Conheça as vantagens da metodologia SAP Activate
BLOG
Gestão Empresarial

Conheça as vantagens da metodologia SAP Activate

22 de outubro de 2019

Entender as vantagens da metodologia SAP Activate é muito relevante para as empresas e profissionais que trabalham com projetos SAP.

Isso porque, apesar de existirem métodos eficientes de gestão de projetos, como o Scrum e o PMBOK, eles não foram desenvolvidos exclusivamente para quem utiliza os softwares fornecidos pela SAP.

É justamente isso que caracteriza a SAP Activate, um método de gestão de projetos que foi criado pela própria desenvolvedora de softwares alemã, adequando as melhores práticas de gestão para o ERP.

7 vantagens da metodologia SAP Activate

O uso de uma metodologia pensada nos sistemas SAP faz com que as empresas consigam tirar resultados muito mais satisfatórios do ERP.

Para que você compreenda mais sobre isso, listamos as 7 vantagens da metodologia SAP Activate. Confira!

1. Modelo ágil baseado no Scrum

Uma das principais vantagens da metodologia SAP Activate é o fato de ela ser um modelo ágil, incorporando alguns elementos da metodologia Scrum, que é utilizada em grandes companhias pelo mundo.

A agilidade faz com que os projetos sejam mais interativos e com etapas de curto prazo, agilizando assim a realização das atividades e trazendo mais resultados positivos para a organização.

A metodologia SAP Activate traz elementos do Scrum. Os principais deles, são os relacionados a seguir. Observe:

  • Sprint Backlog: define as atividades que estão presentes em cada projeto;
  • Sprint Review: revisa o que foi feito no decorrer de um projeto;
  • Daily Meeting: trata-se de uma reunião diária, na qual a equipe conversa sobre o andamento das atividades;
  • Scrum of Scrums: é uma reunião de equipes que interagem durante a execução de um projeto;
  • Burndown chart: representa em forma de gráfico a evolução dos trabalhos na empresa.

2. Divisão em fases

A SAP Activate também se divide em diferentes fases. Isso é importante para que os gestores possam ter uma visão ampla do projeto e vejam o que se passa em cada setor da empresa, por exemplo.

As fases em que se divide a metodologia SAP Activate são as seguintes:

  • Discover: momento em que se faz a definição do escopo do projeto;
  • Preparação: é quando se faz o planejamento das atividades que serão executadas;
  • Explore: realizada quando se elabora um plano de tarefas ou sprints, envolvendo também as construções e testes;
  • Realização: aqui as tarefas são executadas, seguindo os preceitos herdados das metodologias ágeis;
  • Deploy: é a fase a preparação final do projeto.

3. Ambiente em nuvem

Quando falamos em vantagens da metodologia SAP Activate, não podemos deixar de citar a facilidade de se criar rapidamente um ambiente de solução em nuvem. Isso é essencial nos dias de hoje, em que se pode trabalhar com equipes remotas, por exemplo.

Com a criação e acompanhamento das tarefas em nuvem, o gestor poderá verificar o andamento das atividades em qualquer local em que estiver e não apenas na sede da empresa.

4. Alicerce em três grandes pilares

A SAP Activate foi desenvolvido depois de muita pesquisa, levando em consideração a opinião dos usuários do sistema SAP. De tal maneira, criou-se um método que está alicerçado em três grandes pilares. A metodologia é utilizada para diferentes segmentos empresariais.

Assim sendo, fazem parte do framework, as melhores práticas com o SAP, a configuração guiada e a metodologia em si. Veja mais sobre cada um deles!

4.1 Melhores práticas

No decorrer dos anos, a SAP sempre buscou reduzir o temple de implantação de suas soluções. Para isso, adota a estratégia conhecida como Best Practises, melhores práticas, em português. E com base em todos os anos de história da SAP, existe um montante de processos de negócios que são referência dentre as maiores empresas do mundo e estes processos estão prontos para utilização em outros clientes SAP, utilizando-se da estrutura de pré configurados.

Com o lançamento do SAP S/4HANA, essa prática mudou de patamar e hoje é considerada um pilar para que as implementações sejam mais simples.

4.2 Configuração guiada

Falando sobre a configuração guiada, a SAP Activate proporciona:

  • O uso de ferramentas para uma implementação assistida;
  • O acesso a ferramentas de assistência para implementação dos usuários;
  • A visualização de conhecimento sobre o que está sendo implementado na empresa.

4.3 Metodologia ágil

Conforme explicamos, as metodologias ágeis, como o Scrum, são base para a SAP Activate. De tal forma, o antigo modelo da metodologia ASAP, que até então era utilizada, será substituído por algo mais moderno e testado nas grandes empresas de todo o mundo.

5. Built-in de qualidade

Nesta metodologia da SAP há uma gestão formal de riscos e qualidade, com um plano devidamente estruturado de gestão de qualidade, bem como o Q-Gates, definidos desde quando o projeto ainda está sendo estruturado.

6. Validate solution

A SAP Activate atua orientando o cliente por meio de funcionalidades padrão, realizadas em sessões de show and tell, nas quais será possível identificar erros no delta, sugestões de melhorias no design etc.

Isso tudo fará com que sejam gerados negócios com mais rapidez e com maior facilidade para o dia a dia da companhia.

7. Uso de uma metodologia que recebe atenção da SAP

A antiga metodologia ASAP continua em uso nos projetos, porém a SAP deixou de investir em melhorias e atualizações para ela. Por isso, a empresa terá vantagens na utilização direta do SAP Activate, uma vez que esse é o método que recebe mais atenção e melhorias atualmente.

Convém destacar que o método ASAP não é ruim e serviu por muitos anos, porém, com a evolução natural do meio empresarial, ele acabou ficando ultrapassado. Essa metodologia foi criada ainda na década de 1990, quando conceitos como o de computação em nuvem ainda era algo muito distante para as companhias.

É por isso que a SAP Activate veio em uma boa hora, já que fará com que novos recursos sejam implementados nas empresas e tornará as atividades burocráticas mais ágeis para serem realizadas.

Agora você já conhece as vantagens da metodologia SAP Activate e percebe que é de grande importância para que os profissionais do mundo SAP fiquem atentos, é preciso aprender e estar em conformidade com este contexto para garantir o sucesso dos projetos à jornada do SAP S/4HANA.

Para complementar sobre os preceitos da SAP Activate, leia o nosso artigo que mostra como metodologias ágeis podem contribuir para otimização de processos.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS