Como os chatbots podem facilitar a vida de um gestor de RH?
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Como os chatbots podem facilitar a vida de um gestor de RH?

18 de junho de 2020

Chatbots são soluções de atendimento que utilizam a tecnologia de Inteligência Artificial. Esse tipo de ferramenta simula uma conversa humana e pode facilitar bastante a vida do gestor de RH!

Diversos processos de atendimento da área de Recursos Humanos podem ser executados de maneira automatizada pelos chatbots, como as boas-vindas aos candidatos de uma seleção, o guia de onboarding dos recém-contratados ou o fornecimento de documentos como holerite e folha de ponto.

Para que você veja como os chatbots podem facilitar a vida de um gestor de RH, preparamos este artigo com as diversas maneiras que essas ferramentas são utilizadas na área. 

Suporte aos processos de recrutamento e seleção de profissionais

Recrutar e selecionar talentos estão entre as principais responsabilidades da área de Recursos Humanos. No entanto, nem sempre é possível destinar uma equipe para atuar inteiramente focada neles. Por esse motivo, é crescente o uso de chatbots.

Uma única vaga é capaz de atrair centenas ― e em alguns casos milhares ― de candidatos, tornando a avaliação inviável, principalmente quando a equipe de RH é reduzida. O gestor de RH se vê diante de três opções:

  1. Priorizar os primeiros currículos que chegaram;
  2. Destinar todo o tempo possível para as avaliações manuais;
  3. Utilizar uma ferramenta que avalie os currículos rapidamente.

A terceira opção é a mais interessante! Os próximos dois tópicos aprofundarão de que maneiras os chatbots podem contribuir.

Foco na tentativa de encontrar candidatos qualificados

Como gestor de RH, você sabe qual é o verdadeiro custo de uma contratação errada. Há desperdício de recursos com onboarding e treinamento, além do valor pela admissão de um novo colaborador.

Os chatbots conseguem analisar rapidamente os currículos de todos os candidatos ― de maneira imparcial, frise-se ― e ainda se comunicar individualmente, informando quem passou ou não para a fase seguinte.

Candidatos que não preencheram corretamente a ficha de inscrição ou que apresentam dados não compatíveis com a vaga são informados em poucos instantes, diminuindo o tempo de espera por uma resposta.

Automatiza entrevistas, testes psicológicos e de lógica

Quando há uma grande quantidade de candidatos para uma vaga, é comum que a maioria deles seja filtrada antes mesmo que a empresa examine suas habilidades e competências.

Nesse sentido, os chatbots auxiliam em testes que avaliam as características dos candidatos de maneira rápida e automatizada. Isso pode ocorrer por meio de entrevistas gravadas, testes psicológicos e de lógica.

É possível incluir nessa ferramenta os principais pontos relacionados com a cultura e os valores da marca. Desse modo, o gestor de RH ganha um reforço para encontrar o candidato ideal para cada vaga.

Auxilia no onboarding de novos funcionários

Assim que o novo colaborador é contratado, uma série de outras atividades devem acontecer. Dentre elas, a emissão de cartões para transporte e alimentação e o recebimento de documentos.

Por mais que sejam simples, essas tarefas podem ser assumidas por chatbots. O candidato faz o envio pela internet, sem a necessidade de ir até a empresa. A ferramenta recebe os arquivos, avalia e avisa se estão corretos.

Outro ponto importante envolve os próximos passos que o novo colaborador deve dar. Os chatbots podem ser programados com uma lista de tarefas a cumprir, como conhecer setores, realizar treinamentos e praticar exercícios.

Responde às dúvidas dos colaboradores

Qual é o dia do pagamento? Como posso obter o holerite? Quais são os benefícios a que tenho direito? Esses e outros questionamentos podem ser respondidos pelos chatbots.

O gestor de RH não precisa destinar uma equipe grande somente para o atendimento aos colaboradores. A maioria das dúvidas pode ser resolvida por meio de uma ferramenta inteligente como o chatbot.

Essa solução digital é preparada para indicar ao analista de RH quais são os casos mais complexos ou que necessitam de atendimento.

E uma vez que possui Inteligência Artificial, o chatbot aprende com o interlocutor as variações de termos e expressões e os modos como uma mesma pergunta pode ser feita.

Mantém um canal eficiente de comunicação

A comunicação interna é fundamental para o dia a dia e os resultados das organizações. Ela auxilia os colaboradores a respeito das estratégias e planejamentos que devem ser seguidos.

Os chatbots contribuem para uma eficiente comunicação interna. As respostas, por mais que sejam personalizadas, seguem um padrão ― evitando interpretações equivocadas.

O gestor de RH e sua equipe podem extrair relatórios da ferramenta para descobrir quais são os questionamentos mais frequentes, os termos utilizados e o nível de satisfação com as respostas.

Aumenta a produtividade da equipe de RH

Note que o uso de chatbots é essencial para o gestor de RH. Sua equipe ganha tempo e fica disponível para outras atividades ― principalmente analíticas.

A produtividade se torna maior porque as ações dos chatbots são precisas e totalmente metrificáveis. Os dados extraídos da ferramenta contribuem para decisões acertadas e com retorno garantido.

Reduz tempo e custos com telefonia

O gestor de RH consegue, por meio dos chatbots, reduzir o tempo e os custos gastos com telefonia. Os planos contratados podem ficar mais enxutos e com uma menor quantidade de linhas.

Já que os chatbots conseguem se comunicar diretamente com os profissionais, é preferível que os analistas só utilizem o telefone quando for realmente necessário.

Proporciona atendimento em tempo integral

Outra forma que os chatbots facilitam a vida de um gestor de RH é oferecendo atendimento em tempo integral, ou seja, 24 horas em todos os dias da semana.

Essa ferramenta não depende da supervisão constante de um profissional, portanto pode ficar ativa pelo tempo que for necessário.

Além disso, soluções como os chatbots contribuem para uma melhoria na marca empregadora, pois não passa a má impressão de quando a empresa deixa de responder um candidato.

Por último, mas não menos importante, os chatbots centralizam as informações da área de Recursos Humanos. Criam uma base de dados segura e confiável, sempre pronta para fornecer respostas e insights.

Os chatbots são uma das tecnologias que todo gestor de RH precisa conhecer. Leia o artigo do link acima para saber mais sobre controle e registro de ponto eletrônico, plataformas de recrutamento e seleção, análise de perfil comportamental e outras soluções eficientes!



 
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