Cultura data driven e como se beneficiar do conceito
A cultura data driven já é implementada em muitas empresas, mas poucos gestores falam ou refletem sobre a sua verdadeira importância. Também chamada de estratégia orientada à dados, ela traz mais destaque, competitividade e embasamento para toda a tomada de decisão.
Dessa maneira, é importante entender exatamente o que ela significa e, caso ela ainda não esteja em pauta na sua organização, colocá-la o quanto antes através das nossas dicas.
O QUE É CULTURA DATA DRIVEN?
Dizer que a gestão é data driven significa que as decisões são orientadas por dados, informação e embasamento, em vez de intuição, achismos ou experiências pessoais.
Isso até pode parecer um pouco óbvio para alguns executivos, mas a verdade é que muitas vezes os dados são subaproveitados ou tratados de maneira separada ou pontual.
O fato é que essa cultura direcionada envolve muito mais do que o famoso Big Data, pois consiste em filtrar todo esse imenso material e transformar em dados estruturados. Ou seja, aqueles que reservam elementos essenciais para a empresa e podem trazer importantes insights.
Portanto, a ideia não é que apenas algumas áreas ou colaboradores específicos detenham essa função ou responsabilidade, mas que toda a empresa tenha como premissa tomar decisões se baseando em informações e relatórios prévios.
Com isso, os ganhos são potencializados, pois ao criar uma ação de marketing, por exemplo, você já terá o perfil e os anseios do público traçados, possibilitando contato mais próximo e assertividade.
Ao mesmo tempo, os custos se reduzem, pois ao traçar as melhores oportunidades e também possíveis ameaças, o investimento se torna direcionado e os erros são reduzidos exponencialmente. Assim, é possível aplicar recursos com foco em crescimento e sustentação, ganhando espaço frente aos concorrentes.
Segundo uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a proporção de produtividade e proventos em empresas com cultura data driven é 6% maior das que não seguem esse modelo.
Como implementar a cultura data driven?
De acordo com a análise do Gartner, 90% das empresas devem levar em consideração a informação como ativo crítico e análise de dados como domínio essencial em 2022.
Na verdade, o que impede os gestores de aplicar essa realidade com maior afinco é sobretudo, compreender a transformação digital em sua totalidade e fazer o tratamento correto dessas informações.
O volume de informações passou a ser tão grande e desenfreado, que muitas vezes deixa de ser um tesouro para se tornar um transtorno ou motivo de frustração. Investir no treinamento dos trabalhadores em geral em vista desse ângulo é (e será cada vez mais) inevitável.
Ademais, é necessário que a cultura organizacional esteja alinhada e voltada para um objetivo comum, traçado estrategicamente.
Sendo assim, é imprescindível estipular KPI’s e acompanhar o andamento dos processos constantemente, buscando cumprimento de metas. Caso os dados sejam apenas captados e interpretados de forma aleatória, de nada ajudarão para o crescimento corporativo.
A tecnologia vem como aliada para a Inteligência da Decisão, permitindo criar projetos que atendem aos consumidores de forma precisa e satisfatória.
Nesse sentido, é importante que os líderes e demais colaboradores entendam que sempre haverá espaço para direcionamento pessoal.
Afinal, é a inteligência humana e o discernimento dos funcionários que serve como orientação para toda e qualquer resolução e consequente desenvolvimento da companhia.
Data driven e ERP: como o sistema de gestão ajuda no processo
De fato, administrar todos os dados que envolvem um negócio hoje em dia é uma tarefa nada fácil. Simplesmente, tornou-se praticamente impossível controlar, compreender e analisar todo o volume de informação produzido diariamente – tanto internamente, quanto de fontes externas.
Caso a importância desse conceito não tenha ficado completamente clara, é bom citar que empreendimentos voltados à sua aplicação são até 19 vezes mais lucrativos e têm 23 vezes mais oportunidades de captar clientes e vendas. Esses dados impressionantes foram coletados pela consultoria McKinsey.
Logo, possuir um sistema de gestão empresarial é a única maneira de aderir à cultura data driven, uma vez que ele possibilita o tratamento de todos os elementos de uma empresa de forma simples, intuitiva e organizada.
Ao contratar um ERP, as empresas passam a ter visão completa do todo, permitindo a conexão entre os departamentos e recebendo encaminhamento totalmente embasado.
A unidade permite avaliar de maneira muito mais estratégica o que deve ser feito, os gargalos que precisam ser corrigidos, além de possibilitar o monitoramento em tempo real da proficiência dos funcionários, técnicas e também dos próprios recursos disponíveis.
Escolha o melhor parceiro para se orientar por dados
Evidentemente, a escolha de um sistema de gestão eficaz é o que direciona o investimento de tempo e dinheiro para os ganhos que citamos acima.
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