a otimização de recursos, além de economizar tempo muitas vezes gasto em reuniões presenciais, sem a necessidade de se deslocar para ter acesso a programas e dados. 

Outro fator primordial para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e de ampla concorrência, é a flexibilidade. O SAP Business One está sempre se adaptando às mudanças e tendências, ajudando CEOs de pequenas e médias empresas a entenderem o melhor momento de mudarem o direcionamento de seus negócios e investir em novos setores. Utilizando indicadores de desempenho, é possível ver os dias que os KPIs apresentam melhor resultado, ajudando a ver médias de venda e aprimorando estratégias. 

Com esses resultados à disposição, é possível capacitar funcionários para facilitar sua forma de produção, desempenho e técnicas de atendimento. Os colaboradores conseguem analisar necessidades dos clientes com uma agilidade muito maior, e os gerentes de vendas têm acesso a formas precisas de receitas, custos e fluxo de caixa para apontar melhorias, realizar avaliações de desempenho e tomar medidas corretivas.

Cast group tem operações focadas no SAP Business One

Uma das maiores integradoras de TI do Brasil, com experiência em projetos nacionais e internacionais, a Cast Group apresenta soluções avançadas em Business One para pequenas e médias empresas. Desde 2017, a empresa conta com a metodologia SAP, e em 2021 deu mais um grande passo na busca para atender a necessidade dos clientes, se posicionando como uma provedora end-to-end e one-stop-shop para diversas indústrias, segmentos e linhas de negócios, com especializações nas áreas de manufatura, agronegócio gestão fiscal.

Confira também:

Esse pacote de soluções digitais atende necessidades que vão desde o backoffice até a manufatura, com projetos modernos e adaptados conforme cada PME precisa, com suas demandas próprias, adaptado conforme modelo de negócio. Os resultados incluem previsibilidade de custos, simplicidade e agilidade na obtenção de benefícios, melhor manuseio de recursos e atualização dos métodos de gestão. Implementações estratégicas são elaboradas, com prazos de resultados de até quatro meses, e processos pré-configurados para verticais específicas, garantindo as melhores práticas. 

Estar conectado com um mundo onde agilidade e aproveitamento de recursos é primordial, se tornou mais que uma opção, mas uma exigência para empresas se manterem cada vez mais qualificadas.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS