Como você avalia a gestão fiscal da sua empresa? Apesar de ser uma obrigatoriedade para todas as pessoas jurídicas brasileiras, muitas organizações não possuem clareza sobre os processos de recolhimento de tributos e observação das obrigações acessórias. Entretanto, as falhas na gestão fiscal podem ter consequências negativas.

O Brasil é um país com uma grande complexidade tributária, certo? Isso quer dizer que as empresas estão obrigadas a pagar uma elevada carga de impostos e precisam cumprir dezenas de obrigações acessórias. Sem uma gestão fiscal eficiente, torna-se difícil seguir todas as normas legais sem complicações.

Para atuar em conformidade com a legislação vigente, é cada vez mais comum o uso de ferramentas digitais que permitem a automação de atividades fiscais, tributárias e contábeis. O SOFICOM é uma solução fiscal certificada pela SAP que atua seguindo seis pilares de governança fiscal para garantir os melhores resultados.

Quer entender como os pilares do SOFICOM ajudam a otimizar a sua gestão fiscal? Então acompanhe este artigo e posteriormentesolicite uma cotação.

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA FISCAL

Governança fiscal é um termo que se refere ao conjunto de procedimentos organizados com o propósito de controlar, monitorar e revisar os procedimentos tributários. O objetivo dessa medida é diminuir os riscos fiscais e gerar mais confiabilidade em relação aos relatórios e demonstrações financeiras.

Na prática, a governança fiscal ocorre por meio da implantação de estratégias e processos para acompanhar todos os procedimentos relacionados às questões contábeis e fiscais. Essa preocupação vale para todas as rotinas envolvidas na gestão fiscal: recolhimento de tributos, cumprimento de prazos na entrega de obrigações fiscais e acessórias, emissão de notas fiscais, elaboração de demonstrações contábeis e fiscais, entre outras.

Para conseguir aplicar uma governança fiscal eficiente é fundamental reconhecer que estamos falando de uma rotina que requer atualização constante. É preciso acompanhar as mudanças na legislação e monitorar a evolução dos resultados conquistados pela organização.

Levando isso em consideração, uma governança fiscal eficiente passa pelos seguintes pontos:

  • Organização, gestão e armazenamento de documentos fiscais;
  • Validação de obrigações e documentos fiscais;
  • Organização do fluxo de trabalho do departamento fiscal;
  • Gerenciamento da entrega de obrigações fiscais e contábeis;
  • Realização dos cálculos tributários e classificações fiscais para a emissão dos documentos.

 

Soficom

 

OS 6 PILARES DO SOFICOM

Alguns pilares são considerados pelo SOFICOM ao pensar em governança fiscal. Essas definições são obedecidas e seguidas a risca para garantir que a sua empresa possa otimizar sua gestão fiscal e cumprir todas as obrigações legais sem problemas. Veja quais são os seis pilares do SOFICOM:

1. Suporte

O centro de suporte aos clientes do SOFICOM é certificado SAP PCoE e garante as melhores práticas de suporte recomendadas pela SAP. Além disso, o time fiscal e tributário do SOFICOM é especializado e monitora diariamente a legislação para possíveis impactos tanto no SOFICOM quanto no SAP.

2. Eficiência Operacional

O SOFICOM é desenvolvido pela Cast group, que conta com uma vasta experiência e know-how fiscal/tributário.

Com base nessa experiência, o SOFICOM foi desenvolvido para aplicar as melhores práticas operacionais de mercado da área fiscal e possui ferramentas que facilitam a operacionalização e, até mesmo, a gestão de processos e pessoas envolvidas. Além disso, o SOFICOM apresenta novos conceitos de KPIs e acompanhamentos em tempo real.

