Cultura data driven e como se beneficiar do conceito

 

A cultura data driven já é implementada em muitas empresas, mas poucos gestores falam ou refletem sobre a sua verdadeira importância. Também chamada de estratégia orientada à dados, ela traz mais destaque, competitividade e embasamento para toda a tomada de decisão.

Dessa maneira, é importante entender exatamente o que ela significa e, caso ela ainda não esteja em pauta na sua organização, colocá-la o quanto antes através das nossas dicas.

O QUE É CULTURA DATA DRIVEN?

Dizer que a gestão é data driven significa que as decisões são orientadas por dados, informação e embasamento, em vez de intuição, achismos ou experiências pessoais.

Isso até pode parecer um pouco óbvio para alguns executivos, mas a verdade é que muitas vezes os dados são subaproveitados ou tratados de maneira separada ou pontual.

O fato é que essa cultura direcionada envolve muito mais do que o famoso Big Data, pois consiste em filtrar todo esse imenso material e transformar em dados estruturados. Ou seja, aqueles que reservam elementos essenciais para a empresa e podem trazer importantes insights.

Portanto, a ideia não é que apenas algumas áreas ou colaboradores específicos detenham essa função ou responsabilidade, mas que toda a empresa tenha como premissa tomar decisões se baseando em informações e relatórios prévios.

Com isso, os ganhos são potencializados, pois ao criar uma ação de marketing, por exemplo, você já terá o perfil e os anseios do público traçados, possibilitando contato mais próximo e assertividade.

Ao mesmo tempo, os custos se reduzem, pois ao traçar as melhores oportunidades e também possíveis ameaças, o investimento se torna direcionado e os erros são reduzidos exponencialmente. Assim, é possível aplicar recursos com foco em crescimento e sustentação, ganhando espaço frente aos concorrentes.

Segundo uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a proporção de produtividade e proventos em empresas com cultura data driven é 6% maior das que não seguem esse modelo.

Como implementar a cultura data driven?

De acordo com a análise do Gartner, 90% das empresas devem levar em consideração a informação como ativo crítico e análise de dados como domínio essencial em 2022.

Na verdade, o que impede os gestores de aplicar essa realidade com maior afinco é sobretudo, compreender a transformação digital em sua totalidade e fazer o tratamento correto dessas informações.

O volume de informações passou a ser tão grande e desenfreado, que muitas vezes deixa de ser um tesouro para se tornar um transtorno ou motivo de frustração. Investir no treinamento dos trabalhadores em geral em vista desse ângulo é (e será cada vez mais) inevitável.

Ademais, é necessário que a cultura organizacional esteja alinhada e voltada para um objetivo comum, traçado estrategicamente.

Sendo assim, é imprescindível estipular KPI’s e acompanhar o andamento dos processos constantemente, buscando cumprimento de metas. Caso os dados sejam apenas captados e interpretados de forma aleatória, de nada ajudarão para o crescimento corporativo.

A tecnologia vem como aliada para a Inteligência da Decisão, permitindo criar projetos que atendem aos consumidores de forma precisa e satisfatória.

Nesse sentido, é importante que os líderes e demais colaboradores entendam que sempre haverá espaço para direcionamento pessoal.

Afinal, é a inteligência humana e o discernimento dos funcionários que serve como orientação para toda e qualquer resolução e consequente desenvolvimento da companhia.

Data driven e ERP: como o sistema de gestão ajuda no processo

De fato, administrar todos os dados que envolvem um negócio hoje em dia é uma tarefa nada fácil. Simplesmente, tornou-se praticamente impossível controlar, compreender e analisar todo o volume de informação produzido diariamente – tanto internamente, quanto de fontes externas.

Caso a importância desse conceito não tenha ficado completamente clara, é bom citar que empreendimentos voltados à sua aplicação são até 19 vezes mais lucrativos e têm 23 vezes mais oportunidades de captar clientes e vendas. Esses dados impressionantes foram coletados pela consultoria McKinsey.

Logo, possuir um sistema de gestão empresarial é a única maneira de aderir à cultura data driven, uma vez que ele possibilita o tratamento de todos os elementos de uma empresa de forma simples, intuitiva e organizada.

Ao contratar um ERP, as empresas passam a ter visão completa do todo, permitindo a conexão entre os departamentos e recebendo encaminhamento totalmente embasado.

A unidade permite avaliar de maneira muito mais estratégica o que deve ser feito, os gargalos que precisam ser corrigidos, além de possibilitar o monitoramento em tempo real da proficiência dos funcionários, técnicas e também dos próprios recursos disponíveis.

Escolha o melhor parceiro para se orientar por dados

Evidentemente, a escolha de um sistema de gestão eficaz é o que direciona o investimento de tempo e dinheiro para os ganhos que citamos acima.

A Cast Group está há mais de 30 anos nesse mercado e se sagra como um dos principais players e experts quando o assunto é tecnologia e inovação.

Por meio da solução SAP Business One, conseguimos fazer com que centenas de pequenas e médias empresas se destacassem em seu nicho, oferecendo um ERP completamente funcional, ainda que compacto.

Para as organizações de grande porte, o nosso SAP S/4Hana apresenta todo a potência necessária para dar conta de milhares de dados.

Os dois produtos oferecem o que há de melhor em gestão financeira, estoque, compras e vendas, recursos humanos e muito mais. Inclusive, a implementação pode ser feita de modo local ou em nuvem – esse último, garantindo acesso às informações de qualquer dispositivo ou local.

Ao escolher a Cast Group, você opta por melhoria em toda a cadeia produtiva, a vantagem de ter muito mais agilidade e ainda consegue encaminhar os talentos de seus funcionários para o planejamento e expansão do negócio.

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