Como melhorar a tomada de decisões com tecnologias inteligentes?
BLOG
Gestão Empresarial

Como melhorar a tomada de decisões com tecnologias inteligentes?

23 de janeiro de 2020

Melhorar a tomada de decisão é um dos principais benefícios da aplicação de tecnologias inteligentes, principalmente pela sua capacidade de auxiliar todo o negócio em prol das melhores ações que devem ser realizadas. As organizações que utilizam deste tipo de solução reconhecem que a evolução tecnológica aumenta a eficiência dos processos.

A transformação digital impulsiona a adoção das tecnologias inteligentes e permite que se adote fluxos de trabalho que favoreçam a companhia como um todo. A aquisição de dados, simplificação de processos e correta execução destes processos fazem com que se aproveite os recursos para a aplicação de vantagens competitivas.

Quer saber mais sobre como a adoção de tecnologias inteligentes impacta positivamente na tomada de decisões? Continue acompanhando a nossa publicação!

Melhorar a tomada de decisões é importante para qualquer negócio

A tomada de decisão é uma etapa importante do negócio e que necessita de total atenção pela capacidade estratégica que possui perante os clientes e perante a concorrência. Ao acompanhar as informações e os dados coletados pela empresa, pode-se fornecer melhores insights e desenvolver modelos que consigam entregar mais valor para a empresa como um todo.

Outro ponto importante são as dificuldades enfrentadas pelas empresas em evoluir e ir além do básico neste tipo de cenário. Manter processos antigos, mal formatados e que apresentam pontos considerados como gargalos são formas de não ter um ambiente adequado e que fomente o desenvolvimento do negócio.

Alguns problemas e cenários podem impactar diretamente na qualidade da tomada de decisão, como:

  • A integração e entendimento da empresa como um organismo único, entregando valor na tomada de decisão para todos os departamentos;
  • Tempo e esforço em processos que não agregam valor na tomada de decisão;
  • Utilização de tecnologias obsoletas e legadas juntamente com tecnologias modernas, dificultando a integração de dados;
  • Desenvolver e implementar relatórios de acordo com o que foi pedido pela gestão, uma vez que o acompanhamento das mudanças e das variáveis sensíveis ao negócio é um passo importante para a tomada de decisão;
  • Não se preocupar com crescimento e inovação, se sentindo confortável com a sua posição atual perante os consumidores e a concorrência.

Prioridades para oferecer uma melhor tomada de decisão

Dentre as equipes e corpo de gestão que influenciam na tomada de decisão, é importante ter em mente que existem prioridades para se desenvolver e manter um crescimento saudável do negócio. Ter o foco na liderança frente a concorrência e gerar novos fluxos de receita, assim como responder com a agilidade certa para responder as ameaças competitivas.

  • Um exemplo de prioridade é a simplificação da gestão e a criação de novos modelos de negócio, assim como gerar novos fluxos de receita;
  • Outro exemplo de uma prioridade para a tomada de decisão é a resposta frente as ameaças da concorrência de desenvolver e entregar algo novo aos seus clientes, conquistando-os;
  • O apoio e a adoção de novas tecnologias também é uma prioridade da área, principalmente aquelas que tem o potencial transformador e podem entregar uma vantagem competitiva ao negócio.

Melhorando a tomada de decisão utilizando tecnologias inteligentes

Os líderes e gestores de empresas que se preocupam com a tomada de decisão sabem que a adoção da tecnologia oferece uma grande vantagem competitiva para todo o negócio. Um ótimo exemplo desta importância é fornecer insights e informações em tempo real sobre o desempenho da empresa.

Estas informações são cruciais para conseguir realizar previsões de forma mais assertiva e também mitigar riscos em todo o negócio, podendo inclusive impactar na redução de custos e melhoria nos investimentos. Outro ponto importante é que esta coleta de dados utilizando tecnologias inteligentes também permite o conhecimento da empresa de um modo geral, fornecendo também maior governança em torno dos indicadores chave de performance (ou KPIs).

A utilização de tecnologias inteligentes também podem impactar diretamente:

  • O planejamento de produção, das operações e até o planejamento da equipe de vendas;
  • Realizar uma análise de risco de forma mais assertiva;
  • Possuir uma base e um sistema de aquisição de dados eficiente e de acordo com as mais avançadas políticas de gestão da informação;
  • Entregar relatórios avançados e automatizados;
  • Permitir que a automação esteja mais presente em outros setores e aplicações da empresa.

A automatização se faz presente

A aplicação de tecnologias inteligentes permite também que a empresa alcance níveis mais elevados de automação em diversas áreas como a auditoria, a governança e a conformidade. Isso se torna importante ao pensar no volume de informações que estas áreas devem processar para conseguir entregar relatórios corretos – e permite inclusive que os colaboradores se dediquem em tarefas que agregam ao valor ao negócio ao invés de realizar tarefas manuais e repetitivas.

Os dados estão no centro da tomada de decisão e são considerados como cruciais ao sucesso da empresa. Uma empresa engajada na adoção de tecnologias inteligentes devem compartilhar informações e dados por toda a empresa, permitindo o conhecimento e a realização de ações baseadas em dados. A inteligência artificial e o aprendizado automático são ferramentas relevantes para integrar os colaboradores, os processos, os dispositivos e a empresa como um todo.

Outro ponto importante é o aumento da eficiência operacional juntamente com a redução de erros por meio do melhor conhecimento de como o negócio funciona de forma integral. A aceleração de ciclos de produção e operação são uma consequência clara de uma melhor previsão de tendências futuras.

Empresas inteligentes utilizam tecnologias inteligentes

Empresas inteligentes tomam decisões estratégicas com base no auxílio e no diferencial competitivo que a tecnologia pode entregar para todo o negócio. Este fato também corrobora com o seu posicionamento frente ao avanço da transformação digital e coloca o negócio numa posição ideal para inovar e entregar mais valor aos seus clientes – garantindo a conformidade contínua e os insights corretos que os setores de gestão e liderança precisam para a tomada de decisão.

Saiba mais!

A aplicação de tecnologias inteligentes podem permitir que qualquer negócio se beneficie de uma tomada de decisão mais eficiente, entregando mais valor e produtividade. Juntamente com um ambiente de transformação digital, possui um impacto direto na forma de entender e analisar as informações da empresa.

Continue acompanhando nossas publicações no blog da Cast e saiba mais!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS