Nunca antes o foco no cliente foi tão valorizado pelas pequenas, médias ou grandes companhias brasileiras. Após décadas de discussão e teorias, a entrega de valor para os consumidores passou a ser o principal objetivo de quem não apenas quer ser lembrado, mas também evita ser definitivamente esquecido, mantendo a competitividade no mercado.

Antes de mais nada, cabe recordar o conceito de CX (Customer Experience) ou experiência do consumidor e mostrar como o sistema de gestão correto pode facilitar a implementação e ainda elevar o relacionamento com seu público.

O FOCO NO CLIENTE ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA

O CX pode parecer apenas mais um dos conceitos criados pelo Marketing, mas na realidade, ele é totalmente pertinente. O acesso ao consumo nos dias de hoje está cada vez mais acessível e começa mais cedo entre a população.

Ao mesmo tempo, a oferta de serviços é imensa e os competidores inovam mais e mais para conquistar parcelas maiores de seus respectivos nichos.

Nesse sentido, garantir que o contato com o cliente seja o melhor possível em todas as etapas do processo é essencial para obter destaque e alcançar a tão desejada fidelização.

Dito isso, a experiência do consumidor não se resume a um só canal ou uma determinada abordagem, mas no envolvimento verdadeiro e completo, entregando exatamente (ou até mais!) o que ele deseja ou precisa.

Desse modo, é importante marcar presença e interagir de forma diferenciada antes, durante e após a transação ou contratação de um serviço.

Há dados que mostram que cerca de 70% dos clientes deixam de consumir porque não veem interação ou atenção por parte de uma empresa em relação a eles.

Criar importância e um vínculo real é extremamente importante para garantir não só uma determinada compra, mas também a propagar exponencialmente a sua marca e manter quem já se interessa por ela.

Confira abaixo como um ERP pode ser decisivo para que você não perca o foco no cliente e alcance ainda mais relevância.

 

Como um sistema de gestão empresarial a ganhar clientes

Embora a maior parte dos gestores acredite que um ERP é válido exclusivamente para atender ao público interno da empresa, não é bem assim.

A ferramenta tem recursos que ajudam muito na aquisição, manutenção e retenção de clientes e pode fazer com que o seu trabalho em CX ganhe total pertinência. Entenda como você pode potencializar os resultados nesse sentido:

Dados centralizados e integração entre os departamentos

O principal objetivo de um sistema de gestão é organizar e centralizar as informações em um só lugar, integrando todos os processos e áreas. Com isso, o fluxo de trabalho fica muito mais orgânico e eficiente, pois todos têm acesso aos dados e ao que é necessário para impulsionar determinada venda ou aprimorar a prestação de serviço em geral.

Como resultado, há total coordenação entre as áreas, evitando perda de informações e ganhando muito mais agilidade. Isso se traduz em um suporte ao cliente muito mais embasado e direcionado.

A solução também pode se conectar à central de call center ou outros canais, por exemplo. Por ter todas as referências do consumidor em um só lugar, consegue trazer conteúdo preciso e mais personalizado, de acordo com as suas preferências e histórico.

Conexão entre pedidos e estoque

Outra enorme vantagem é ter a interface entre estoque e pedido totalmente ajustada e conversando em tempo real. Assim, problemas como fazer uma venda sem ter os insumos necessários ou atrasar um pedido se tornam praticamente nulos.

Essa visualização mais clara faz com que a experiência do cliente seja potencializada: afinal todos querem ter o máximo de transparência e velocidade e é exatamente isso que um ERP pode garantir.

Competitividade nos valores

Ao mesmo tempo, o sistema de gestão empresarial se faz necessário porque traz importantes informações para a melhor otimização dos recursos. Os gestores são capazes de entender, de forma simples, quais são as fontes de maior lucratividade e em como podem aumentar gradualmente a produtividade.

Nesse sentido, podem oferecer preços mais justos, reduzir valores do que for possível ou mesmo manter a oferta frente às oscilações dos valores de matéria-prima.

Com isso, todos ganham: a companhia tem mais benefícios, enquanto os consumidores permanecem leais e impelidos a comprar mais.

Qual o melhor ERP do mercado para investir no foco ao cliente?

Segundo uma pesquisa de Harvard, uma organização perde aproximadamente metade dos seus clientes a cada 5 anos. Principalmente pelo que citamos antes: ter sua cultura organizacional voltada exclusivamente às vendas, esquecendo do importante relacionamento com o público.

O investimento em ERP se justifica de muitas formas e muito antes do que a maioria dos empresários costuma supor. Mas é ainda mais essencial por permitir que você faça um bom trabalho com quem realmente define os rumos que o seu negócio irá assumir no mercado – de se destacar ou ser esquecida.

Portanto, a Cast group, que tem mais de 30 anos de expertise no mercado de gestão, oferece soluções em TI e inovação focadas no sucesso de pequenas, médias e grandes empresas.

Através do SAP Business One, as instituições menores têm acesso a um sistema completo, mais enxuto, que engloba gestão financeira, de vendas, estoque e muito mais, garantindo o máximo de eficiência e rapidez.

No caso das maiores, nós oferecemos o SAP S/4Hana, que traz ainda mais funcionalidades e desenvolvimento, a fim de englobar todas as demandas que as grandes corporações têm como desafio.

 

Em ambas as alternativas, a implementação pode ser local ou em nuvem e integrada com o CRM. Dessa forma, a flexibilidade e adaptabilidade farão parte do dia a dia de todos, acompanhando de perto a transformação digital e a evolução do consumo.

Conheça a melhor empresa desse segmento e entenda como nossos clientes, entre outras coisas, mantiveram o foco no cliente e seguem entre as mais prestigiadas empresas do país!