ERP Inteligente e a digitalização no núcleo dos negócios
BLOG
Gestão Empresarial

ERP Inteligente e a digitalização no núcleo dos negócios

8 de outubro de 2019

A digitalização no núcleo dos negócios é uma realidade para praticamente todas as empresas contemporâneas, uma vez que o avanço tecnológico tem acontecido de forma muito rápida.

Isso tem feito com que as organizações busquem por recursos, como um ERP inteligente, para que conquistem mais resultados positivos em suas operações e uma melhor vantagem competitiva em relação às suas concorrentes.

Quer entender melhor quais são os impactos da digitalização no núcleo de negócios de uma empresa e como um ERP inteligente pode ajudar nesse sentido? 

Entenda o que é uma empresa inteligente

No passado, as empresas que mais se destacavam eram aquelas que buscavam utilizar máquinas e recursos mecânicos para reduzir custos. Isso foi o que aconteceu quando ocorreu a Revolução Industrial e muitas atividades manuais foram substituídas pelas mecânicas, por exemplo.

Atualmente, a digitalização é o que torna uma empresa inteligente e o uso de um sistema ERP inteligente, como o SAP S/4HANA. Essa solução forma o núcleo digital que capacita as empresas para integrar totalmente os processos de negócios de última geração.

Por meio de recursos como a automação digital, a inteligência artificial, machine learning e as funções preditivas, o SAP S/4HANA possibilita a integração entre diferentes funcionalidades, para que a companhia possa trabalhar de maneira inteligente.

Veja quais são os benefícios do ERP inteligente

Utilizar um ERP inteligente na empresa gera diversas vantagens, principalmente na otimização dos processos. Atividades burocráticas e que antes levavam bastante tempo para serem feitas, agora são realizadas mais rapidamente e sem tanta dependência da mão de obra humana, além de manipular dados e obter informações, em tempo real, análises e visibilidade das métricas de performance do negócio.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que o ERP inteligente proporciona no processo de digitalização dos negócios!

Automação

A inteligência artificial e as funções analíticas preditivas podem ser incorporadas ao ERP, para que os colaboradores levem menos tempo para realizar atividades táticas e mais tempo para desempenhar ações estratégicas.

A ideia é que se explorem mais os recursos humanos para pensar em melhorias para a empresa, enquanto as tarefas operacionais são desempenhadas pela inteligência artificial, de forma automatizada.

Processos de última geração

Ao utilizar um ERP inteligente, como o SAP S/4HANA, se ganha muito em agilidade nas atividades. Afinal, a SAP já conta com uma experiência de mais de 45 anos no mercado de tecnologia para negócios.

Toda essa bagagem, juntamente com estudos avançados nas mais recentes inovações no setor, fazem com que as empresas tenham uma tecnologia de ponta para o desenvolvimento das suas atividades.

UX digital

Outro benefício do ERP inteligente na digitalização da empresa é o UX digital. Com esse programa é possível obter valores e insights instantâneos, aproveitando as interfaces de usuários conversacionais.

É oferecido uma espécie de assistência digital, baseada nas preferências de cada usuário. Isso é possível graças ao UX digital, que realiza esse monitoramento e oferece soluções personalizadas.

Facilita para que a organização transforme a análise de dados em análise de insights.

Saiba como tornar a empresa inteligente pela digitalização no núcleo de negócios

Agora que você conhece alguns dos benefícios de usar um sistema para tornar uma empresa inteligente, deve estar se perguntando sobre o passo a passo para realizar isso, não é mesmo? Observe na sequência, alguns destes passos!

1º passo: conecte processos e aplicativos em várias áreas funcionais para detectar e responder mais rapidamente às necessidades do cliente e agregar valor, tendo como foco os resultados.

2º passo: automatize, antecipe e responda de maneira inteligente para fornecer serviços e produtos dentro dos prazos, dos orçamentos e conforme prometido.

3º passo: forneça um contexto financeiro em tempo real para processos multifuncionais, a fim de aumentar a visibilidade, gerenciar despesas e melhorar a lucratividade do negócio.

4º passo: proporcione mudanças nas maneiras como os funcionários trabalham, usando tecnologias inteligentes para gerar novos níveis de produtividade e eficiência.

Conheça as vantagens de ter uma empresa inteligente

As empresas inteligentes têm muita vantagem competitiva em relação às concorrentes. Além disso, outras melhorias são geradas. Observe, a seguir, alguns pontos destacados em um material desenvolvido pela SAP!

Maior eficiência nas atividades

Um estudo realizado pela Oxford Economics descobriu que 73% dos líderes financeiros concordam que a automação está melhorando a eficiência dentro de suas organizações. Eles afirmam que os recursos da digitalização estão liberando espaço para ações mais estratégicas.

Melhor ROI

As empresas que utilizam um ERP inteligente para a base da transformação digital, com análises preditivas têm um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do que as que ainda não migraram para a digitalização do ERP inteligente.

Aumento da produtividade

A IDC prevê que a adoção da automação inteligente e dos assistentes digitais fazem com que as empresas melhorem as suas atividades em até quatro vezes. Isso impacta diretamente na lucratividade do negócio.

Familiarização com a inteligência artificial

De acordo com um estudo feito pela Gartner, até o ano de 2020, as pessoas comuns terão mais conversas com chatbots em IA do que com os seus cônjuges. Isso demonstra como está havendo uma familiarização com a inteligência artificial. Logo, os clientes não demonstrarão resistência, caso a sua empresa migre para esse modelo de atendimento.

A ideia de que uma empresa inteligente é algo pertencente ao futuro já está ultrapassada! Vivemos em uma era em que a transformação digital já é uma realidade e as companhias devem se adaptar a ela, caso não queiram ser ultrapassadas pelas suas concorrentes.

Por isso, investir em um ERP inteligente para garantir a digitalização no núcleo dos negócios é tão relevante. Somente assim se conseguirá ter resultados positivos nesse novo universo que estamos vivenciando.

Para continuar se informando sobre esse tema tão relevante, acesse agora a nossa página que traz mais informações sobre o SAP S/4HANA, a geração do ERP SAP para negócios inteligentes.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS