Nos últimos tempos tem se ouvido falar muito sobre cultura organizacional, principalmente quando o assunto é a inovação nas organizações. Mas você sabe realmente do que isso se trata?

Muitas vezes as pessoas e as empresas têm um conhecimento muito superficial sobre cultura, não sabendo o potencial que ela tem para melhorar os processos dentro de uma companhia.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo. Explicaremos o que é, de fato, a cultura organizacional, bem como as formas como ela pode se tornar uma peça-chave na inovação e no melhoramento de processos de uma empresa.

O CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

Cultura é um termo com muitos significados. Ele pode representar os conhecimentos de uma pessoa, os costumes de uma localidade, a produção de insumos agrícolas, entre tantos outros.

Quando falamos da cultura organizacional, no entanto, é preciso ter em mente que estamos nos referindo aos valores que norteiam as atividades desenvolvidas em uma empresa.

Fazem parte da cultura organizacional: a missão, a visão e as crenças que uma empresa tem, além do modo como ela desempenha as suas atividades.

Vale ressaltar que a cultura é sempre disseminada de cima para baixo, e é repassada pelo exemplo. Assim, os valores quase sempre são norteados pelos CEOs, diretores ou gestores de uma empresa.

Os funcionários seguem o exemplo que é dado pelos seus superiores! Por isso, é preciso muito cuidado por parte de todos, para que a cultura organizacional seja bem definida, cumprida e mantida.

Outro ponto importante sobre a cultura organizacional é o fato de ela ser cíclica. Não se trata de algo estático, portanto, que será mantido para sempre da mesma forma.

A cultura organizacional muda conforme o comportamento das pessoas muda, a sociedade evolui, novas tecnologias são inseridas no ambiente de trabalho, entre outros fatores.

Ter esse entendimento é muito importante, para evitar ter uma visão muito conservadora sobre o meio empresarial e manter a cultura da empresa “parada no tempo”, sem acompanhar as evoluções que acontecem nesse ambiente.

A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO CHAVE DA INOVAÇÃO DA ERA DIGITAL

A cultura organizacional está muito relacionada com a inovação da empresa na era digital. Isso porque, conforme explicamos, se trata um processo que forma um ciclo, que deve ser de melhoria contínua.

Veja, por exemplo, a área de RH de uma empresa. Até poucos anos atrás quase todos os processos desse setor eram muito burocráticos, como para fazer a soma das horas trabalhadas pelos colaboradores, desenvolver longos processos de recrutamento e seleção etc.

Atualmente isso não é mais necessário! A tecnologia foi inserida, a indústria 4.0 se desenvolveu e muitas atividades burocráticas passaram a ser automatizadas.

Com esse foco, as empresas passaram a ter foco muito mais estratégico e menos operacional. O uso de softwares, como o SAP, contribuem muito para isso, facilitando o desenvolvimento de diversas atividades.

DICAS PARA DESENVOLVER UMA BOA CULTURA ORGANIZACIONAL

Existem algumas boas práticas que contribuem para o desenvolvimento de uma boa cultura organizacional, voltada para a inovação nas empresas. A seguir, apresentaremos algumas das principais. Acompanhe!

Desenvolva lideranças internas

Como explicamos, os valores culturais são repassados de pessoa para pessoa, geralmente dos níveis hierárquicos mais altos para os demais. Porém, nem sempre o diretor da empresa poderá estar presente em todos os setores de uma companhia e ter uma relação próxima com todos os profissionais.

Desenvolver mais lideranças é uma forma de disseminar a cultura mais rapidamente, uma vez que os funcionários terão mais exemplos dentro do time. Assim, os valores se multiplicarão, com os líderes repassando-os aos seus liderados.

Invista em tecnologia

A tecnologia tem um papel fundamental para que a cultura organizacional seja melhorada, principalmente quando ela faz vistas para a inovação.

Se um dos valores da empresa é pensar mais de forma estratégica, por exemplo, a tecnologia é fundamental. Isso porque que os softwares e outros recursos terceirizam as atividades operacionais que até então eram feitas por pessoas.

Aplique metodologias ágeis

Metodologias ágeis, como o lean, contribuem para que os processos sejam padronizados e os valores culturais repassados em uma empresa.

Com o uso desses métodos, a organização perde menos tempo, gasta menos dinheiro, precisa de menos mão-de-obra etc.

O lean é uma metodologia que norteia as atividades a serem feitas utilizando apenas os recursos necessários, evitando desperdícios e pulando etapas, por exemplo.

Assim, se esse é um dos objetivos da cultura da empresa, pode ser utilizado para essa finalidade. Além do lean, outros métodos ágeis podem ser utilizados pela companhia, de acordo com os objetivos que se deseja atingir.

Além disso, as metodologias ágeis contribuem para a promoção da cultura do melhoramento, ou seja, para o desenvolvimento da melhoria contínua na organização, dando andamento ao ciclo de valores culturais, que sempre se renova.

A CULTURA DO MELHORAMENTO NA FÁBRICA DA CAST GROUP

Na Cast group, as estratégias envolvendo a cultura organizacional são voltadas para melhorar as nossas atividades e processos de forma constante. Exemplo disso pode ser visto na jornada Lean, que desenvolvemos em nossa fábrica de software.

O objetivo dessa jornada foi transformar as atividades que fazíamos, antes de uma forma tradicional, para um jeito novo, com desenvolvimento multiplataforma. Para isso, utilizamos as ferramentas Lean.

Inclusive, desenvolvemos um webinar, com a participação de nossos especialistas Igor Machado, Denis Ibanez e João Gabriel de Abreu, que explicam mais detalhadamente como tudo isso ocorreu.

Gostou de saber mais sobre a relação entre cultura organizacional e inovação nas empresas, bem como a forma como lidamos com isso na Cast group? Então confira agora a nossa webinar e continue aprendendo sobre o assunto!