Nos últimos anos, muito se falou sobre Design Thinking e a sua importância dentro das empresas. Para abordar o assunto, é imprescindível falar sobre inovação, criatividade e também o aspecto humano.

Ainda que seja um conceito que data há cerca de 30 anos, a aplicação nem sempre era levada em consideração, às vezes pela dinâmica corporativa, outras por pura burocracia.

Com o avanço da tecnologia e do uso de Big Data, por exemplo, onde o foco no cliente passou a ser primordial, a atitude foi revista por parte dos executivos.

Assim, as companhias deixaram de pensar exclusivamente no desenvolvimento de produto ou em rentabilidade, para compreender mais a fundo a verdadeira função de seus serviços e produtos para as pessoas. E mais do que isso: entender também o que elas precisam e criar soluções que atendam com maestria às suas necessidades.

Portanto, entender sobre Design Thinking passa por uma gama de abordagens, todas fundamentadas em análise e relevância.

O QUE É DESIGN THINKING?

Consiste em um processo minucioso e criativo de identificação de problemas, além compreensão profunda de todos os aspectos que o envolvem e a busca pela consequente resolução de maneira inovadora.

Tem como base a observação, o pensamento crítico, a lógica, intuição e percepção para obter as melhores soluções possíveis e criar novos produtos e/ou serviços que atendam bem a comunidade. Basicamente, procura respostas não óbvias para necessidades de um grupo ou mercado.

Ele pode ser aplicado em qualquer atividade, seja ela empresarial ou de cunho social, sendo que sua construção depende de pilares que se sustentam na empatia, colaboração e experimentação.

Quais são as etapas de Design Thinking?

Tendo em mente que os métodos são mais disruptivos dos que os tradicionais, a proposta segue algumas etapas:

  1. Imersão

Em primeiro lugar, significa o aprofundamento em pesquisas, questionamentos e aprendizados: é preciso se colocar no outro, entendendo qual é a sua percepção de mundo, seus desejos e necessidades, para então seguir adiante com mais conhecimento de causa.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, visitas e ambientação para captar o máximo de informações e sensações sobre o público.

Somente com base na autêntica experiência e contextualização é que os responsáveis pelo Design Thinking poderão partir para a análise dos fatos. Apoiando-se em vivência e não mera suposição.

  1. Análise e interpretação

Fase a qual os resultados da primeira etapa devem ser consolidados, organizados e interpretados, encontrando afinidades, personas e direcionamentos.

É aqui a parte onde surgem os insights, possibilidades e desafios. Algumas técnicas úteis para esse momento são os diagramas ou mapas de jornada, por exemplo.

  1. Ideação

Finalmente, começa o desenvolvimento das ideias, sempre contando com a colaboração, troca de percepções e liberdade criativa. O método mais conhecido para esse estágio é o brainstorm.

Nesse momento, é preciso ter condições e ambientes favoráveis ao processo criativo e permitir que os profissionais projetem e discutam livremente a interpretação das primeiras fases.

Esse é o maior desafio do Design Thinking, pois é bastante provável que a equipe seja pressionada para “correr contra o tempo” pelos executivos ou responsáveis pelo projeto.

Tal atitude não só pode bloquear os devaneios, como também limita muito o potencial de inovação pura, que tem seu desenrolar interrompido ou encurtado.

Provavelmente, esse é um dos principais fatores que barram empresas de todos os portes a se destacar e evoluir nesse quesito.

  1. Prototipação

Na penúltima fase, as ideias são colocadas em ação e o produto e ou serviço começa a ganhar forma.

As abstrações são filtradas de maneira que as melhores propostas sejam colocadas em prática, mediante um consenso.

A materialização é feita através de protótipos ou projeções que visam sanar os problemas identificados inicialmente. Depois da elaboração, é importante efetuar todos os testes necessários para que o resultado tenha sua efetividade comprovada.

Os serviços podem ser visualizados em modelos gráficos que simulam ações do dia a dia ou por storyboards.

Já os produtos podem seguir mockups iniciais ou protótipos.

  1. Desenvolvimento ou implementação

Por último, a apresentação ao cliente, que deve opinar sobre a construção geral dos exemplares e das conclusões apresentadas. Afinal, ele é quem melhor conhece seu público!

Logo, podem ser feitos testes de usabilidade e coletas de feedbacks para aprimorar algum quesito ou mesmo voltar algumas etapas em busca de respostas, caso o retorno não seja positivo.

Após todo esse cuidado, é feito o lançamento do produto ou serviço, com a área de comunicação trabalhando para que a ideia seja bem aceita pelo cliente final.

Importante ressaltar que não basta apenas impulsionar o projeto e depois deixá-lo de lado. Sobretudo na fase inicial, mas ao longo de todo o percurso, é fundamental acompanhar os desdobramentos e a reação que desperta no público.

Desse modo, é possível mensurar o sucesso e também observar melhorias para novos lotes ou produtos futuros.

Como encontrar bons profissionais de Design Thinking?

O Design Thinking é um sucesso porque engloba muitos detalhes e se preocupa com o resultado efetivo em todo o desdobramento.

Evidentemente, as chances de acerto são exponenciais quando se leva em conta a verdadeira intenção ou carência do consumidor.

Para isso, os profissionais dessa área devem ser disruptivos, ao mesmo tempo que pensam na entrega de qualidade e na rentabilidade para a empresa que os contratou.

Encontrar esse tipo de especialista no mercado não é uma tarefa fácil. Caso a companhia tenha sucesso, vale muito a pena o investimento, pois o retorno certamente é garantido.

A Cast group, por exemplo, é uma empresa com ampla experiência nas áreas de inovação e tecnologia, e conta com o serviço de Consultoria Estratégica.

Nossa equipe altamente qualificada encontra as melhores soluções por meio de Design Thinking, levando em conta os problemas que precisam ser solucionados e em como obter o melhor retorno.

Há mais de 30 anos no mercado, nosso trabalho é encontrar soluções inovadoras para que sua organização cresça de forma sustentável e produtiva!

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