Um robô móvel autônomo e inteligente tem a capacidade de facilitar a navegação de materiais em ambientes considerados como desafiadores que podem levar perigo a algum operador humano. Este tipo de robô é também chamado de AIV, sigla em inglês para Veículo Autônomo Inteligente e é projetado para aumentar a produtividade num ambiente industrial.

Além do ambiente industrial, um robô para movimentação de materiais ou AIV tem a capacidade de atuar também em operações de logística e podem permitir maiores índices de eficiência para os funcionários. Dotados de navegação automática, conseguem lidar com um ambiente fabril da melhor forma possível evitando acidentes e mantendo a rastreabilidade total de todas as etapas da produção.

Quer saber mais sobre os robôs inteligentes para movimentação de materiais e os seus impactos positivos para a produção? Continue acompanhando este conteúdo!

 

UM ROBÔ MÓVEL INTELIGENTE E AUTÔNOMO

O AIV permite que uma série de dispositivos integrados e conectados a uma rede sem fio por toda a empresa sejam então incluídos também na etapa de transporte de materiais pela planta de fabricação. Com o objetivo de aumentar a produtividade nos processos industriais e nas operações de logística, este tipo de robô inteligente pode até incluir navegação automática na linha de produção.

Um ponto importante é o atendimento as normas de segurança de um ambiente corporativo ou industrial e este robô é projetado inclusive para mover materiais em ambientes desafiadores. Os ambientes podem incluir até passagens confinadas e locais dinâmicos que possuem uma grande quantidade de pessoas e trabalhadores circulando.

Não é somente um veículo guiado

Este tipo de robô, sendo um veículo autônomo inteligente, não é guiado por nenhum humano e não requer nenhuma mudança no ambiente onde será implementado como a colocação de imãs ou ferramentas de navegação. Quando o robô detecta que o ambiente possui alguma pessoa ou algum obstáculo, pode navegar de forma que evite qualquer acidente e mantenha o seu destino final sem que a carga ou que qualquer outra coisa no ambiente seja atingida.

Para que a movimentação de materiais seja a mais efetiva possível, o robô pode ser customizado para a maior parte das aplicações possíveis e que se adequem ao tipo de carga que irá movimentar pela linha de produção. Cargas de até 130kg podem ser levados por cada um dos robôs e que podem ser combinados e trabalhar em conjunto para realizar a movimentação de materiais por ambientes com mais facilidade e agilidade.

A utilização de um robô para aumentar o potencial operacional

Com a evolução da tecnologia e dos sistemas robóticos se torna cada vez mais real a utilização de robôs para melhorar a eficiência e o potencial operacional de em um ambiente como o chão de fábrica. A movimentação de materiais em ambientes complexos e perigosos por exemplo, pode ser prejudicial para um operador humano e o auxílio de um robô para esta tarefa é uma das melhores formas de melhorar a produtividade da fábrica como um todo, além de garantir a segurança dos trabalhadores.

Este tipo de ação também libera os trabalhadores da fábrica para a execução de tarefas mais específicas e que irão entregar um valor maior a indústria como um todo, melhorando ainda mais a eficiência da produção.

 

MAIS BENEFÍCIOS DE SE TER UM ROBÔ PARA A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

A aplicação de um robô para movimentação de materiais e tipos de carga podem auxiliar vários setores da indústria, ao agregar valor como a eficiência e otimização das operações e a capacidade de escalabilidade para uma grande frota de robôs.

Otimização de operações

A otimização de operações e os ganhos de eficiência são ótimos benefícios para a utilização de um AIV. Este tipo de robô pode utilizar de algoritmos que traçam a menor rota e até criam de forma automática uma nova rota alternativa para que o seu trajeto seja concluído com sucesso, sem riscos. Pontos intermediários de coleta e entrega também podem ser traçados para maximizar ainda mais a eficiência da operação.

Escalabilidade da operação

Por meio de uma frota de veículos inteligentes e autônomos, a movimentação de materiais na planta industrial pode ser realizada de forma controlada, com atribuição de tarefas e gerenciamento das entregas. Os mapas do local são também gerenciados de forma fácil e para que haja a melhor fluidez possível entre os robôs que estão operando naquele ambiente, todo com um ponto de comunicação centralizado e inteligente.

Aplicação e instalação simplificada

A economia e a simplicidade na instalação deste tipo de robô também é um dos seus pontos positivos, sendo econômico pelo fato de que não requer as modificações no layout da fábrica. O percurso também não necessita de nenhuma configuração física prévia e o mapeamento é realizado por meio do controlador do robô.

Máxima produtividade e disponibilidade

Os veículos autônomos e inteligentes que são utilizados para a movimentação de materiais também dispõem de uma forma automática de gerenciamento de bateria e é capaz de operar em ambientes altamente dinâmicos.

Aplicação em diversos ambientes

Alguns exemplos de ambientes industriais para a aplicação de um robô e facilitar a movimentação de materiais.

  • Automotivo, para o transporte de pneus e outras peças para o reabastecimento da linha de montagem;
  • Bens de consumo, com o transporte de moldes e até a movimentação de produtos já acabados para empacotamento e separação;
  • Manipulação de alimentos para a estocagem e armazenamento corretos;
  • Hospitais, com o transporte de instrumentos cirúrgicos para a esterilização e de amostras laboratoriais;
  • Fábricas de componentes eletrônicos, com o transporte e movimentação de bandejas além de placas para a área de montagem final.

 

SAIBA MAIS!

A Cast group possui experiência na implantação e na adoção de novas tecnologias e projetos inovadores. Caso queria saber mais sobre os AIVs e como eles permitem que estas operações sejam realizadas com um alto nível de confiabilidade e repetibilidade que o negócio precisa para que a eficiência operacional seja altamente maximizada, entre em contato conosco.

E continue acompanhando as nossas publicações para saber mais!