3. Conformidade

Outro dos pilares do SOFICOM para otimizar a gestão fiscal é a conformidade com as exigências fiscais e contábeis. Isso é colocado em prática de duas formas:

Informações únicas e confiáveis

Desenvolvido e instalado dentro do ambiente SAP para complementar as funcionalidades standards do ERP, o SOFICOM trabalha em um ambiente único, dispensando a necessidade de interfaces e extratores entre o SAP e soluções externas. Utilizando os mesmos recursos de segurança padrões SAP, é possível gerenciar os dados e transações permitidos através dos próprios perfis de acesso.

Redução de riscos fiscais

O SOFICOM garante uma verdade única: com a rastreabilidade nativa da informação, todo o fluxo de dados segue um caminho identificável entre arquivo digital e fato gerador, dentro do mesmo ambiente SAP ERP. Devido ao fato de o SOFICOM recuperar as informações da própria base do SAP ERP, as inconsistências fiscais são corrigidas nos processos e não no arquivo digital. Dessa forma, as atividades de fechamento são executadas de forma proativa, sendo auxiliadas pelas funcionalidades da Eficiência Operacional – como calendários, relatórios e auditorias.

4. Área de cobertura

O SOFICOM disponibiliza soluções para atendimento de obrigatoriedades nas esferas federal, estadual e municipal, adequando-se à necessidade da empresa.

Toda a solução é complementar à SAP e garantida através de certificações oficiais nas plataformas ECC, HANA e TDF/ACR, além de ser a primeira certificada na plataforma TDF e selo de Co-Inovação SAP. Adote melhores práticas para cumprir e entregar obrigações, apurações e fechamentos relativos a cada obrigação, diante de diferentes regimes, alíquotas e especificidades de cada empresa e cada esfera.

Através do SOFICOM você tem a possibilidade de emitir Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas com os diferentes layouts exigidos pelos mais de 5500 municípios além do padrão ABRASF – Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais.

5. Planejamento integrado

O SOFICOM atua para reduzir problemas operacionais da área fiscal, aumentando o desempenho e a gestão para que sua empresa possa colocar em prática o planejamento tributário.

As funcionalidades da solução atuam em todo o fluxo PDCA (Plan, Do, Check, Act) visando trazer melhoria contínua para a empresa, provendo informações atualizadas para tomadas de decisão e planejamento.

6. BPO

O SOFICOM também oferece um serviço de Business Process Outsourcing (BPO), que permite a terceirização dos processos fiscais da sua organização. Nessa situação, os especialistas irão agilizar processos e garantir automação no que for possível, minimizando riscos e inconformidades.

Ou seja, a Cast group executa os serviços fiscais que a sua equipe fiscal não pode realizar com recursos próprios, tornando o atendimento às necessidades fiscais um trabalho de excelência. Com especialistas fiscais focados nas exigências, mudanças de layout e atualizações, o BPO Fiscal da Cast group pode trazer a governança fiscal que falta à sua empresa.

COMO O SOFICOM OTIMIZA SUA GESTÃO FISCAL?

O SOFICOM é uma plataforma digital que reúne as soluções que a sua empresa precisa para otimizar sua gestão fiscal. Além de ser planejada de acordo com os seis pilares de governança fiscal que acabamos de ver, o SOFICOM funciona como uma solução modular e personalizada de acordo com a necessidade de cada empresa. Entre as funções que podem estar inclusas na plataforma, estão:

  • Gestão de materiais de / em terceiros;
  • Apuração e relatórios – englobando ICMS, IPI, ICMS ST, Impostos Retinos, PIS, COFINS, ISS e ICMS Partilha;
  • Otimizador de processos – que automatiza a movimentação de ativos e materiais integrados com a solução fiscal, contabilidade e controle de estoque;
  • Pagamentos e GNRE;
  • Auditoria;
  • Auditor online com BRF+, que faz o monitoramento e controle de inconformidades no ambiente SAP ERP;
  • FCI (Ficha de Conteúdo de Importação);
  • Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica;
  • Controle dos créditos de ativos imobilizados (CIAP);
  • Cobertura total às obrigações federais, estaduais e municipais;
  • Upgrade TDF.

Fale com nossos especialistas!

Fale com nossos especialistas!

Leave a Reply