Como proteger dados críticos da sua empresa?
BLOG

Como proteger dados críticos da sua empresa?

26 de janeiro de 2021

Um dos assuntos que mais é debatido pela área de TI das organizações contemporâneas, sem sombra de dúvida, é como proteger dados críticos da empresa. Afinal, as empresas que tiverem as suas informações vazadas podem sofrer sanções legais, além de terem a sua imagem e projetos prejudicados.

Em 2020, entrou em vigor a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que fez com que esse tema se tornasse ainda mais relevante para as organizações. Afinal, agora há uma legislação que regulamenta a forma como a empresa usa os seus dados e os de terceiros, como clientes, funcionários e fornecedores.

Por conta da importância do tema, desenvolvemos este artigo. Nos tópicos a seguir, vamos explicar o que são e como proteger dados críticos na sua empresa. Além disso, apresentaremos maneiras para você tomar as devidas medidas de prevenção. Ficou interessando? Então é só seguir a leitura!

Entenda o que são os dados críticos

São considerados dados críticos, todos os números, índices, documentos e relatórios confidenciais que têm relação direta com os serviços prestados ou com os produtos vendidos por uma empresa.

Tratam-se de informações que são essenciais para o funcionamento da empresa! Imagine, por exemplo, uma loja que tem um e-commerce. Se um cliente fizer uma compra no comércio eletrônico, ele precisa compartilhar os seus dados com a organização.

Se a empresa não tiver acesso ao número do cartão de crédito do cliente, por exemplo, fica impossibilitada de fazer a cobrança e obter lucro. Ao mesmo passo, se não tiver o endereço da casa dessa pessoa, não tem como fazer a entrega do item vendido.

Todos esses dados, que são essenciais para que a organização realize o seu trabalho, mas que não necessariamente pertencem a ela, são dados críticos. 

De acordo com a LGPD, sempre que alguém compartilha os dados com uma empresa, ela se torna responsável pela administração da informação. Se o número dos cartões de créditos dos seus clientes vazarem e caírem nas mãos de hackers, por exemplo, você é o responsável por isso.

Cuidados que devem ser tomados para proteger dados críticos

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para proteger dados críticos e conquistar mais segurança cibernética. Veja alguns dos principais!

Ter atenção para não cair em ataques de phishing

É muito importante alertar os colaboradores para que eles não se tornem vítimas de ataques de phishing. Para isso, a empresa precisa investir em ações de conscientização.

Podem ser produzidas newsletters internas explicando como os ataques de phishing funcionam, por meio dos cliques em links maliciosos nas redes sociais ou abertura de e-mails de destinatários desconhecidos, por exemplo.

Tenha softwares criptografados

A criptografia funciona como uma espécie de capa protetora, que envolve os códigos de programação dos softwares das empresas. É muito importante sempre optar por sistemas criptografados, por tanto.

É muito mais difícil que os hackers consigam “quebrar” a programação de softwares criptografados e, dessa forma, roubar os dados da sua empresa. Por isso, essa é uma excelente medida de segurança cibernética.

Conheça a LGPD

Cumprir todas as diretrizes da LDGP também é importante. Isso porque a legislação traz diversos protocolos que minimizam os riscos que as ameaças de vazamento de dados podem causar.

Além disso, estar em cumprimento com a nova lei de proteção de dados é importante para evitar penalidades. As empresas que não cumprirem a legislação à risca poderão ser multadas em até R$ 50 milhões.

Defina políticas de acesso na empresa

É importante que a empresa defina políticas de acesso, para que cada funcionário só possa acessar os dados que são essenciais para o seu trabalho. Não há necessidade de uma pessoa que trabalha na área de recursos humanos, por exemplo, ter acesso ao número do cartão de crédito dos clientes que compraram no e-commerce da organização.

A política de acesso na empresa também deve orientar os colaboradores para que eles criem senhas fortes para os seus usuários nos softwares. O ideal é fugir do óbvio, como nome de familiares ou data de aniversário.

Devem ser criadas senhas bem difíceis, mesclando letras maiúsculas e minúsculas, algarismos e caracteres especiais, como o asterisco e o sustenido. Assim, se evita que as chaves de acesso sejam descobertas facilmente pelos malfeitores.

Conte com uma empresa especialista no assunto

Uma boa maneira de proteger dados críticos da organização é contando com uma empresa especialista no assunto. Dessa forma, tudo será feito com acompanhamento de profissionais que realmente entendem do assunto.

Com uma consultoria especializada, você evita ter problemas que possam acarretar em danos para a imagem da sua empresa e também prejuízo financeiro. 

Pense no que aconteceria se dados dos seus clientes vazassem. Além de possivelmente ser multado por descumprir a LGPD, as pessoas também ficariam receosas de voltar a fazer negócio com você. 

Esses danos de imagem prejudicariam muito a organização e o prejuízo seria bem grande. Por isso, se prevenir é sempre o melhor a se fazer nesse tipo de situação.

Em resumo, podemos dizer que proteger dados críticos da empresa é uma necessidade e também uma forma de evitar possíveis danos para o negócio. Nesse momento, contar com quem entende do assunto é essencial!

Se você quiser saber mais sobre o assunto ou deseja contar com a nossa ajuda para melhorar esse tipo de situação na sua empresa, entre em contato conosco! A nossa equipe está à disposição para ajudá-lo e retornará a sua solicitação o mais breve possível.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS