Conheça os ganhos do setor fiscal com Machine Learning
BLOG
Fiscal

Conheça os ganhos do setor fiscal com Machine Learning

4 de outubro de 2019

Machine Learning vem se tornando uma tecnologia cada vez mais comum e importante dentro das empresas brasileiras. Ainda não estamos falando sobre os robôs humanoides dos filmes de ficção científica, mas sim de sistemas inteligentes capazes de realizar vários processos organizacionais com agilidade e eficiência no aprendizado – contribuindo para reduzir custos e aumentar a produtividade.

A utilização da Inteligência Artificial e Machine Learning é bastante ampla. É possível configurar aplicações que vão desde respostas automáticas para clientes que entram em contato pelas redes sociais, monitorar com mais precisão o processo produtivo, identificar automaticamente o momento ideal para fazer novos pedidos aos fornecedores, até organizar as informações financeiras em tempo real, para elaboração das demonstrações contábeis e este são apenas alguns exemplos de aplicações.

A combinação do Machine Learning com o setor fiscal é uma nova possibilidade e que pode ser levada para sua organização. Trata-se de uma forma de agilizar as rotinas desenvolvidas pelos profissionais e integrar as informações rapidamente e de forma correta com o sistema de controle interno. Os ganhos obtidos certamente são muito atrativos, mas para entender exatamente quais são os ganhos, entenda brevemente como funciona a Inteligência Artificial e o Machine Learning.

Como funciona a inteligência artificial?

Antes de falarmos sobre como as tecnologias de inteligência artificial estão impactando o mundo dos negócios, é importante definir o termo. “Inteligência artificial” é um termo amplo e geral que se refere a qualquer tipo de software de computador que envolva atividades semelhantes às humanas, incluindo aprendizado, planejamento e resolução de problemas.

O Machine Learning é um dos tipos mais comuns de inteligência artificial aplicados para fins comerciais atualmente, sendo usado principalmente para processar grandes quantidades de dados rapidamente. Esses tipos de inteligência artificial são algoritmos que parecem “aprender” com o tempo, melhorando o que fazem com mais frequência.

Ao alimentar um algoritmo de Machine Learning com mais dados, seu funcionamento melhora progressivamente. Trata-se de uma tecnologia útil para processar grandes volumes de dados e transformá-los em informações mais acessíveis para os seres humanos.

Imagine que você gerencie uma indústria que possui máquinas conectadas à internet. Os dispositivos conectados alimentam um fluxo constante de dados sobre funcionalidade, produção e outras informações para um local central. Infelizmente, são muitos dados para um ser humano processar com qualidade. O Machine Learning pode analisar rapidamente os dados conforme eles chegam, identificando padrões e anomalias. Se uma máquina na fábrica está trabalhando com capacidade reduzida, um algoritmo de aprendizado de máquina pode capturá-la e notificar os tomadores de decisão de que é hora de enviar uma equipe de manutenção preventiva.

Quais são os ganhos para o setor fiscal com Machine Learning?

As máquinas inteligentes já são capazes de realizar diversas tarefas repetitivas de forma automática – como monitorar e aprender palavras, textos e contexto. E, no futuro, as habilidades dominadas pelos robôs devem ser cada vez mais complexas, o que abre margem para muitas utilizações dentro do setor fiscal.

Hoje em dia já é possível automatizar tarefas como o envio de notificações para clientes, a importação de informações dos documentos fiscais para o sistema de contabilidade e também automatização na geração das obrigações fiscais para aumento na eficiência operacional das equipes. Porém, além disso, a expectativa é de que o setor fiscal ainda possa se beneficiar do Machine Learning para inúmeras tarefas:

  • Cálculo de tributos e recolhimento automático
  • Classificação fiscal dos documentos
  • Identificação de rotinas que merecem uma auditoria
  • Automatização do relacionamento fiscal com o cliente
  • Detecção de riscos tributários e trabalhistas
  • Sugestão de ações preventivas com base em tendências e comportamentos
  • Aprendizado sobre as regras de cálculo e enquadramento tributário

Quais são os benefícios dessa solução?

No momento de cumprir as obrigações fiscais, todo o ganho de tempo gera benefícios. Imagine que você possa  cruzar informações automaticamente por meio dos algoritmos de inteligência artificial. Sem a necessidade de intervenção humana, todo o processamento de informações e organização dos dados para a escrituração se torna mais simples, proporcionando mais produtividade ao negócio.

Como a solução de Machine Learning possui aprendizado próprio, os seus processos estão em melhoria constante. As rotinas do setor fiscal vão se tornando cada vez mais precisas e ágeis. Assim, você pode encontrar as informações necessárias com uma facilidade cada vez maior. Veja quais são os principais ganhos do setor fiscal com Machine Learning:

Redução do tempo gasto

O benefício mais claro de aplicar Machine Learning nas rotinas do setor fiscal é a redução do tempo gasto. Enquanto uma pessoa demoraria horas processando tantos dados, o sistema realiza isso de forma automática em poucos minutos. Assim, a sua empresa mantém as informações atualizadas em tempo real.

Aumento de produtividade da equipe

Sem precisar perder uma boa parte do seu tempo de trabalho apenas processando o recebimento e na escrituração das notas fiscais, os funcionários podem usar o seu tempo em outras atividades necessárias dentro do setor fiscal. Trata-se de uma forma de aumentar a produtividade de toda a equipe.

Redução de erros

Errar é humano, certo? Porém, para um sistema digital com Machine Learning errar é uma possibilidade bastante remota. Um setor fiscal com Machine Learning consegue reduzir drasticamente as chances de falha humana no processamento das informações – aumentando a eficácia dos controles internos, efetuando a correta geração das obrigações fiscais se mantendo em conformidade com o fisco.

Ganhos em competitividade

Toda automação de processos contribui para reduzir custos nas empresas. Com o uso do Machine Learning isso não é diferente. O tempo economizado no dia a dia de trabalho reflete na diminuição das despesas – fazendo, indiretamente, com que a empresa seja mais competitiva e obtenha uma vantagem em relação aos concorrentes.

Você já conhecia os ganhos que a sua empresa pode obter usando a inteligência artificial para reduzir custos no setor fiscal? Como você enxerga essa tecnologia aplicada na sua empresa? Leia mais e conheça uma solução perfeita para otimizar a gestão fiscal do seu negócio.

Saiba mais!

Quer ver como automatizar definitivamente, o recebimento e escrituração de NFS-e’s no ERP? Com a produtividade já atestada por diversas empresas. Veja a escrituração correta da NFS-e no ERP preenchendo os campos obrigatórios do standard para uma correta geração de obrigações fiscais na gravação deste webinar: clique aqui e assista!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS