O ERP como ponte para a jornada rumo à Transformação Digital
BLOG
Gestão Empresarial

O ERP como ponte para a jornada rumo à Transformação Digital

27 de maio de 2020

A transformação digital é uma mudança fundamental na maneira como uma organização agrega valor aos seus clientes e o ERP tem um papel importante nessa jornada. Isso se justifica porque os softwares de gestão contribuem para mudanças nos processos das empresas, que passam a ser digitalizados.

Por se tratar de algo novo, nem sempre é fácil compreender a transformação digital e a jornada que deve ser cumprida com o uso de um ERP. Essa é uma realidade comum, principalmente nas empresas mais tradicionais, que já têm anos de mercado e são pouco adeptas às mudanças.

Para ajudá-lo na compreensão dessa nova realidade e da forma como os ERPs podem ser úteis para as companhias, desenvolvemos este artigo. É só continuar a leitura e obter todas as informações!

Entendendo o conceito de transformação digital

A transformação digital marca uma nova maneira de pensar nas empresas. É algo que vai muito além de simplesmente inserir o uso de novas tecnologias na organização. Afinal, de nada adianta ter ferramentas sofisticadas e não tirar o máximo de proveito delas.

O ato de se transformar digitalmente está muito mais ligado às mudanças culturais do que o uso de novos recursos. Isso se justifica porque a transformação digital nunca acaba! Se trata de um processo cíclico, que se renova com o passar do tempo.

As novas tecnologias surgem a todo instante e é preciso que as companhias sempre busquem se adaptar a elas, para não se tornarem obsoletas e serem ultrapassadas no mercado. Exemplo disso é o uso do SAP S/4HANA, a mais recente versão dos produtos SAP, que está fazendo com que muitas empresas façam migrações.

É preciso compreender que não se pode “parar no tempo”! Deve-se estar sempre atento às modificações do mercado e ao surgimento de novas ferramentas. Também é necessário que os gestores estejam atentos aos seus colaboradores, que precisam ser pessoas de mente aberta, prontas para desenvolver mudanças em seus comportamentos e estratégias.

Uma pessoa que pensa que tal atividade precisa continuar sendo feita de forma manual, porque sempre deu certo assim, por exemplo, não pode ter vez nas empresas modernas. Deve-se ter a mente aberta para o novo e estar sempre disposto a se reinventar, a buscar novas soluções, mais certeiras e práticas para a execução das tarefas.

O papel do ERP para a digitalização das empresas

Para que a transformação digital ocorra, de fato, conforme explicamos, é preciso uma mudança no mindset de todos os colaboradores da companhia. No entanto, o ERP tem um papel muito importante para que isso aconteça.

Os sistemas de gestão são verdadeiras pontes para a jornada via transformação digital. Isso porque um ERP, como o SAP, tem módulos para digitalizar praticamente todas as áreas da empresa, como o setor financeiro, a área de compras, o gerenciamento de estoque etc.

Logo, os colaboradores começam a abandonar o papel e as planilhas do Excel, recursos que já são ultrapassados, para utilizar softwares modernos, que agilizam as atividades. Assim, as atividades deixam de ser burocráticas, é deixado de lado o trabalho “braçal” e o foco passa a ser nas ações estratégicas.

O ERP promove a transformação digital na companhia, permitindo que ela melhore os seus processos, por meio da adoção de novas tecnologias e recursos. Isso resulta na descoberta de novos caminhos que podem ser seguidos.

Ao fazer o controle de estoque no papel, por exemplo, fica praticamente impossível de manter registrado tudo o que há armazenado na empresa. Com o uso de novas tecnologias, tudo se modifica! É possível que se saiba exatamente quando um produto deu entrada no armazém e o uso de técnicas como a PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) pode ser utilizada.

Assim, se evita que a empresa perca dinheiro com produtos vencendo antes de serem usados, por exemplo.

A importância da transformação digital para os negócios e a relação com o ERP

Não existe prova mais concreta da necessidade das empresas se transformarem do que a recente pandemia do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Para evitar que a disseminação do vírus fosse ainda maior, os governos municipais e estaduais criaram decretos, para que a maioria das companhias fechasse as portas por período indeterminado.

O coronavírus trouxe uma crise sem precedentes na história para muitas empresas, porém, aquelas que já têm um pensamento voltando para a tecnologia e entendem a transformação digital, não foram tão prejudicadas.

O ERP teve um papel imprescindível nesse momento! Como os dados são armazenados em nuvem, podem ser acessados de qualquer local. De tal maneira, ficou muito mais fácil de os colaboradores trabalharem em home office e manterem as atividades, mesmo sem poder ir até à sede da empresa.

Isso mostra que as empresas que já são adeptas à transformação digital e que utilizam ERPs, conseguiram se sobressair na crise e seguem firmes e fortes, sem ter se abalado tanto por conta do novo cenário que se instaurou. O mesmo não acontece com as companhias que ainda fazem todas as suas atividades na ponta do lápis.

O investimento em ERP é muito importante para a empresa se manter sempre ativa e também se adaptar às novas formas de trabalho. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mesmo quando a crise do coronavírus passar, o home office continuará sendo praticado por muitas empresas, representando um crescimento de 30% na modalidade. Para que isso se efetive, o uso de ERP é fundamental.

Compreendido sobre como o ERP é uma ponte para a transformação digital? Não restam dúvidas de que fazer esse investimento é realmente necessário para manter-se vivo e ativo no mercado, não é mesmo?

Continue se informando em nosso artigo que apresenta 4 tecnologias para gerenciar o Home Office no isolamento social.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS