Como aumentar a eficiência do Agronegócio com tecnologia?
BLOG
Gestão Empresarial

Como aumentar a eficiência do Agronegócio com tecnologia?

4 de junho de 2020

O mundo passa por constantes mudanças e pensar em como aumentar a eficiência do Agronegócio com tecnologia passou a ser uma questão de prosperidade para um ambiente de inovação e a chamada economia digital. As cadeias de suprimento ganham agilidade e conseguem entregar mais transparência na hora de fornecer o seu produto.

As soluções da SAP podem tornar o Agronegócio mais eficaz, uma vez que as mudanças no mercado estão levando um ambiente de rápida transformação e ampla aplicação da tecnologia – promovendo também novos modelos de negócio. Uma estratégia de aumento da eficiência do Agronegócio com tecnologia é uma das principais formas de melhorar o setor como um todo, levando a transformação digital também a este cenário.

Quer saber mais como as soluções da SAP podem aumentar a eficiência do Agronegócio com tecnologia? Continue acompanhando a nossa publicação!

O Agronegócio está se tornando digital

Já é realidade que o Agronegócio está se transformando rapidamente, principalmente com a evolução da industrialização e com a necessidade cada vez maior de se produzir mais, mantendo os custos baixos. A evolução e o crescimento populacional demandam mais eficiência do Agronegócio com tecnologia, além de permitir a diminuição dos recursos consumidos.

O crescimento populacional também demanda que a produção de alimentos e o Agronegócio entregue produtos de qualidade, uma vez que o teor nutricional dos alimentos deve atender ao crescimento desta demanda. Outro ponto importante é que a diminuição dos recursos naturais como água e até combustíveis fósseis demandam de utilização de novas tecnologias que promovam o seu uso consciente e eficiente.

A cadeia de fornecimento também está levando a uma maior necessidade de transparência e segurança, promovendo também mudanças rápidas. Os consumidores estão aumentando em número e também aumentando a necessidade por saber mais informações sobre o que estão consumindo. Logo, crescer com eficiência e controlando a utilização de recursos é imprescindível para o Agronegócio.

O Agronegócio digital

Esta nova visão do Agronegócio é real e veio para ficar. Com tamanha demanda por transformação e adoção de melhores práticas para se destacar no mercado, os produtores rurais podem apostar na digitalização do setor para aumentar significativamente a capacidade de produzir alimentos de forma sustentável.

Outro ponto importante e que favorece a aplicação da tecnologia no Agronegócio é a sua crescente complexidade nos processos devido as mudanças e evolução do seu consumidor. Soluções digitais estão conseguindo entregar a demanda por rastreabilidade na produção, além de promover melhores indicadores para o negócio.

E se o Agronegócio quer se manter saudável num ambiente complexo, em constante transformação e evolução tecnológica, deve-se manter a sua operação a mais simples possível – com o foco no que é realmente importante para o negócio. E as soluções oferecidas pela SAP podem ser uma ótima forma de tornar o Agronegócio mais eficaz.

Aumentando a eficiência do Agronegócio com tecnologia

Simplificar e acelerar a transformação digital do Agronegócio são as principais formas de alcançar os objetivos e aumentar a eficiência da produção como um todo. Uma solução de tecnologia pode ser a melhor forma de garantir o sucesso deste tipo de jornada e é importante que se tenha a estratégia correta.

A aplicação de tecnologia no setor de maneira sustentável tem um impacto direto na capacidade de produção para o atendimento da demanda em rápido crescimento.

Experiência do consumidor

Este é um dos pontos onde o aumento da eficiência do Agronegócio com tecnologia pode ser maximizado, principalmente por garantir o sucesso na atuação dos produtos perante o seu consumidor, nos diferentes estágios da cadeia de suprimentos. Garantir a satisfação do seu cliente com produtos de qualidade é a melhor forma de manter um alto nível de excelência na experiência do consumidor.

Focar nos processos que importam

A digitalização do Agronegócio também passa pela simplificação do negócio, mantendo o foco apenas nos processos que importam e que impactam diretamente na eficiência. É importante ter este tipo de visão estratégica, principalmente ao unir funções como a logística e a área financeira para o melhor nível de operação possível.

Dispositivos inteligentes e conectividade

Dispositivos que permitem a conectividade e conseguem promover um melhor funcionamento para a produção são importantes para o aumento da eficiência do Agronegócio com tecnologia. Com tantas opções disponíveis no mercado, é importante salientar que não são necessários altos custos para realizar este tipo de transformação, além de se preocupar também com uma solução que consiga operar e monitorar estes equipamentos.

Engajamento

Os dispositivos inteligentes e as máquinas não irão realizar todo o tipo de trabalho – é importante que os colaboradores estejam engajados e entendam a importância da transformação digital para o Agronegócio. Compartilhar e manter a informação acessível é uma boa forma de mudar a visão do negócio para conseguir os melhores indicadores. 

Uma plataforma digital para o aumento da eficiência do Agronegócio

Utilizar uma plataforma digital para o Agronegócio promove mais valor aos consumidores e impacta até na evolução de uma estratégia para ter mais foco nos participantes do sistema de produção agrícola. Os dados coletados pela plataforma poderão ser analisados para entregar relatórios mais assertivos e que mostrem o verdadeiro andamento do negócio.

Um dos pontos principais é não utilizar a tecnologia e a inovação por si só – deve-se transformar a inovação em valor e fazer com que seja utilizável pelo Agronegócio. Este setor deve se preparar e trabalhar de forma eficiente, utilizando as vantagens que uma solução digital pode promover.

Além disso, uma solução digital deve estar preparada para dar suporte as novas demandas do negócio além de suportar os novos processos por toda cadeia de valor do Agronegócio. Deve também oferecer uma base conectada, integrada e aberta para que estes processos entreguem de fato mais poder para a empresa.

Saiba mais!

A SAP tem as melhores soluções para aumentar a eficiência do Agronegócio com tecnologia e mantendo os melhores padrões de produção. A digitalização é considerada como o próximo grande passo no setor agrícola e pode inclusive criar uma cadeia de suprimentos alimentar de forma transparente e saudável para todo o negócio.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre como as soluções da SAP podem tornar o Agronegócio mais eficaz!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS