Você já ouviu falar em fábrica de software? A Cast group é uma empresa inovadora e adota esse modelo de trabalho, que proporciona benefícios para os nossos funcionários e também para os usuários dos sistemas que desenvolvemos.

Somos uma empresa que já tem mais de 30 anos de mercado, com experiência em grandes projetos, para empresas públicas e privadas. Desenvolvemos sistemas e oferecemos soluções  e consultoria em TI e TA, além de outros serviços como outsourcing de desenvolvimento, ERPs, IoT etc. Também temos grandes parcerias com líderes de mercado, como a SAP.

Em nossa cartela de clientes estão grandes marcas como Datasus, Vale, Eletrobrás, Randon, Bosh, Ipiranga, entre muitas outras. Ao todo, são mais de 320 clientes satisfeitos com a nossa metodologia de trabalho. Saiba mais, a seguir!

ENTENDA O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE

Podemos definir uma fábrica de software como um grande conjunto de recursos, utilizados para que novos programas sejam desenvolvidos ou implementados. Eles também podem ser utilizados para realizar testes, implementações e manutenções de sistemas que já existem.

O nome “fábrica de software” passou a ser adotado pelas empresas de TI, uma vez que elas adotam o tradicional modelo de fábricas para o desenvolvimento de sistemas.

Além disso, assim como em uma indústria tradicional, as tarefas são divididas em setores e cada profissional é responsável pela entrega do projeto.

VEJA COMO UMA FÁBRICA DE SOFTWARE FUNCIONA

O funcionamento de uma fábrica de softwares, se desenvolve de modo que cada colaborador tem o seu espaço de trabalho e a sua função, desenvolvendo um papel importante em um processo produtivo, a chamada linha de produção. Por isso, é importante que tudo esteja sempre em pleno funcionamento. Além disso, também valorizamos muito o trabalho em equipe.

A diferença entre uma fábrica de softwares e uma indústria comum é que nela são fabricados sistemas operacionais e não produtos. O resultado do trabalho são soluções tecnológicas que podem otimizar o dia a dia de muitas empresas e pessoas.

CONHEÇA MAIS SOBRE A FÁBRICA DE SOFTWARE DA CAST GROUP

 

 

Uma das fábricas de software da Cast group fica localizada na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo. No vídeo acima, você pode ver uma apresentação detalhada, feita pelo nosso gerente João Gabriel.

João Gabriel, que hoje é líder dessa unidade, fez parte da primeira turma de formação promovida pela Cast group, em 2007. Isso mostra como também temos a preocupação com o desenvolvimento da carreira dos nossos colaboradores, que podem ir subindo de cargo, de acordo com a evolução proporcionada pelos treinamentos ofertados pela empresa.

As turmas de formação são um programa de estágio com treinamentos técnicos sobre as principais e inovadoras linguagens de programação. Além disso, são repassados conhecimentos comportamentais.

Em 2007, quando esse programa foi realizado pela primeira vez, foram formadas duas turmas com 40 pessoas em cada uma. Foi por meio dessa formação que a fábrica de software foi criada.

Salas de reunião

A fábrica de software da Cast group tem duas salas de reunião. Em uma delas, na porta, há o desenho do Superman, representando que o lugar é protegido e tem um trabalho norteado pela ética.

Também há outra sala com a Mulher Maravilha, representando o foco e o comprometimento do nosso time com os clientes.

Já na sala Cast Inspira, é o espaço com puffs, que possibilita um relaxamento no horário do almoço e é utilizada para as reuniões diárias dos projetos, nela ficam todos os acompanhamentos Lean e os A3 desenvolvidos.

N.O.C

Na unidade também existe o N.O.C (Network Operations Center), local onde os colaboradores desenvolvem as suas atividades. Nele fica localizada toda a parte de infraestrutura, de rede, banco de dados, monitoramento de sistemas, data center etc.

Sala de treinamentos

A fábrica de software da Cast group em Araraquara conta ainda com uma sala de treinamentos. Nela são feitas todas as capacitações técnicas do time de colaboradores que atuam na unidade.

É também nessa sala de estudos que são realizados os Cast Seeds, o nosso treinamento para turmas de formação. Além disso, elas também sediam o Programa de Incentivo ao Conhecimento (PIC), para os profissionais da fábrica.

Como um diferencial técnico, temos as capacitações que são aplicadas ao time frequentemente como workshops e PICs ministrados pelos nossos próprios colaboradores.

Tais programas de conhecimento mostram, conforme já destacamos, que somos uma empresa que está preocupada com o desenvolvimento de seus colaboradores. Acreditamos que, apenas com funcionários satisfeitos e felizes, poderemos fazer uma boa entrega aos nossos clientes.

Centro de Desenvolvimento de Tecnologia

O coração da fábrica de software é o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia. Afinal, é nele que tudo acontece e os programas são realmente desenvolvidos pelos colaboradores.

A nossa fábrica atua numa estrutura de squad, com novos conceitos ágeis. O esquema de trabalho é organizado em forma de pirâmide, com gerente de fábrica de software, arquitetos de software, coordenadores de fábrica, analistas de sistemas, analistas de testes, programadores, testadores, web designers, estagiários e outros profissionais que compõem o time.

Todas essas pessoas são o alicerce necessário para podermos ter uma grande operação sólida, que resulte em entregas realmente satisfatórias para os nossos clientes. Tudo é embasado nas metodologias aplicadas: Scrum, Lean, Kanban e melhoria contínua.

Outros diferenciais da Fábrica de Softwares da Cast group

Pensando em proporcionar um ambiente de trabalho mais aconchegante e agradável para os colaboradores, a Fábrica de Softwares da Cast group tem um dress code flexível. Assim, não há problema se os funcionários quiserem trabalhar de bermuda, por exemplo.

Também há um amplo espaço verde, utilizado para atividades de lazer. Há uma grande árvore, que proporciona uma sombra agradável, que acaba servindo como espaço para reuniões de acompanhamento de projetos.

Isso sem falar do refeitório, que permitem aos colaboradores almoçar na empresa. É oferecido almoço diário, com dia da pizza, e também lanche semanal.

Além disso tudo, há o espaço recreativo, com uma mesa de pebolim e outra de ping pong, para os colaboradores terem lazer no horário do almoço.

SAIBA COMO FUNCIONARÁ A FÁBRICA DE SOFTWARE 3.0

Nosso líder João Gabriel conta que a Cast group está trabalhando fortemente para que seja uma reestruturação no ambiente de Araraquara com o objetivo de estruturar e modernizar a fábrica de software, dando origem ao que chamamos de Fábrica 3.0.

Na Fábrica 3.0 serão trabalhados novos conceitos de mercado e se terá uma atuação fortemente ligada aos contratos, visando mudança nos processos, agilidade nas entregas, aumento de qualidade e aumento de produtividade.

A implementação será realizada em parceria com o Escritório de Processos, que está contribuindo muito para que seja feita essa reformulação.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Fábrica de Conteúdos da Cast group? Que tal então dar uma olhadinha em nosso site e ver o que mais podemos oferecer para a sua empresa? Temos certeza de que você gostará das nossas soluções.