CRM integrado ao ERP: potencialize a inserção de clientes na estratégia de seu negócio!

 

Se você deseja aumentar as suas vendas e fazer sua companhia prosperar (e quem não quer?), talvez seja a hora de ter um CRM integrado a um bom ERP. Fazer a captação de clientes por meios tradicionais simplesmente não é mais viável ou eficiente como era antigamente e nós vamos explicar o porquê.

Basicamente, vivemos na era digital, onde as pessoas pedem comida, tiram dúvidas, compram seus produtos e se comunicam de forma online.

Ao observar os seus próprios hábitos, você provavelmente perceberá que, por exemplo, fazer uma ligação para um amigo ou familiar se tornou um evento raro.

Sendo assim, como pensar que depois de tantos anos, a forma de obtenção e tratamento de clientes seria a mesma para as equipes de Marketing e Vendas?

A organização e o tratamento de dados são essenciais para evitar gargalos inaceitáveis na operação, e é por isso que você precisa de  uma ferramenta de CRM integrada ao ERP.

A RELEVÂNCIA DO CRM NA CAPTAÇÃO

Nós já falamos sobre o que é CRM e o impacto que ele tem na experiência do cliente com a sua empresa.

Sem dúvidas, falar sobre o tema não é novidade, mas há alguns novos dados interessantes que você precisa saber. Por exemplo, o fato de a IDC apontar que a IA (machine e deep learning), aliada a essa abordagem, impulsionará cerca de US$ 1,1 trilhões em negócios globalmente até 2021.

Ou então, que 91% das empresas com mais de 11 funcionários possuem um CRM (dados globais), ante a 50% das que têm menos de 10 colaboradores.

A nova forma de fazer CRM mapeia e traz dados preditivos muito mais personalizados, e possibilita prever quais interações devem ser feitas, considerando cada etapa da jornada de compra e os consumidores de forma individualizada.

Isso traz poderosos insights sobre suas preferências, permitindo traçar diferentes perfis e formas de abordagem.

Por meio da automação, o atendimento tradicional tem ganhos em tempo e produtividade, pois atinge o contato de forma assertiva.

Assim, as informações e negociações não se perdem em fluxos desencontrados, as transações são aprimoradas, o cliente melhor atendido e que os setores responsáveis conseguem atingir suas metas com maior facilidade.

Além disso, os CRMs que hospedados em nuvem e do tipo SaaS (software como serviço) mantém todos os dados atualizados em tempo real. Isso significa acesso remoto, a qualquer lugar e momento do dia.

Obviamente, essa funcionalidade permite que a equipe de vendas tenha muito mais sucesso nas abordagens, já que pode consultar o histórico de determinado prospect de forma rápida, clara e segura.

Como o CRM se integra ao ERP e quais as vantagens

Embora os dois conceitos tenham diferentes funções, eles andam lado a lado quando falamos da inserção de clientes na base.

Enquanto o CRM tem foco na equipe de Vendas e no relacionamento com o cliente (captação, conversão e manutenção), o ERP visa a gestão dos processos organizacionais em geral, conectando os departamentos.

Um sistema de gestão empresarial padroniza os fluxos e centraliza as referências, fazendo com que tudo caminhe de forma integrada, onde o acesso a dados relevantes é simplificado. Ainda, gera relatórios eficientes, intuitivos e personalizados para guiar os gestores na tomada de decisão.

Ou seja: o trabalho de todos deixa de ser tão burocrático ou manual e passa a ser muito mais estratégico.

Conectar o CRM ao ERP garante que o atendimento ao cliente seja muito ágil e poderoso, já que o departamento comercial e o de comunicação compartilharão esclarecimentos poderosos.

Como um efeito em cadeia, também é possível entender quais são as variáveis na cadeia produtiva, o momento de investir mais ou segurar gastos, as melhores maneiras de motivar os colaboradores com metas qualitativas, entre outros.

Na verdade, todos os processos devem sempre caminhar lado a lado, pois cada pequena etapa ou ação está conectada a outra dentro de uma empresa.

Unir os dois sistemas potencializa a performance geral, tornando o serviço mais relevante não só para o público interno, como também para o consumidor final.

Como escolher seu CRM e ERP

À medida que as ferramentas se conectam diretamente a seus dados e ajudarão a desenvolver toda a operação, é imprescindível que a solução seja qualificada, segura e tenha um bom suporte. Senão, corre-se o risco de ter o comprometimento do investimento destinado ao que seria um ganho em inovação.

Portanto, busque pela melhor empresa no mercado de gestão empresarial, inovação e tecnologia.

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Se sua empresa for de pequeno ou médio porte, indicamos o SAP Business One, um sistema enxuto, mas que conta com todas as frentes que seu negócio precisa – e a preço totalmente acessível!

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