ERP é a base da transformação digital do seu negócio - Cast group
BLOG
Gestão Empresarial

ERP é a base da transformação digital do seu negócio

29 de julho de 2019

A tecnologia já mudou consideravelmente a forma como todas as pessoas conduzem suas próprias vidas, direta ou indiretamente. Isso inclui desde aspectos comuns do dia a dia até o modo como as empresas são gerenciadas. Entre essas mudanças estão dois temas bastante comentados hoje em dia: ERP e transformação digital.

Provavelmente você já conhece bem estes dois termos, mas a relação entre eles nem sempre fica clara. Em meio a todas as mudanças causadas pela transformação digital, as empresas precisam se adaptar para acompanhar as novas tendências. Para isso, é fundamental encontrar as soluções tecnológicas ideais para acompanhá-las nesse movimento. E é exatamente neste ponto que o ERP se insere.

Para entender mais esta relação, vamos contextualizar à você, continue a leitura e entenda a correta relação entre os temas.

O que é transformação digital nos negócios?

A transformação digital, como o nome sugere, é uma transformação abrangente das atividades de negócios causada pela evolução da tecnologia. Do ponto de vista das empresas, é importante identificar as novas tecnologias digitais que estão afetando o mercado, bem como levar em conta o impacto dessas tecnologias sobre os consumidores.

Um ótimo exemplo de adaptação à transformação digital é a Netflix. Esse serviço de streaming usa a tecnologia para vender o acesso a filmes e séries para os usuários. Trata-se de um serviço que já era realizado pelas locadoras de filmes, mas que foi transformado completamente com a incorporação da tecnologia.

A maioria das práticas de negócios tradicionais não faz mais tanto sentido no mundo digitalizado. Tudo é muito mais dinâmico, com maiores recompensas pelo risco e existem mais informações disponíveis para tomar decisões bem-sucedidas. Por isso, uma transformação digital vai além de usar essas ferramentas no dia a dia, representa uma mudança na forma como um negócio é estruturado e projetado para se adequar à nova realidade.

Qual é o papel do ERP na transformação digital?

Abreviação de Enterprise Resource Planning, o ERP é uma ferramenta fundamental nas organizações. O sistema contribui para a melhor gestão dos recursos da empresa, diminuindo gastos desnecessários e acompanhando seu desempenho. Não se trata apenas de monitorar as finanças, mas todo o capital humano e até social do negócio.

Ou seja, trata-se de uma solução digital de gestão empresarial capaz de integrar as diversas áreas de uma empresa – automatizando processos e analisando informações em tempo real.

Mas qual seria a relação entre o ERP e a transformação digital? A primeira conclusão é que, para se adaptar a uma nova realidade, o negócio também precisa adquirir as tecnologias de ferramentas. Por conta da abrangência dessa solução digital, o ERP é a principal dessas ferramentas.

Veja quais são as contribuições do ERP que colocam essa ferramenta como a base da transformação digital do seu negócio:

Integração com outras tecnologias

A conexão entre o ERP e a transformação digital ocorre principalmente por meio da integração com outras ferramentas. No mundo de hoje, toda a informação pode e deve estar conectada. Afinal, esses dados que melhoram a capacidade analítica de um negócio.

Portanto, integrar seu ERP a outras ferramenta de inovação – que vão de IoT, inteligência artificial até CRM e afins – de forma nativa, é a melhor maneira de se manter competitivo e atualizado.

Mobilidade e praticidade de acesso

Uma das características marcantes da transformação digital é a conexão constante e fácil, especialmente por conta da navegação móvel. Usar um navegador ou aplicativo móvel para acessar esses sistemas de qualquer lugar é um recurso cada vez mais comum, pois contribui para a flexibilidade de vários negócios.

Até alguns anos atrás, era necessário estar presencialmente na empresa para ter acesso às informações necessárias para a tomada de decisão. Com um ERP que possui armazenamento na nuvem é possível acessar dados atualizados em tempo real através de qualquer dispositivo móvel a qualquer momento.

Evolução constante

Durante muito tempo, os fornecedores de ERP estavam satisfeitos com o que tinham e não tinham motivos para melhorar. Mas isso mudou com a transformação digital.

As tendências criadas por ela revelaram a necessidade de abranger várias tecnologias em uma única ferramenta, fazendo com que as ferramentas de ERP evoluíssem para suprir as necessidades das empresas. Assim, as melhores ferramentas de ERP possuem recursos cada vez mais completos que facilitam na evolução constante de inúmeros processos internos, fornecendo upgrades contínuos com base nas melhores práticas de mercado.

Impulsionamento do desempenho e inovação

Antes do movimento de transformação digital era muito difícil para empresas em desenvolvimento competir com as gigantes do mercado. Porém, agora as soluções de ERP baseadas na nuvem podem ser exploradas para entregar desempenho a curto prazo e inovação e crescimento a longo prazo – oferecendo vários benefícios:

  • Decisões de negócio impulsionadas por dados capazes de causar impacto;
  • Alinhamento dos processos internos para atender melhor as necessidades do cliente;
  • Monitoramento dos KPIs financeiros para impulsionar o crescimento da lucratividade;
  • Simplificação da expansão a novos mercados.

Estrutura flexível para a transformação digital

Com o uso de um ERP, empresas em crescimento podem optar por incrementar os recursos utilizados conforme a evolução dos resultados, evitando disrupções. Um ERP robusto oferece uma estrutura eficaz para:

  • Implementar um software de ERP com facilidade, permitindo adicionar novos módulos de acordo com a necessidade;
  • Acrescentar novas capacidades de negócio, como RH e CRM;
  • Aproveitar tecnologias emergentes como inteligência artificial e machine learning.

Escalabilidade e crescimento

Talvez uma das maneiras mais importantes pelas quais o ERP possa impactar a transformação digital seja a escalabilidade. O avanço tecnológico é exponencial hoje e novos recursos e ferramentas são introduzidos rapidamente.

Substituir uma ferramenta abrangente como o ERP é um processo complicado e pode representar custos extras para uma empresa. No entanto, se o ERP for escalonável, a necessidade de substituição é trocada pela necessidade de atualização, o que torna o crescimento muito mais fácil. Os upgrades também garantem que os recursos mais recentes sejam acessíveis a você, o que contribui para uma maior digitalização do seu negócio e consequentemente uma implementação para a escalabilidade e crescimento. Entre as vantagens desta implementação para empresas em crescimento estão:

  • Baixo custo de entrada;
  • Velocidade e facilidade de implementação;
  • Possibilidade de integração com um ambiente de TI existente;
  • Atualizações e melhorias contínuas.

Você já conhecia a importância do ERP para a transformação digital do seu negócio? O ERP SAP S/4HANA reúne todas as funcionalidades que você precisa para acompanhar as tendências do mercado e otimizar seus resultados. Conheça todos os recursos da ferramenta em nosso site.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS