As metodologias ágeis são uma abordagem atual, que vão de encontro ao modelo tradicional de gestão de projetos e podem promover mudanças no formato como se encara o desenvolvimento de um produto ou solução dentro de uma empresa. Otimização de processos é um dos benefícios mais claros que as metodologias ágeis trazem para qualquer empresa – e não são os únicos.

Algumas das metodologias ágeis tem na sua origem e já são amplamente utilizadas no desenvolvimento de software, que por sua vez já estão oferecendo um retorno real para este setor. Com o avanço dos benefícios, também foram ampliados os cenários de aplicação dos métodos ágeis, contribuindo para a otimização de processos em diferentes setores.

O QUE SÃO E COMO SURGIRAM AS METODOLOGIAS ÁGEIS

As metodologias ágeis surgiram a partir da iniciativa de criar uma forma alternativa ao gerenciamento tradicional de projetos, principalmente no setor de desenvolvimento de software. Hoje já são aplicáveis a qualquer tipo de projeto, uma vez que o seu amadurecimento e evolução foram fatores preponderantes para o seu sucesso.

De um modo direto, as metodologias ágeis incentivam a abertura para a adaptação dos projetos e a constante inspeção dos indicadores do negócio e do seu cliente para que estes ajustes sejam realizados de forma rápida. Também faz parte do conceito por trás de uma metodologia ágil o incentivo ao trabalho em equipe e que esses times sejam autônomos para detectar e promover a evolução do produto ou serviço que está sendo desenvolvido.

Por meio do trabalho em equipe, alguns dos pontos importantes dos métodos ágeis são a comunicação frequente e a auto-organização – seja através de um time ou através de profissionais auto-gerenciáveis.

Tudo isso engloba características que irão impactar em melhorar o foco no cliente e as entregas de valor para este cliente e para o produto ou solução que está sendo desenvolvido. Assim, irá permitir uma entrega rápida e de alto nível, alinhando o projeto com as necessidades deste cliente e com os objetivos da empresa.

A evolução a partir do manifesto ágil

Em 2001 surgiu de fato o manifesto ágil que é considerado como um marco para essa mudança que começou no desenvolvimento de software. Esta indústria já estava cansada dos processos monolíticos e confusos de gerenciamento, sendo preponderante para a evolução tecnológica que veio logo a seguir. O manifesto ágil possui quatro valores principais, que são:

  • Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
  • O software em funcionamento mais que a documentação abrangente;
  • A colaboração com o cliente mais do que a negociação do contrato em si;
  • Responder às mudanças mais do que seguir um plano.

Hoje já existem algumas metodologias ágeis que levam consigo este manifesto ágil, principalmente os quatro valores principais citados acima. O importante é ter em mente é de sempre manter a agilidade no processo.

COMO OS MÉTODOS ÁGEIS PODEM CONTRIBUIR PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS NAS EMPRESAS? 

O mercado como um todo tem uma grande exigência por agilidade promovendo uma busca constante das empresas por soluções que sejam rápidas e simples. As metodologias ágeis contribuem diretamente para o cumprimento deste exigência ao permitir uma mudança frente aos métodos de gerenciamento de projetos antigos com execução de longo prazo e resistência a mudanças.

Nos dias atuais os prazos são curtos e as respostas dos usuários são mais importantes do que o escopo inicial do projeto. Com isso, os métodos ágeis ganham cada vez mais terreno por promover prazos reduzidos, baixo custo e a possibilidade de mudanças sem impactar diretamente o planejamento inicial através da resposta direta da equipe de negócio.

Como o ciclo de trabalho é consideravelmente menor num projeto que está sendo executado utilizando uma metodologia ágil, as entregas são mais frequentes e previsíveis, tornando o trabalho como um todo mais organizado e mais fácil de se mensurar os resultados. Os indicadores do negócio também se tornam mais precisos, promovendo melhorias diretas na otimização de processos.

A metodologia ágil contribuindo para a melhoria dos indicadores do negócio

Ao se implantar uma metodologia ágil para o desenvolvimento e gerenciamento de um projeto numa empresa, também expande os impactos positivos para os processos empresariais. Os valores do manifesto ágil se propagam pela empresa, alterando a sua cultura e promovendo um melhor entendimento de como se trabalhar de modo eficiente e mais produtivo ajuda a empresa a crescer.

Outro ponto importante é que existem mais de uma maneira de aplicar uma metodologia ágil, tendo as empresas a oportunidade de escolher qual é a ideal para a sua cultura e o seu estilo, além de adaptá-las de acordo com as suas necessidades. Algumas destas opções são:

  • O Scrum, que é um framework com abordagem iterativa e incremental, respondendo bem a projetos complexos;
  • O Lean Startup, que é um dos métodos mais utilizados para o desenvolvimento de produtos;
  • FDD ou Feature Driven Development, que é um método guiado para o desenvolvimento de funcionalidades;
  • O Kanban, considerado como um método de gestão com base nos fluxos de valor e indo além de um quadro na parede.

A metodologia ágil promove mais transparência a visibilidade para os processos da empresa e ao realizar este tipo de promoção, contribuem para um ambiente menos burocrático como um todo. Esta característica também impacta diretamente no andamento dos projetos e na capacidade de adaptação as adversidades que podem surgir ao longo do desenvolvimento.

Tudo isso contribui em ganhos de agilidade e na promoção de uma cultura ágil por toda a empresa, promovendo um entendimento maior sobre as entregas de valor ao cliente e o quanto esse foco é importante para a empresa como um todo.

As metodologias ágeis contribuem para otimizar os processos da empresa tanto de forma direta quanto de forma indireta, promovendo a agilidade e rapidez no desenvolvimento de projetos e nos processos da empresa. Melhorias na produtividade e a eficiência são sempre bem-vindas em um mundo corporativo cada vez mais competitivo.

Para saber mais sobre esses temas, preparamos um e-book que poderá lhe abrir novas perspectivas dentro da sua empresa, uma síntese da Otimização de Processos, começando pelas rotinas fiscais, baixe agora.

Leave a Reply