ERP para simplificar processos nas empresas de bens de consumo - Cast group
BLOG
Gestão Empresarial

ERP para simplificar processos nas empresas de bens de consumo

21 de agosto de 2019

A utilização de um bom ERP pode simplificar processos nas empresas de bens de consumo ao trazer consigo além dos benefícios da transformação digital, a automatização de tarefas burocráticas e administrativas. Esta aplicação pode melhorar a produtividade como um todo, principalmente num cenário tão desafiador quanto o deste segmento.

As empresas de bens de consumo incluem mercados que vão desde eletrodomésticos e computadores pessoais até o setor de alimentos e bebidas, mostrando um cenário bastante diversificado e com altos níveis de complexidade. Isto pode impactar em desafios diários para lidar com a priorização de investimentos e ganhos de performance, sendo um ERP a ferramenta essencial para simplificar os processos nestas empresas e impactar diretamente na sua eficiência.

As empresas de bens de consumo e os desafios frente a transformação digital

Uma empresa de bens de consumo tem de lidar com diversos cenários desafiadores ao seu crescimento e a permanência no mercado, tais como o baixo crescimento, redução das margens de lucro e até a transformação no modelo de negócios. Todos estes desafios são inerentes a qualquer setor da produção de bens de consumo e vão de frente com a necessidade de inovação dos seus produtos e serviços.

A transformação digital neste setor impacta diretamente na construção de um cenário benéfico e no crescimento contínuo numa economia digital. Uma empresa de bens de consumo precisa saber analisar o que o seu cliente deseja de forma distinta, tendo uma atenção especial na etapa da jornada do cliente e sempre se preocupando com o posicionamento deste cliente frente o seu produto ou serviço.

Outro ponto importante que a transformação digital auxilia é na visualização do processo de produção como um todo e manter sempre o cliente no centro de toda a operação. Um gestor da empresa pode e deve ter uma visualização de cada etapa do processo separadamente, o que não exclui a importância da visão global de todo o processo.

Um bom ERP alinhado a transformação digital do segmento

O cenário do país está mudando, permitindo que novas prioridades surjam para as empresas como a utilização de sistemas de produção enxuta e a aplicação dos conceitos da indústria 4.0. A melhora da estratégia de produção vem também com a adoção de um bom sistema ERP, essencial neste tipo de setor e determinante para tornar a organização ainda mais inteligente, com a base para a transformação digital.

Neste sentido, ter uma boa ferramenta de ERP é uma das melhores formas de obter esse tipo de visualização da linha de produção além de alinhar as informações. Ter um ERP também pode impactar positivamente no processamento e análise destes dados em tempo real, promovendo uma cultura de geração de insights com base nestes dados.

Aplicação de um ERP nas indústrias de bens de consumo

Considerando o atual cenário industrial brasileiro e o nível de complexidade, as empresas de bens de consumo são um ótimo cenário onde a aplicação de um ERP qualificado se torna o core digital para alavancar a gestão das organizações. A otimização dos recursos da empresa é um dos pilares fundamentais que pode mudar a sua posição frente aos concorrentes, alinhado a um ambiente de transformação digital para promover mais inteligência e inovação aos produtos e serviços.

As empresas de bens de consumo precisam ter a capacidade de explorar e analisar cada etapa da trajetória do cliente de forma clara e objetiva, deve ainda conseguir visualizar os processos internos com um todo, passando pelo comercial, suprimentos, estoques, produção, qualidade, logística e finanças, de forma alinhada e gerado rapidamente. O ERP vem para alavancar a gestão empresarial e promover o acesso de forma simplificada aos diferentes processos destas áreas, fornecendo informações importantes tanto para a área operacional quanto a área gerencial.

Estas empresas estão investindo em ferramentas de ERP inteligentes que alinham muito mais do que apenas a integração dos dados, possuindo recursos de aprendizado automático e geração de insights de forma autônoma. Com isso, o aumento da precisão de processos e a redução do consumo de matéria prima pode impactar diretamente na qualidade dos produtos e benefícios e nos números empresariais.

A simplificação de processos ao se aplicar um bom ERP

Um bom sistema de ERP pode reduzir os custos de fabricação, reduzir os níveis de estoque e até reduzir os prazos de entrega, tudo isto com a promoção da integração dos dados alinhado com uma solução inteligente de gestão empresarial. A troca de informações em toda a cadeia de produção pode impactar numa simplificação na gestão de recursos.

A utilização intensiva dos dados e das aplicações modernas com a internet das coisas podem fazer do ERP ainda mais inteligente, promovendo um controle de estoque eficiente e que esteja integrado com as aplicações da empresa. Outro ponto importante é a capacidade analítica através da utilização da Inteligência Artificial e do aprendizado de máquina, permitindo uma melhor detecção de mudanças no cenário econômico e nas tendências e ciclos de mercado, facilitando como um todo a tomada de decisão.

Além disso, ao se aplicar um bom ERP para o core digital dos negócios, tem-se a capacidade de aplicar também uma digitalização nas vendas, promovendo uma melhor produtividade e um menor custo de produção. O monitoramento de toda a cadeia de produção passa então pela otimização do planejamento da aquisição da matéria prima, precisão e agilidade na produção dos produtos de consumo e finalmente ao cumprimento dos acordos de nível de serviço com o seu cliente.

O ERP inteligente Cast CPG Enterprise

Alinhado as principais necessidades do segmento e com intuito se alavancar a gestão empresarial dos negócios, o Cast CPG Enterprise é uma solução inteligente que veio para atender a indústria de bens de consumo brasileira incluindo um pacote de melhores práticas do mercado, que entrega o máximo do SAP S/4HANA com a camada própria e exclusiva que este setor necessita, entregando muito mais capacidade e personalização ao sistema.

Outro ponto importante é o seu conjunto de aceleradores para as áreas de logística e manufatura, vendas e financeiro, que fornecem ganhos como 10% em redução nos custos de fabricação, 30% de redução nos níveis de estoque e ainda 15% de redução nos prazos de entregas.

Estes aceleradores são compostos por capacidades de monitoramento e automatização dos dados da produção, cálculos de forma automatizada para o pagamento de comissões e passa ainda pelo financeiro em call center e aprovação de crédito. As visões financeiras em tempo real, as análises de estoque e necessidades de suprimentos de forma instantâneas e o acesso de forma simples as informações operacionais são alguns dos benefícios que a solução Cast CPG Enterprise promove.

Saiba mais!

Uma boa ferramenta de ERP pode simplificar os processos nas empresas de bens de consumo, agregando muito mais valor ao produto e a linha de produção como um todo. O acesso a informação de forma rápida e fácil são alguns dos pontos importantes deste tipo de solução e o Cast CPG Enterprise é a solução ideal, assista o vídeo e saiba mais. E caso tenha interesse para seu negócio, clique aqui para fazer uma cotação ou solicitar uma demonstração.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS