O Employee Experience (EX) é um dos principais assuntos que permeiam o mundo corporativo. O conceito, criado há alguns anos, tem sua aplicação ainda bem tímida entre as empresas. Entender o que significa e executar da melhor forma é um desafio que ninguém pode se dar ao luxo de ficar de fora.

Veja porque os melhores gestores do mundo estão buscando práticas de EX para se adequar à nova realidade e ao futuro!

O QUE É EMPLOYEE EXPERIENCE?

Basicamente, Employee Experience é traduzido como “experiência do colaborador”. Isso significa que, todas as interações que ele tem com a empresa, desde o momento da contratação, até seu desligamento, contam para estabelecer se há um saldo otimista ou não.

Faz parte da gestão de pessoas e, ao contrário do que muitos pensam, não é função exclusiva da área de Recursos Humanos.

Certamente, você já trabalhou em organizações que lhe criaram memórias positivas e outras, nem tanto. O ser humano tende a reter impressões que lhe mais causaram impacto, então provavelmente situações neutras serão postas de lado, enquanto as muito boas ou muito negativas seguirão gravadas.

Criar um bom ambiente de trabalho, com condições que favoreçam não só o bem estar diário dos funcionários, como seu desenvolvimento, é algo cada vez mais determinante para um futuro próspero.

Mas por que uma empresa deveria se preocupar (tanto) com isso? Simplesmente, pelo fato de que funcionários felizes são mais produtivos e transformam o negócio em todos os aspectos.

Confira como o Employee Experience influencia (e muito!) o sucesso corporativo:

OS BENEFÍCIOS DO EX

Os ganhos em pensar na experiência do colaborador são diversos. Veja alguns motivos para investir de forma contundente em EX:

 

  • Melhora nas relações interpessoais

 

 

É primordial que a comunicação e a transparência sejam base da relação com os funcionários, que devem se sentir parte de algo maior, com propósito. É necessário ouvir, entender e alinhar as expectativas dos dois lados.

Isso faz com que haja o mínimo de ruídos possível, estabelecendo relações de confiança, abertura e respeito. Como consequência, o engajamento aumenta e o clima corporativo se torna muito mais dinâmico e favorável.

 

  • Qualidade de vida e ambiente de trabalho

 

 

Um dos principais aspectos na experiência do colaborador é garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e confortável em todos os aspectos (tanto físicos quanto psicológicos), criando um clima harmônico e de colaboração.

Desse modo, o estresse é reduzido drasticamente, o que significa automaticamente aumento de produtividade e qualidade de entregas.

 

  • Atração e retenção de talentos x aumento de competitividade

 

 

Com o cenário cada vez mais competitivo, é comum observar grande taxas de turnover nas empresas, o que cria um ambiente interno e externo ruim.

Se sua equipe conseguir criar um ambiente promissor para os talentos contratados, eles ficarão por mais tempo (com expertise no seu negócio) e, assim, você terá os melhores recursos do mercado trabalhando com você.

 

  • Comprometimento e produtividade

 

 

Ao mesmo tempo que estão satisfeitos e entendem que um há um plano de desenvolvimento e crescimento para eles (eleito como o mais importante entre 46% dos entrevistados do Great Place to Work), os funcionários também se tornam mais comprometidos.

A tendência então se torna entregar o melhor, porque querem continuar trabalhando e ter reconhecimento em uma das melhores empresas do mercado. Com isso, a produtividade ganha outro nível e todos saem ganhando.

 

  • Redução de custos em RH

 

 

Com a redução de turnover e a marca empresarial fortalecida, as pessoas se manterão em seus respectivos cargos, assim como novas demonstrarão natural interesse em trabalhar na sua organização.

Dessa forma, diminui-se a necessidade em onerar a equipe de Recursos Humanos com processos seletivos intermináveis, além da economia com rescisões e treinamentos para novos funcionários.

Portanto, o RH se torna gradativamente mais estratégico, o que torna todo o ciclo muito mais sustentável.

 

  • Promoção de marca

 

 

De fato, muitas empresas querem melhorar o Employer Branding, se apresentando aos clientes de forma sólida e encantadora. No entanto, isso só é possível se os colaboradores transmitirem ao mercado que elas realmente seguem o belo discurso que expõe.

Uma vez que seus funcionários estejam satisfeitos, eles serão os próprios embaixadores da sua marca e farão com que mais pessoas queiram consumir, se relacionar e conforme citamos anteriormente, fazer parte do time.

 

  • Melhora na experiência de consumidor

 

 

A famosa frase de Richard Branson, CEO da Virgin Group, diz: “Os clientes não vêm primeiro. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar bem dos seus funcionários, eles cuidarão bem dos clientes”.

Perfeito em sua colocação, Branson mostra que muita da preocupação com Consumer Experience (CX) será substituída pela atenção individualizada de cada funcionário. Isso feito, a operação com o cliente tende a ser a mais satisfatória.

COMO INVESTIR EM EMPLOYEE EXPERIENCE?

De acordo com monitoramento da Josh Bersin Academy, o mercado de EX recebeu recente  investimento de mais de US$ 300 bilhões – envolvendo treinamento, desenvolvimento, tecnologia e comunicação na relação B2E.

Embora esse montante possa ser animador, a realidade aqui no Brasil pode ser um pouco difente. Segundo pesquisa da Social Base de 2019, apenas 13,4% das empresas pesquisadas afirmou que iria investir em Employee Experience em 2020, enquanto 49,1% fariam isso somente de forma pontual.

Ainda que no último ano as transformações digitais e as relações de trabalho tenham sofrido uma mudança drástica e acelerada, é possível observar a mentalidade em relação ao tema.

Mesmo quem investe na área não está fazendo da melhor forma. É o que afirma o experiente CEO da SGEi, Shane Green (com 10 anos de experiência em EX) em entrevista à Forbes: ele diz que muitas empresas não abordam o tema de forma estratégica.

Portanto, se atente aos seguintes pontos para implementar hoje mesmo em Employee Experience:

 

  • Entenda todo o processo de jornada

 

 

Desde o processo de contratação, até o treinamento e engajamento dos colaboradores. Isto é necessário para identificar gaps, turnovers e frustrações a serem corrigidas.

 

  • Atenção ao que os funcionários precisam e desejam

 

 

A diferença entre o líder e o chefe é que o primeiro incentiva e inspira a equipe. Compreender as potencialidades de cada um, bem como suas expectativas e queixas é o segredo para criar junto ao RH estratégias de desenvolvimento e retorno.

 

  • Estabeleça diálogo

 

 

Primeiramente, reserve algum tempo e dedicação para explicar quais são os pilares da companhia e descrever com clareza as atribuições e papel de todos os integrantes da equipe. Pode parecer banal, mas a prática de “deixar subentendido” é muito mais comum do que gostaríamos de admitir.

Periodicamente, faça e peça feedbacks de seus funcionários, entendendo ao longo do processo onde houve falhas e como cada pessoa da equipe pode melhorar. Pessoas gostam de ser ouvidas e valorizadas, então estabeleça relações baseadas não só com foco em resultados, mas também em emoções e reciprocidade.

 

  • Desenvolva o potencial de cada um

 

 

Criar oportunidades palpáveis, de acordo com os skills, faz com que o estímulo que comentamos acima só cresça. Procure pelas individualidades, elas são valiosas para a diversidade e crescimento de cada setor.

 

  • Invista em soluções estratégicas

 

 

Ao mesmo tempo que listamos a importância de investir em Employee Experience, sabemos que nem sempre é fácil colocar em prática no dia a dia.

Logo, investir em soluções de gestão empresarial pode ser decisivo para ter foco no que realmente importa.

Um módulo de Recursos Humanos fará com que todas as informações dos funcionários se tornem muito mais acessíveis e simples, economizando tempo e recursos valiosos. Além do mais, melhora a experiência do colaborador, que pode ter acesso a todas as informações a um clique.

Ainda, com um SAP integrado com todas as áreas, não só os gestores passam ter a visão ampla da operação, como os colaboradores têm acesso a informações e recursos com muito mais agilidade e menos processos.

Esse investimento se torna não só um alívio geral, como também facilita muito o trabalho de todos: então, mais um investimento em EX.

Conforme pesquisa da IBM publicada em 2018, empresas com investimento na área incorporam o triplo de retorno sobre ativos (ROA) e o dobro de retorno sobre as vendas (margem líquida).

Conseguimos lhe convencer de que vale a pena olhar por quem se empenha pelo crescimento diário da sua companhia?

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