Como o SOFICOM garante a governança fiscal da sua empresa?
BLOG
Fiscal

Como o SOFICOM garante a governança fiscal e sustentabilidade financeira da sua organização?

31 de agosto de 2020

Se você busca garantir a governança fiscal e sustentabilidade financeira da sua organização, o SOFICOM pode ser seu grande aliado. Trata-se de uma solução fiscal certificada pela SAP e totalmente integrada ao ambiente SAP ERP, SAP S/4HANA e SAP TDF.

Na prática, o SOFICOM funciona como uma plataforma que automatiza a geração das obrigações fiscais e aumenta a eficiência operacional das equipes fiscais, tributárias e contábeis – em total conformidade com a legislação vigente.

Sem explorar os benefícios da tecnologia, torna-se muito difícil estruturar diretrizes de governança fiscal e promover a sustentabilidade financeira da sua empresa. Por outro lado, o SOFICOM é uma solução que pode ser personalizada de acordo com a necessidade da sua empresa – gerando uma série de benefícios.

A importância da governança fiscal e sustentabilidade financeira

Governança fiscal e sustentabilidade financeira são dois grandes pilares para qualquer organização que busque prosperar no mercado atualmente. Afinal, é preciso buscar a solidez para financiar a continuidade das operações – o que é impossível com problemas fiscais ou inconsistência financeira.

Ou seja, a implementação da governança fiscal garante uma estruturação sólida de princípios que vão culminar em longevidade e sustentabilidade para o negócio. E os impactos desse controle também chegam na sustentabilidade financeira que suporta toda a estrutura organizacional.

São vários os benefícios que ressaltam a importância da governança fiscal e sustentabilidade financeira:

  • Compliance fiscal, com a garantia de que todas as obrigações legais podem ser cumpridas sem complicações.

  • Construção de uma boa reputação no mercado, transmitindo confiança para as partes interessadas e investidores em potencial.

  • Sucesso do desempenho financeiro e sustentabilidade, reduzindo as chances de crises e prejuízos financeiros.

  • Maior capacidade de atração e retenção de talentos, proporcionando a seus funcionários um maior senso de responsabilidade e conscientização sobre onde eles estão posicionados para criar valor dentro de uma organização.

  • Suporte na tomada de decisões, com a garantia de informações prontamente disponíveis para os principais interessados.

SOFICOM: a solução digital para garantir a governança fiscal e sustentabilidade financeira

Muito fala-se sobre governança fiscal e sustentabilidade financeira, mas poucos gestores sabem exatamente como colocar essa teoria em prática. No contexto em que estamos atravessando, o melhor caminho para isso é apostar na tecnologia.

Com tantos dados que precisam ser processados a todo instante, é fundamental contar com soluções digitais que reúnam os recursos que a sua empresa precisa para que todas obrigações legais sejam cumpridas e as finanças sejam controladas com eficiência. E é exatamente isso que o SOFICOM pode oferecer.

Para promover a governança fiscal, o SOFICOM se baseia em 6 pilares essenciais. Essas definições são obedecidas e seguidas a risca para garantir que a sua empresa possa otimizar sua gestão fiscal e cumprir todas as obrigações legais sem problemas.

1. Suporte

O primeiro dos pilares de governança fiscal do SOFICOM é o suporte ao cliente – que é certificado SAP PCoE e garante as melhores práticas de suporte recomendadas pela SAP. Além disso, o SOFICOM possui um time fiscal e tributário especializado que monitora a legislação para possíveis impactos tanto no SOFICOM quanto no SAP.

2. Eficiência Operacional

O SOFICOM foi desenvolvido para aplicar as melhores práticas operacionais de mercado da área fiscal e possui ferramentas que facilitam a operacionalização e, até mesmo, a gestão de processos e pessoas envolvidas. Além disso, o SOFICOM apresenta novos conceitos de KPIs e acompanhamentos em tempo real.

3. Conformidade

O SOFICOM trabalha em um ambiente único, dispensando a necessidade de interfaces e extratores entre o SAP e soluções externas. Além disso, o SOFICOM utiliza os mesmos recursos de segurança padrões SAP – sendo possível gerenciar os dados e transações permitidos através dos próprios perfis de acesso.

Visando a governança fiscal, o SOFICOM garante a rastreabilidade nativa da informação. Todo o fluxo de dados segue um caminho identificável entre arquivo digital e fato gerador, dentro do mesmo ambiente SAP ERP – o que permite que as inconsistências fiscais sejam corrigidas nos processos e não no arquivo digital. Dessa forma, as atividades de fechamento são executadas de forma proativa, sendo auxiliadas pelas funcionalidades da Eficiência Operacional – como calendários, relatórios e auditorias.

4. Área de cobertura

Para garantir a governança fiscal, é preciso ter atenção a todas as exigências legais, certo? Por isso, o SOFICOM disponibiliza soluções para atendimento de obrigatoriedades nas esferas federal, estadual e municipal, adequando-se à necessidade da empresa.

Toda a solução é complementar à SAP e garantida através de certificações oficiais nas plataformas ECC, HANA e TDF/ACR, além de ser a primeira certificada na plataforma TDF e selo de Co-Inovação SAP. Com isso, você pode adotar as melhores práticas para cumprir e entregar obrigações, apurações e fechamentos relativos a cada obrigação, diante de diferentes regimes, alíquotas e especificidades de cada empresa e cada esfera.

Através do SOFICOM você tem a possibilidade de emitir Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas com os diferentes layouts exigidos pelos mais de 5500 municípios além do padrão ABRASF – Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais.

5. Planejamento integrado

O SOFICOM atua para reduzir problemas operacionais da área fiscal, aumentando o desempenho e a gestão para que sua empresa possa colocar em prática o planejamento tributário.

As funcionalidades do SOFICOM possuem atuação em todo o fluxo PDCA (Plan, Do, Check, Act), visando trazer melhoria contínua para a empresa, provendo informações atualizadas para tomadas de decisão e planejamento.

6. BPO

O BPO Cast group atua com especialistas para levantamento, cumprimento e revisão de processos fiscais. Você pode terceirizar os processos fiscais da sua organização – contando com especialistas que irão agilizar processos e garantir automação no que for possível, minimizando assim riscos e inconformidades.

A Cast group executa os serviços fiscais que a sua equipe fiscal não pode realizar com recursos próprios, tornando o atendimento às necessidades fiscais um trabalho de excelência.

Com especialistas fiscais, focados nas exigências, mudanças de layout e atualizações o BPO Fiscal da Cast group pode trazer a governança fiscal que falta à sua empresa – tudo isso aliado a um produto já certificado em mercado e com muitos cases: o SOFICOM.

Você está preparado para garantir a governança fiscal e sustentabilidade financeira da sua empresa com o SOFICOM? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS