Saber como aumentar a eficiência operacional é uma das chaves para a sobrevivência de uma empresa no mercado, principalmente em tempos de crise. Mais do que simplesmente fazer a otimização dos processos, é necessário entender quais são as verdadeiras origens dos problemas e possibilidades de crescimento. Não só para reduzir custos, mas também para se manter competitiva e relevante no meio.

Por isso, é preciso refletir sobre o que realmente é eficiência operacional e como ela pode te ajudar em todos os cenários – sejam eles os mais favoráveis ou não.

COMO AUMENTAR A EFICIÊNCIA OPERACIONAL E REDUZIR CUSTOS?

Primeiramente, vamos falar sobre o que exatamente esse conceito significa.

Em resumo, é o sinal de que os outputs estão superando os inputs, gerando maior retorno sobre o que foi investido. Ou seja: que o produto e/ou serviço ofertado aos consumidores tenha o seu custo, tempo e investimento de produção “inferior” ao que foi gasto.

Em outras palavras, é garantir o máximo de proveito de cada pequena etapa, fazendo com que os ganhos sejam potencializados.

Logo, quanto maior a capacidade produtiva, teoricamente maior será o lucro que uma companhia gera e também o aproveitamento não só dos insumos, quanto da aptidão dos colaboradores.

Porém, implementar algumas medidas básicas é crucial para o bom desenvolvimento dos projetos e maximização dos resultados. Confira:

  1. Organize os processos

Não importa o tamanho da sua empresa: saber claramente tudo o que acontece internamente é de extrema importância para identificar não só os gargalos, como também oportunidades. Isso inclui mensurar gastos financeiros e também o consumo de tempo empregado nas funções. Além é claro, de traçar o paralelo com a geração de valor.

Assim, você terá uma visão mais clara do quão eficiente seu negócio é ou pode ser e adaptar o que for preciso.

  1. Reduza os gastos desnecessários

Após organizar e ter tudo mapeado, é frequente que os gestores encontrem inconsistências ou uma série de pequenos desembolsos supérfluos que podem ser otimizados.

Dessa forma, perceba onde estão esses detalhes e encontre alternativas mais viáveis e lucrativas. Às vezes, até os mínimos cortes ou atitudes podem gerar enormes ganhos, se somados.

  1. Tenha metas claras e faça o monitoramento

A partir do momento que você busca reduzir custos, é fatal que tenha que fazer escolhas. No entanto, cuidado com o imediatismo. Sem metas claras e a visão estratégica para o futuro, possivelmente sua empresa só terá vantagens pontuais e a curto prazo.

Portanto, estabeleça quais são as metas e objetivos e faça com que sejam monitorados e postos em práticas para garantir que a política de eficácia perdure.

  1. Realoque os colaboradores

Subestimado por muitos gestores, esse item é essencial para o desenvolvimento sustentável. Entender quais são as verdadeiras habilidades e vontades dos funcionários pode melhorar, e muito, a eficiência operacional.

Afinal, quando um indivíduo é muito bom em algo e tem prazer em executar determinadas tarefas, o trabalho é feito de forma muito mais orgânica e ágil e o resultado tem muito mais qualidade.

Sendo assim, observe e procure compreender se as atribuições dos colaboradores realmente fazem sentido ou devem ser repensadas.

  1. Substitua o que está obsoleto

Praticamente toda empresa conta com a ajuda de maquinário hoje em dia. E não importa de que tipo: podem ser computadores ou até mesmo aparelhos para a elaboração de produtos. É fundamental que sejam atualizados ou que a manutenção esteja em dia.

Isso evita gasto de tempo extra para executar as tarefas ou de suspensão da produção caso algum imprevisto aconteça. Acredite: pode parecer um gasto a mais, mas a atenção a esse detalhe ajuda imensamente a garantir a produtividade em tempos de crise ou não.

  1. Digitalize a operação

Na mesma linha de pensamento, ter toda a operação organizada e centralizada digitalmente também é mandatório nos dias de hoje.

Obviamente, o controle manual das demandas ou em várias ferramentas paralelas faz com que o controle se perca, onerando em tempo e dinheiro.

Então se você quer saber como aumentar a eficiência operacional e reduzir custos, a nossa última dica também poderia ser a primeira, pois é uma das mais importantes: invista na digitalização dos processos.

Ao implementar um bom sistema de gestão empresarial (ERP), você pode ter a visão do todo, potencializar os resultados em todas as áreas e fazer com que todos estejam muito mais focados no business (do que na produção em si).

Caso você acredite que isso é um exagero ou não é para a sua organização, imagine os impactos que prejuízos por erros ou falta de controle financeiro ou na elaboração podem ter, de forma definitiva.

Evidentemente, manter os clientes (e se manter no mercado) é muito mais rentável do que não investir e não ter um negócio sustentável, correto?

Então confira como um sistema de gestão pode ajudar em tempos de crise, mesmo que sua empresa tenha pequeno porte.

O melhor sistema de gestão empresarial ajudará a aumentar a eficiência operacional e reduzir custos

A importância de se ter um sistema de gestão é completamente justificada pela quantidade e variedade de soluções que ele entrega. Desde o controle financeiro, passando pela gestão de insumos e controle da produção, até o relacionamento com o cliente: ele fornecerá uma experiência de tecnologia end-to-end.

Ao integrar todas as fases do seu negócio, você terá controle absoluto sobre tudo o que acontece (ou mesmo, que infelizmente, não acontece) e poderá tomar as melhores e mais assertivas decisões para se manter competitivo e ativo, mesmo em tempos de crise.

Dessa forma, é um investimento que se prova simplesmente por dar respiro e gerar o máximo de produtividade geral.

Então, se a sua empresa for de pequeno e médio porte, a Cast Group pode lhe oferecer o que há de melhor, por meio do SAP Business One. Ele é um sistema enxuto, mas extremamente poderoso, que traz precisamente todas as funções necessárias para o desenvolvimento satisfatório.

Ainda, se sua companhia é de grande porte ou do setor industrial, o SAP 4/Hana traz toda a potência e ferramentas para centralizar todas as centenas de processos e informações do dia a dia, trazendo visualização clara do todo.

Ambos atuam com implementação local ou na nuvem – essa última opção, aliás, permite que todo o acompanhamento seja feito em tempo real, 24 horas por dia, de qualquer lugar do planeta.

Conheça a Cast Group e veja como os nossos mais de 30 anos de atuação nesse mercado contribuíram para elevar e garantir a melhor eficiência operacional para os nossos clientes, independente do tamanho ou da fase em que se encontravam.